O isolamento das paredes tornou-se obrigatório nas residências dos EUA em 1965. Os códigos mudam e são atualizados à medida que novas informações e produtos são disponibilizados. Antes disso, os construtores isolavam conforme necessário ou cobravam extra por isso. Noventa por cento das casas nos EUA continuam hoje com isolamento insuficiente.
Isolamento Antigo
Muitas civilizações conheciam e apreciavam o valor do isolamento dos seus ambientes de vida.
Egípcios. Construído com tijolos grossos e pesados. Fresco durante o dia. Quente à noite. Gregos. Usado amianto e aberturas de ar nas paredes para resistir ao calor. Romanos. Canos de água embrulhados em cortiça para evitar perda ou ganho de calor. Viquingues. Lama aplicada para selar fissuras e juntas em estruturas de madeira. Europeus. Tapeçarias penduradas para impedir correntes de ar.
Isolamento ainda encontrado em casas
As casas construídas nos anos 1800 e 1900 eram frequentemente isoladas com tudo o que estava disponível. Serragem e aparas misturadas com bórax. Crina de cavalo, jornais e trapos enfiados nos caixilhos das janelas. A maioria dos vazios nas paredes permaneceu vazia.
O isolamento feito sob medida tornou-se disponível no final do século XIX. Desde então, mais opções e invenções têm aparecido regularmente.
Lã mineral
O isolamento de lã mineral recebeu uma patente em 1880. É feito de rocha vulcânica e escória de ferro. A lã mineral ainda é popular hoje por seu valor R relativamente alto e capacidade de isolamento acústico. Muitas vezes era embrulhado em papel kraft para reduzir o contato com a poeira e a pele. Em seguida, pregado nos pregos.
Amianto
O isolamento de amianto é um dos produtos mais populares já utilizados devido às suas qualidades isolantes e resistentes ao fogo. Em 1980, foi declarado um perigo para a saúde e proibido. Após 100 anos de uso, aproximadamente 50% das residências nos EUA ainda contêm amianto.
Madeira Isolante
A madeira isolante foi desenvolvida em 1923 e promovida por fornecer mais valor de isolamento do que a madeira normal. Combinação de produtos de madeira e outras fibras naturais, foi utilizado como revestimento e eventualmente para acabamento de interiores. Nunca foi usado para preencher cavidades nas paredes.
Cortiça
A cortiça tem sido utilizada como isolamento desde a época romana. Também é um ótimo supressor de som. Originalmente destinado a substituir o acabamento interno de ripas e gesso, ainda é usado em pisos e paredes – não para preencher cavidades de vigas.
Vermiculita
A vermiculita foi usada como isolamento de sótão e paredes de 1951 a 1970. Até que foi descoberto que estava contaminado com amianto. Não é mais usado como isolamento nos EUA e no Canadá, mas é certificado como seguro para uso em outros países. Cerca de um milhão de residências na América do Norte ainda contêm vermiculita.
Isolamento reflexivo
O isolamento reflexivo foi introduzido em 1961. Ele laminava papel alumínio em papel kraft para refletir o calor para longe da casa – especialmente dos telhados. O isolamento reflexivo ainda é usado hoje – sem o papel kraft.
Isolamento de espuma de uréia formaldeído (UFFI)
No final da década de 1970, o isolamento de espuma de ureia formaldeído foi usado em centenas de milhares de lares na América do Norte. Em 1982, foi classificado como “cancerígeno humano conhecido” devido à emissão de gases de formaldeído. Também encolheu – reduzindo seu valor de isolamento. O UFFI ainda é usado hoje para algumas aplicações.
Fibra de vidro
A fibra de vidro foi criada por acidente em 1932. Ela é encontrada em milhões de casas em todo o mundo. Ainda é o isolamento mais utilizado devido ao custo e disponibilidade. A fibra de vidro mais antiga causa muita coceira e as fibras se espalham facilmente pelo ar, criando problemas de saúde.
Celulose
A casa de Thomas Jefferson foi isolada com uma forma de celulose em 1772. O isolamento de celulose era popular na década de 1970. A demanda diminuiu devido às preocupações com incêndios, mas voltou com a adição de ácido bórico e retardante de pragas.
Preocupações com a saúde do isolamento antigo
Conforme observado acima, muitos isolamentos mais antigos causam problemas de saúde. A maior parte do isolamento antigo é benigno até ser perturbado. Ao renovar uma casa, identifique qualquer isolamento exposto e trate-o de forma adequada. Algumas jurisdições exigem remoção e descarte profissional.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook