Por definição, a arte com cordas é o produto do uso de barbante, lã ou arame para criar desenhos geométricos ou representacionais, amarrando o meio entre os pontos. Existem muitas variações de arte com cordas, incluindo a mostrada neste tutorial – o meio sendo amarrado para criar o design negativo ou inverso. O processo não é difícil; na verdade, pode ser um tanto terapêutico. Mas o resultado final é um design de string art personalizado que você vai adorar. (Se você é fã de string art, confira outro tutorial de string art que envolve mapas.)
Nível DIY: Iniciante
Materiais necessários:
Madeira cortada no tamanho certo (o exemplo usa um pedaço de madeira compensada de 12”x12”, lixado e manchado) Pregos (o exemplo usa pregos de calibre 17 de 1”) Corda (o exemplo usa linha de crochê branca) Martelo, papel pardo cortado no tamanho da madeira e lápis
Decida qual desenho ou imagem você deseja que sua arte com cordas represente. Encontrei a foto de uma sequoia com uma silhueta que gostei e resolvi usá-la como guia. Esboce a silhueta em seu papel.
Alinhe o papel no pedaço de madeira. Martele alguns pregos para segurar o papel no lugar.
(Antes de anexar seu esboço à madeira, preste atenção à fibra da madeira se ela desempenha algum papel no design da sua arte de cordas. Por exemplo, para esta sequóia, eu queria que a fibra da madeira fluísse verticalmente e então anexei meu esboço de acordo.)
Siga sua silhueta esboçada para martelar pregos a cada 1/2 ″. Dependendo da complexidade do seu desenho, pode ser necessário fazer modificações – talvez você não consiga capturar todos os detalhes desenhados, mas faça o melhor que puder. Achei útil visualizar onde a corda real iria enquanto eu martelava, para obter uma silhueta que permanecesse fiel ao meu conceito, se não ao esboço real.
Quando terminei minha árvore, o resultado do prego no esboço ficou assim. Se você olhar de perto, verá muitos lugares onde tive que me desviar do esboço para fazer a arte das cordas funcionar com os pregos.
Agora martele os pregos uniformemente ao redor do perímetro da placa, a cerca de 1/4 ″ -1/2 ”da borda. Use o martelo para endireitar suavemente a linha formada pelas cabeças dos pregos, se necessário.
Sua arte com cordas pode ser parecida com isto neste momento. Você pode optar por remover seu esboço em papel agora ou não. Como as unhas ficaram um pouco confusas, optei por deixar o papel por um tempo.
Faça um pequeno laço na ponta do barbante e escolha um prego obscuro para prendê-lo.
Prenda o laço no prego de sua escolha.
Aperte o laço e faça outro laço para apertar o nó ao redor da unha.
Puxe o nó pequeno e apertado.
Apare a ponta do barbante perto do prego. Você está pronto para ir.
Comece a amarrar o barbante em direção aos pregos ao longo da borda externa.
Faça com que o barbante em torno de cada prego do seu desenho se encontre com muitos outros pregos. A ideia ao criar um design de string art inverso ou negativo é preencher o espaço ao seu redor com barbante – palavra-chave: PREENCHA o espaço. Isso é conseguido com muitos fios correndo em uma variedade de direções, ângulos e comprimentos para formar uma aparência semi-sólida.
Pode ser útil enquadrar a silhueta tecendo o barbante em volta das unhas enquanto você cria as linhas angulares do barbante.
Isto é eficaz num caso como esta árvore, onde os pregos não têm uma forma definitiva à primeira vista; isso ajudará a evitar que você passe pelos buracos dos pregos que devem ser mantidos abertos.
É divertido, certo? Mantenha uma variedade de comprimentos e ângulos.
Se você optou por manter seu papel de desenho intacto, agora é um bom momento para arrancá-lo, quando ainda puder acessá-lo com relativa facilidade. Rasgue-o e use os dedos ou uma pinça para retirar os pedaços. Tome cuidado para não puxar ou esticar a corda.
Se o seu design de string art estiver descentralizado, como esta sequóia, você vai querer ter certeza de que a sensação do preenchimento do barbante é igual em ambos os lados. Em outras palavras, você não quer que um lado do seu design pareça muito cheio e o outro lado pareça pegajoso e fraco. Ao amarrar sua peça, fique de olho em ambos os lados para mantê-los uniformes.
Outra dica é verificar os pregos perimetrais. O ideal é que os fios se espalhem de cada prego. Se um prego tiver um grande espaço em um lado, isso significa que sua arte em cordas está faltando esse ângulo.
Manobre sua corda para que você possa preencher esse ângulo. Faça isso em todas as unhas onde notar um espaço em branco.
Dê um passo para trás. Preencha os espaços conforme necessário. Quando a arte do barbante tiver um preenchimento uniforme em todo o desenho e preenchimento suficiente para destacar o desenho negativo, você estará pronto para amarrar o barbante.
Puxe o barbante bem esticado (mas não muito apertado) em direção ao prego onde você vai terminar o barbante.
Repita as etapas do nó de laço que você usou para começar a formar sua arte com cordas. Dei três nós neste prego final, para garantir.
Apare o barbante bem rente ao prego OU corte-o um pouco mais e use uma pinça para “escondê-lo” em uma massa próxima de barbantes.
Você fez seu trabalho perfeitamente se não consegue nem dizer onde está o fim da corda.
Adicione um acessório para pendurar fotos, se desejar, e pendure sua obra-prima de arte com cordas sozinha ou adicione-a à parede da sua galeria.
Realmente é uma peça linda. Adoro como a sensação orgânica da coisa combina perfeitamente com a imagem da sequóia.
E adoro como o grão da madeira também realça a árvore negativa da arte das cordas. Eu amo muito tudo isso.
Peças negativas são inerentemente inesperadas e, portanto, um ótimo complemento para qualquer parede de galeria. Uma silhueta de rosto, uma inicial, um pedaço de fruta, um animal… as possibilidades são realmente ilimitadas.
Esperamos que você goste de sua nova peça de arte com cordas DIY! É um projeto divertido de criar e o resultado artístico final é muito satisfatório.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook