Plantas invasoras arruínam a beleza do seu quintal, dão trabalho extra e custam dinheiro para serem eliminadas. Alguns – como os dentes-de-leão – aparecem como voluntários. Outros – como o espinheiro – são plantados pelos proprietários por causa de sua aparência e podem ocupar o quintal. Algumas – como a hera inglesa – são tóxicas para humanos e animais de estimação.
Aqui estão alguns dos piores criminosos – e como se livrar deles.
Dentes de leão
Os dentes-de-leão não são considerados invasores nos EUA porque algumas espécies são nativas. Outros vêm da Europa e da Ásia. É designada como erva daninha.
A raiz principal longa dificulta a remoção total. A raiz principal pode crescer até um metro de comprimento. Qualquer parte da raiz que permanecer no solo irá brotar novamente. As cabeças fofas das sementes são facilmente espalhadas pelo vento ou pelos pelos dos animais. Uma única planta pode produzir até 20.000 sementes viáveis.
Desenterre as plantas quando elas aparecerem pela primeira vez. É mais fácil remover toda a raiz quando a planta é jovem e a terra está úmida. Se você não tiver certeza de que obteve todas as raízes, borrife um pouco de herbicida pré-emergente específico para dente-de-leão no buraco para evitar o novo crescimento.
Pulverize herbicidas de folha larga contendo 2,4-D, dicamba ou MCPP em plantas individuais e infestações maiores. Eles não prejudicam a grama, mas podem matar flores e outras plantas com folhas. Aplicar 2,4-D em uma ou duas folhas individuais de dente-de-leão por planta é suficiente para matá-lo. Este método protege o crescimento circundante de folhas largas.
Os herbicidas não matam as sementes de dente-de-leão. Qualquer golpe em seu quintal provavelmente brotará e terá que ser tratado conforme aparecer.
Quackgrass
Quackgrass é frequentemente referido como grama de sofá, cabeça de Medusa e grama twitch, entre outros nomes. É nativo da Europa, Norte da África e Ásia. É difícil de controlar e quase impossível de eliminar.
Na lista restrita de sementes de ervas daninhas nocivas do USDA. Comum em toda a América do Norte. Rizomas longos que espalham a erva. Os pedaços de raiz cortados voltam a crescer. Também se reproduz através da produção de sementes.
Cortesia: freepik.com
Quackgrass é difícil de remover completamente escavando. As plantas estabelecidas têm rizomas de até 60 centímetros de comprimento. Qualquer pedaço não removido pode crescer novamente. A escavação contínua e persistente controla a erva daninha, mas geralmente não consegue eliminá-la. Cultivar é uma faca de dois gumes. Ele arranca rizomas que podem ser removidos, mas sempre deixa pedaços que brotam novamente.
Os herbicidas pré-emergentes não são eficazes porque o charlatão cresce através deles. Nenhum herbicida o controla especificamente. O glifosato não é seletivo. Ele mata o charlatão – às vezes após aplicações repetidas – mas também mata as plantas vizinhas se for pulverizado em excesso.
A melhor defesa contra o charlatão é um gramado espesso e saudável que sufoca a erva daninha e evita a germinação.
Cardo canadense
O cardo canadense – também conhecido como cardo do campo, cardo do milho e cardo rasteiro – é nativo da Europa e chegou à América do Norte em 1600.
Listada como erva daninha invasiva e nociva em 43 estados. Invadiu mais de 20 parques nacionais suprimindo plantas nativas. Se não for controlado, ele ocupará campos, jardins e quintais. Uma das ervas daninhas mais invasivas. Sistema radicular extenso que cresce novamente. Múltiplas vagens de sementes por planta. As sementes maduras e fofas são carregadas pelo vento por longas distâncias.
Desenterrar o cardo canadense só será eficaz se você remover todo o sistema raiz. Qualquer pequena parte da raiz crescerá novamente no ano seguinte. O cultivo aumenta os pedaços de raízes. Cortar espalha sementes. O glifosato não é muito eficaz.
Pulverize as plantas com 2,4-D ou use um pincel para cobrir algumas folhas com o herbicida. (A escovação evita que a pulverização excessiva mate as plantas vizinhas.) A planta morre junto com a maior parte do sistema radicular. Inspecione a área regularmente e trate qualquer crescimento no início do ano. Seja consistente e você poderá eventualmente eliminar a infestação.
Violetas selvagens
As lindas flores roxas da violeta selvagem são muito atraentes – até tomarem conta do seu quintal e canteiros de flores. Controlá-los ou matá-los geralmente leva anos de esforço. Violetas selvagens são nativas da América do Norte.
Reproduza-se usando sementes, rizomas e bulbos de raízes. As sementes atraem formigas que as transportam para novos locais. Folhas e flores são comestíveis e usadas medicinalmente, mas as raízes, frutos e sementes são venenosos. As folhas são cerosas na primavera e no verão e não absorvem herbicidas facilmente. Extensas formações de rizomas reduzem a eficácia do herbicida.
Talvez você nunca se livre das violetas selvagens, mas existem maneiras de controlá-las. Corte-os ao nível do solo na primavera e cubra a área com papelão e cobertura morta. A pulverização localizada com glifosato os retarda, mas não os mata – como acontece com outras plantas. São necessárias aplicações repetidas.
As violetas selvagens podem ser desenterradas, mas reaparecerão no ano seguinte se as raízes e os rizomas não forem completamente removidos. Gramados grossos e saudáveis impedem que as violetas selvagens criem raízes.
Pastinaga Selvagem
A pastinaga selvagem – também conhecida como pastinaga venenosa – é invasiva e perigosa. É nativo da Europa e da Ásia e foi trazido para a América do Norte por suas raízes comestíveis. Desde então, espalhou-se por todo o continente.
Considerada invasora e uma erva daninha nociva em vários estados. Causa erupções cutâneas graves e bolhas na pele humana e aumenta a sensibilidade à luz solar. A seiva é tóxica – especialmente para animais de estimação que podem mastigar ou lamber a planta. Permanece viável no solo por até 4 anos.
Pequenas infestações podem ser desenterradas. Toda a raiz principal deve ser removida ou ela crescerá novamente. Inspecione e continue a desenterrá-los a cada poucas semanas. Glifosato ou 2,4-D Amina (específico para pastinaga selvagem) pulverizado nas folhas mata a planta. Pulverize antes que floresça e forme sementes. As plantas de pastinaga selvagem reaparecem todos os anos até que todas as sementes restantes tenham brotado.
Não queime ou faça compostagem de pastinaga selvagem. Deixe secar em sacos plásticos lacrados por pelo menos uma semana e depois descarte-os em aterro sanitário.
O corte elimina a pastinaga selvagem. Corte-o no início do ano e limpe o cortador de grama para evitar a propagação de sementes. Deve ser cortado anualmente até que não restem sementes. Sprays de herbicida matam as plantas em crescimento, mas não eliminam as sementes. A pastinaga selvagem precisa ser pulverizada todos os anos até que as sementes parem de brotar.
Espinheiro
Buckthorn supera facilmente as plantas nativas em termos de luz, nutrientes e umidade. Originalmente usada como sebe, espalha-se rapidamente e é uma planta invasora. Muitas jurisdições estão a fazer esforços concertados para erradicar o espinheiro.
Listado como invasor em muitos estados do norte e centro. Auto-semeadura. As sementes também são espalhadas pelos pássaros após comerem os frutos. Nenhum inseto o ataca. Nenhuma doença de planta conhecida o infecta. Espalha-se rapidamente e ameaça o habitat da vida selvagem. Serve como hospedeiro para fungos da ferrugem e pulgões da soja.
Geralmente, são necessários vários anos para remover completamente o espinheiro do seu quintal. Plantas pequenas – de até 1” de diâmetro – podem ser arrancadas manualmente. Corte qualquer coisa maior rente ao solo e aplique o herbicida glifosato ou triclopir em 30 minutos. O herbicida também pode ser pulverizado nas folhas de plantas menores. É puxado para as raízes para matar a planta.
Um rebanho de cabras pode eliminar o espinheiro em pouco tempo. Nem todo mundo tem cabras ou propriedades para contê-las.
As sementes permanecem viáveis por até cinco anos. Qualquer que seja o método usado, esteja preparado para lidar com o crescimento do espinheiro durante anos.
Glicínias Chinesas
As glicínias chinesas chegaram aos EUA em 1816 e foram usadas como planta ornamental. Vive há mais de 50 anos.
Considerado invasor em pelo menos 19 estados e em alguns parques nacionais. Causa danos à construção ao crescer em rachaduras e buracos. Envolve-se firmemente em troncos e galhos de árvores – eventualmente envolvendo e matando o hospedeiro. Mata a vegetação nativa ao negar a luz solar e sufocar.
A opção mais eficaz é uma combinação de corte e aplicação química. Corte a videira rente à raiz e aplique triclopir ou glifosato no tronco. O herbicida é transportado para o sistema radicular e mata a planta inteira em cerca de uma semana. Você pode então desenterrar as raízes sem medo de crescer novamente. Os herbicidas podem ser pulverizados nas folhas para matar as raízes, mas geralmente são necessárias várias aplicações para erradicar completamente as plantas.
Plantas menores e infestações podem ser retiradas manualmente. Você também pode desenterrá-los. Ambos os métodos requerem cortes e/ou escavações repetidos porque pedaços restantes de raiz rebrotam. Ensaque e descarte as plantas cortadas.
Hera Inglesa
A hera inglesa é uma bela planta usada como cobertura do solo e como trepadeira. É nativo da Europa e chegou à América do Norte com os primeiros imigrantes.
Torna-se invasivo. Difícil de controlar. Sufoca a vegetação nativa e mata as árvores que infesta. Transporta queimaduras bacterianas nas folhas que destroem algumas espécies de árvores. Considerada invasiva em muitos estados do leste e uma erva daninha invasora nociva no noroeste do Pacífico. Folhas e frutos contêm glicosídeo hederina – uma substância tóxica que causa diarreia, febre, fraqueza muscular e coma, entre outros sintomas.
Se crescer como cobertura do solo, corte-o, aplique um herbicida e cubra-o com 3 ”de cobertura morta. Você tem que estar atento e repetir o processo várias vezes. Qualquer pedaço de raiz ou gavinha que sobrar crescerá novamente.
Para salvar as árvores ou a estrutura da sua casa, corte a hera na altura da cintura. Puxe para baixo a seção de escalada, coloque-a em um saco e descarte-a. Aplique o herbicida glifosato no coto restante. Quando o toco e a maior parte das raízes estiverem mortos, retire-os e descarte-os.
Alfeneiro
Existem mais de 50 variedades de alfeneiro. Eles são excelentes sebes, mas são difíceis de controlar depois de estabelecidos.
Altamente invasivo. Exclui espécies nativas. Conquistando florestas no leste dos EUA. Forma matagais densos com vários troncos. Produza muitas frutas. Sementes espalhadas por pássaros. Muito difícil de erradicar. O alfeneiro chinês e japonês é considerado uma espécie invasora em muitos estados.
Plantas pequenas podem ser arrancadas – incluindo as raízes. Plantas maiores podem ser cortadas e as raízes arrancadas. Cortar continuamente o crescimento eventualmente mata a raiz. Para uma remoção verdadeiramente eficaz, corte o toco ao nível do solo e aplique um herbicida no toco.
Pulverizar as folhas da planta com glifosato (Roundup) geralmente mata a planta e as raízes. Pode ser necessário reaplicar o tratamento em um ano se ele não matar tudo. Quando as plantas estiverem mortas, remova a árvore e a raiz. (O uso do glifosato é proibido em alguns estados e países. A OMS o considera um provável carcinógeno humano.)
Bérberis
Existem várias espécies de bérberis – bérberis japonesa, bérberis chinesa, bérberis coreana, bérberis americana e bérberis europeia. Eles acrescentam beleza aos jardins e podem ser usados para melhorar a saúde, fazer geléias e dar sabor aos alimentos. Eles também são:
Considerada uma espécie invasora em vários estados. Verifique os regulamentos locais antes de comprar. Incentive os carrapatos que podem espalhar a doença de Lyme. Superar a concorrência das fábricas locais. O fungo da ferrugem negra do caule alterna entre culturas de bérberis e cereais. Completa suas funções sexuais na planta Barberry. O USDA passou décadas erradicando a bérberis selvagem. Após décadas de erradicação, o Canadá proibiu a importação de plantas de bérberis em 1966. Agora permite algumas espécies.
Espécies não invasivas de Barberry – como Crimson Cutie e Lemon Glow – estão disponíveis.
Escolha um horário em que eles não tenham frutas. Corte os galhos maiores – depois o tronco principal. Trate o coto restante com herbicida. Desenterre o toco da raiz. Não deixe nenhuma parte das raízes porque elas irão crescer novamente. Inspecione a área regularmente e retire quaisquer brotos.
Esta é uma lista de algumas das piores plantas invasoras. Não está de forma alguma completo. Existem dezenas de plantas invasoras na América do Norte que são perigosas, invasivas ou irritantes. A sua experiência pessoal com outras espécies pode ser pior.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook