
Para afirmar o óbvio, uma moradia é basicamente uma casa na cidade, mas para entender a lógica por trás deste termo tão básico e óbvio, temos que voltar a uma época em que os senhores ingleses tinham uma grande mansão ou às vezes até um castelo onde eles passava a maior parte dos dias, mas de vez em quando tinha que ir à cidade a negócios.
Eles mantinham uma casa separada na cidade especificamente para essas ocasiões, daí a moradia. Mantivemos o nome, mas generalizamos o significado ao longo do tempo, uma vez que as moradias são agora residências unifamiliares, por vezes parte de um empreendimento, que partilham uma ou duas paredes com casas adjacentes e podem ser encontradas em áreas urbanas e suburbanas movimentadas onde os terrenos são limitado e caro. Vamos agora dar uma olhada em algumas casas geminadas e ver como elas são.
Idéias de design de casas modernas
Waterkant Townhouse na África do Sul – GSQUARED
O Waterhaknt Townhouses está localizado em Ciudad del Cabo, África do Sul. Foi projectado e construído pelo atelier GSQUARED e tira partido da sua localização na cidade e das comodidades que a acompanha, mas também proporciona aos seus habitantes experiências de belas vistas sobre a cidade e a serra.
O lado da casa voltado para a rua é em sua maioria de concreto maciço, uma decisão de projeto que preserva a privacidade de quem está dentro. As poucas aberturas na fachada permitem a entrada de luz natural e ar fresco sem expor o interior. Há também uma grande janela equipada com uma tela de metal personalizada. O interior é minimalista e, apesar de se tratar de uma casa na cidade, tem muitos espaços orientados para o exterior e evitam que pareça um apartamento.
Elwood Townhouse na Austrália por InForm
O Elwood Townhouse da Austrália foi projetado pelo estúdio InForm e possui uma estética bastante moderna e simplista. É uma das três casas, separadas de uma das vizinhas por um muro de concreto que percorre toda a extensão.
Tem um traçado longo e linear e está organizado em dois pisos ligados por uma escada de madeira. As áreas sociais situam-se no rés-do-chão que dá acesso a um pátio e partilham um design minimalista com paredes brancas, pavimento em madeira clara e mobiliário elegante em preto, branco e cinza. A cozinha tem elegantes detalhes em mármore branco em forma de ilha com balcão em cascata. Em outros espaços, móveis e acessórios de madeira dão aconchego à decoração e criam um ambiente convidativo e confortável.
Lawford Road Townhouse em Londres por OEB
Agora estamos indo para Londres, Reino Unido, onde veremos a Lawford Road Townhouse projetada pelo estúdio OEB. Foi um projecto de remodelação que visa modernizar uma casa vitoriana e dar um interior minimalista, inteligente e energeticamente eficiente, preservando o exterior para que a casa se misture com o vernáculo.
Para conseguir isso, uma estrutura de madeira isolada teve que ser construída dentro das paredes de tijolos existentes. Dadas estas grandes mudanças, os arquitectos também aproveitaram a oportunidade para reorganizar o interior e ajustar o layout de uma forma que se adaptasse melhor ao tema moderno do novo design. Foi criado um interior simplificado e mais aberto, que aproveita as vistas e o natural, mantendo-se privado e que permite que os espaços se conectem de forma natural e fluida.
Projeto de moradia vitoriana por LLI Design
Aqui está mais uma bela reforma de uma casa vitoriana, desta vez também projetada para incluir uma extensão nas traseiras. É um projeto realizado pelo estúdio LLI Design no Reino Unido. A casa tem três andares e estava em boas condições, mas definitivamente precisava de uma remodelação e atualização.
Embora tivesse muita história como uma casa antiga, ela realmente não tinha personalidade. Esta renovação teve como objetivo recuperar muitas das características originais da casa e realçar também algumas das existentes. Ao mesmo tempo, foi criada uma estética mais contemporânea, nomeadamente no interior onde foram introduzidas mais texturas, materiais e acabamentos.
Moradia em Pfullingen por Bamberg Architektur
Esta é uma moradia bastante típica, com uma área pequena e um lado alinhado com o edifício vizinho, enquanto o outro deixa um pequeno espaço entre eles. A casa foi projetada pelo estúdio Bamberg Architektur e está localizada em Pfullingen, Alemanha.
O terreno mede apenas 110 metros quadrados, o que significava que a casa tinha que ser alta e estreita. Foi construído com painéis pré-fabricados, o que tornou o projeto rápido e eficiente e significou o mínimo de perturbação no já muito pequeno local. Tem quatro pisos no total, com paredes de betão e grandes superfícies envidraçadas que expõem cada piso ao exterior e maximizam a quantidade de luz natural que recebem dado o facto de dois lados estarem completamente fechados, sem janelas ou aberturas.
Conversão de uma moradia em Bruxelas pela Label Architecture
Esta moradia de Bruxelas, na Bélgica, foi remodelada e transformada em dois apartamentos separados. A conversão foi feita pelo estúdio Label Architecture em 2013. É um edifício de quatro andares com uma área pequena que preservou uma série de desafios interessantes ao longo do caminho.
Um deles foi o facto de terem de ser criadas entradas e layouts de circulação separados para cada apartamento individual, o que significava que os espaços reais teriam de se tornar mais pequenos e reconfigurados. Além disso, cada apartamento deveria ter acesso a uma área externa. Para resolver estes problemas bastante prementes, os arquitectos construíram um volume de extensão, que aborda estas questões sem exigir outras intervenções importantes na estrutura existente.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook