Se você tem uma cadeira velha com assento nojento ou sem assento, mas ainda adora a cadeira – não se preocupe! Nem tudo está perdido. Com cerca de uma hora do seu tempo e alguns materiais simples, você pode dar nova vida à cadeira e torná-la funcional e bonita novamente.
Este tutorial permitirá que você personalize completamente o assento da sua cadeira com cintas de juta tecidas, que vêm em uma variedade de larguras e até opções de cores, incluindo o espaçamento da própria cinta e opções de acabamento de unhas. A correia de juta é incrivelmente forte e durável, usada em muitos projetos de estofamento. Uma cadeira com assento de juta funciona bem com estilos de decoração rústicos, caseiros, industriais e até modernos. Vamos começar.
Nível DIY: Iniciante ao Intermediário
Materiais necessários:
Correia de juta para cadeira de madeira (Observação: a quantidade necessária varia dependendo do tamanho da cadeira e da largura e espaçamento da cinta. O exemplo mostra duas cadeiras feitas com cinta de juta de 2 ”, 10 jardas usadas.) Pistola de grampo
Primeiro, você vai querer preparar sua cadeira. Se a cadeira de sua escolha já não tiver assento, vá para a Etapa 2. Se a sua cadeira tiver um assento que você substituirá com este projeto, remova o assento antigo agora.
Meça o assento da sua cadeira para determinar onde a correia irá. Como estou mantendo o espaçamento das correias muito apertado neste primeiro exemplo, as medidas da minha cadeira me permitiram começar no meio do encosto da cadeira.
Dobre a borda da correia em 1/2 ″ e coloque três grampos para mantê-la no lugar nas costas da cadeira.
Puxe a correia de juta bem esticada (o mais apertado possível é melhor) em direção à frente do assento. Puxe a correia sobre a borda da estrutura da cadeira cerca de 1/2 ″ e, em seguida, corte a correia 1/2 ″ mais longa do que isso para permitir dobrar a borda crua para baixo.
Grampeie a cinta na frente da estrutura da cadeira com três grampos. Trabalhando para fora, repita esse processo com outras tiras de tecido.
DICA: Certifique-se de verificar regularmente para ter certeza de que o espaçamento será uniforme em todo o assento. Se o seu assento estiver inclinado, leve em consideração o alinhamento da correia à medida que avança, como usar um pouco mais de espaço perto da frente do assento do que atrás.
DICA: Não corte toda a teia no início; em vez disso, meça e corte cada pedaço à medida que avança. Isso garantirá que cada peça se encaixe perfeitamente e você não fique aquém.
Continue a trabalhar para fora a partir da primeira tira de tecido, mantendo as bordas dobradas o mais uniformes possível.
Complete as tiras paralelas no assento da cadeira. Você pode se preocupar com a força ou capacidade de apoiar uma pessoa sentada na cadeira neste momento. Não se preocupe muito com isso – se você puxou cada peça com a maior força possível, a trama das tiras perpendiculares fortalecerá todo o assento da cadeira.
Tecer a correia por cima, por baixo, por baixo (etc.) das tiras de correia já fixadas. Tome cuidado para não puxar a fita grampeada muito para cima ou para baixo ao fazer isso.
Dobre menos de 1/2″ e grampeie três vezes de um lado.
Puxe a tira de tecido bem esticada para se estender cerca de 1/2 ”sobre a estrutura da cadeira e, em seguida, corte-a 1/2” mais longa do que isso.
Dobre a borda cortada para baixo e coloque três grampos para prendê-la com segurança.
Continue tecendo e prendendo tiras de juta dessa maneira, alternando as tramas por cima com as por baixo. DICA: De vez em quando, empurre as seções intermediárias em direção ao encosto da cadeira para mantê-las retas, pois, caso contrário, elas tendem a se curvar.
O assento da cadeira grampeado e com membrana ficará parecido com isto quando concluído. Se você está atrás do clima cru e industrial, pode até deixar a cadeira assim, com grampos expostos e tudo mais.
Você pode passar para a adição do acabamento da cabeça do prego. Pegue um monte de cabeças de pregos e um martelo de borracha e trabalhe com cuidado ao redor da borda da cadeira.
Tente manter as cabeças dos pregos espaçadas uniformemente ao redor da cadeira, estejam elas próximas ou espalhadas.
Vola! Tão lindo.
Adoro a textura da teia de juta em uma cadeira simples de madeira.
E, entrelaçados assim, é surpreendentemente forte. Esta será usada como uma das minhas cadeiras de jantar, por isso será bastante útil.
Outra opção, se você quiser um pouco mais de ênfase no aspecto tecido da teia de juta, é espaçar as tiras da teia à medida que avança. Isso proporciona um toque um pouco mais rústico à cadeira.
Em seguida, basta ajustar o acabamento da cabeça do prego em cada tira de tecido – para essas tiras de 2 ”, encontrei quatro cabeças de prego para cobrir a área perfeitamente.
Aqui estão as duas cadeiras concluídas, lado a lado. Gosto de suas semelhanças com diferenças.
Qual método ou visual você prefere? Ambos oferecem suporte total e funcionais, embora eu ache que a trama mais justa é um pouco mais forte. Não é nenhuma surpresa, já que existem mais duas tiras para suportar o peso.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook