
Quando você pensa em escultura, provavelmente vem à mente Michelangelo e Auguste Rodin. Na decoração da casa, porém, as esculturas são uma ótima maneira de expressar seu estilo e exibir formas que se adaptam à sua personalidade. A escultura não se limita aos estilos clássicos. As opções incluem obras modernas, extravagantes, realistas e minimalistas criadas por artistas e que você pode apresentar em sua casa como pontos focais e destaques. Outro ponto importante é não se sentir limitado por rótulos de estilo. Misturar o moderno com o clássico é comum como neste ambiente de sala de jantar, que apresenta uma escultura clássica do torso.
Outro ponto importante é não se sentir limitado por rótulos de estilo. Misturar o moderno com o clássico é comum como nesta sala de jantar, que apresenta uma escultura clássica de torso. Neste caso, a peça serve de destaque, complementando lindamente o conjunto de jantar e a iluminação.
Adicionar um estilo de decoração diferente como destaque adiciona personalidade a um ambiente.
Uma escultura semelhante de um torso tem uma vibração totalmente diferente, graças à natureza da pedra e à forma minimalista que não acentua os músculos como uma escultura clássica faz. Outra mistura de estilos, a combinação do torso com um conjunto rústico de acessórios demonstra como é possível fazer a peça funcionar em um espaço menos formal. É uma combinação inesperada e inovadora.
Não tenha medo de mover uma escultura pela casa para encontrar o melhor local.
Se você procura um toque oriental ou um estilo rústico chique, as esculturas asiáticas podem funcionar bem. Este busto branco é um complemento apropriado para uma mesa repleta de acessórios ecléticos, incluindo relógios, velas e vasos. A arte rústica da parede também combina com o busto e ficaria igualmente bonita com uma escultura mais moderna.
A cor neutra da escultura é fundamental para que funcione em um ambiente mais movimentado.
Há uma razão pela qual as formas clássicas perduraram e ainda desempenham um papel na decoração da casa. O seu detalhe e dramaticidade fazem deles a peça perfeita para servir de ponto focal, quer escolha uma peça em pedra, argila, metal ou outro material. Quando se trata de um busto clássico, se você vai escolher um para sua casa, vá em frente em termos de fazer uma declaração. É uma peça que chama a atenção e será a estrela da sala ou área onde a colocar. Um busto muito pequeno servirá mais como destaque e é uma boa forma de experimentar a forma escultural na decoração de interiores antes de assumir um compromisso maior.
Um busto deste tamanho será definitivamente a peça central de uma sala.
Os querubins – chamados putti em italiano – têm sido retratados na arte e na escultura há séculos. De acordo com textos de história da arte, os bebês gordinhos e nus do sexo masculino muitas vezes têm asas e, na Bíblia, ficam assustados porque foram pensados para atender a Deus. Os putti são seculares, embora ainda tenham se associado a Deus durante o período barroco. Às vezes, as figuras também pretendem representar o cupido.
Esses bebês celestiais aumentaram e diminuíram em popularidade ao longo das eras da história e ainda têm um lugar nos estilos de decoração atuais. Como exibidos aqui, eles funcionam bem com padrões tropicais e florais e adicionam um leve toque feminino a um espaço. Eles são uma forma clássica, mas com uma sensação menos solene do que uma forma clássica de torso
Em grupo, as esculturas de querubins acrescentam um grande toque de clássico a um espaço mais suave.
Em contraste, uma escultura clássica séria como estes lutadores de estilo italiano é uma escultura sóbria e pesada que chama imediatamente a atenção. Os músculos ondulantes das figuras e a sensação de força que advém do entalhe especializado exigem um local central para serem apreciados.
Uma peça como esta deve ser colocada na frente e no centro, com poucos ou nenhum outro acessório.
Mais delicado e suave, este busto pode ter um formato clássico mas o estilo é decididamente mais moderno. O rosto asiático combina com um decote tradicional. Uma escultura como esta acrescenta um toque feminino a um espaço e é uma adição mais suave do que um busto clássico feito com acabamento mais áspero. A luxuosa urna atrás do busto é outro exemplo de peça escultórica que acrescenta interesse a um ambiente
A cortina dourada no busto acrescenta um elemento de luxo, tornando-o perfeito para um espaço formal.
Em contraste com as esculturas em pedra e porcelana, as peças feitas em metal têm um toque totalmente diferente. Tudo isso, mulher imponente, é feito em bronze, o metal mais popular para esculturas fundidas. As linhas e detalhes têm um toque diferente daqueles esculpidos em pedra. Devido ao seu tamanho, uma escultura como esta precisará de um espaço adequado na casa para chamar a atenção.
Esculturas femininas transmitem uma emoção mais suave do que peças musculosas e imponentes e podem ajudar a suavizar um espaço hostil.
As formas clássicas não são para todos e as peças do gênero realismo atraem um público amplo. Segundo a Britannica, a definição de realismo na arte é “a representação precisa, detalhada e sem embelezamentos da natureza ou da vida contemporânea. O realismo rejeita a idealização imaginativa em favor de uma observação atenta das aparências externas.” Portanto, em vez de focar em uma forma ideal, os escultores tentam retratar o que realmente veem na estátua dessa garota. Suas feições, roupas e boatos em seus cabelos e mãos são muito realistas. Embora parte disso possa ser encontrado em esculturas antigas, o gênero tornou-se muito mais popular nos séculos posteriores, especialmente na pintura. Agora, existem muitos exemplos realistas de esculturas que você pode incorporar em sua casa, apresentando pessoas, animais e outros objetos.
Formas realistas ganharam popularidade em esculturas que você pode usar em design de interiores.
A escultura em sua casa também é uma ótima maneira de apresentar um pouco de capricho. Divertidos ou fantásticos, pequenos ou grandes, eles fazem você olhar duas vezes ou sorrir cada vez que olha para eles. Peças provocativas podem ser um verdadeiro tema de conversa e uma fonte de entretenimento para os convidados. Às vezes, eles simplesmente refletem algo significativo da sua infância ou vida. Seja qual for o motivo de sua escolha, uma escultura pode fazer mais do que apenas melhorar um ambiente. É uma obra de arte e deve falar com você de alguma forma, seja por felicidade, nostalgia ou por um motivo mais intelectual.
Esculturas de peixes descoladas têm formas realistas, mas os enfeites são um pouco excêntricos.
Esses hipopótamos do escultor e ilustrador Bjorn Skaarup são uma colisão entre natureza e cultura – o conceito que impulsiona as criações do artista. A declaração de Skaarup diz que suas obras fundem “o gracioso e exclusivo com o comunicativo, distorcido e bem-humorado”. É um exemplo perfeito de como uma peça pode ser refinada e divertida ao mesmo tempo. Seja de guarda na entrada ou de companhia na sala, essas esculturas ocupam o centro das atenções sem sobrecarregar o espaço.
A caracterização humana dos hipopótamos é alegre e divertida.
A ironia de um hipopótamo como bailarina aumenta o capricho – e o comentário social em torno da ideia.
Um hipopótamo como arlequim é muito engraçado.
O que costumava ser um símbolo de decoração de quintal desleixada agora é uma imagem popular em interiores de casas. Os flamingos evoluíram de uma atrocidade plástica para uma imagem popular agora usada para tudo, desde representações neutras e discretas em papel de parede até representações mais vívidas em acessórios. Uma escultura é outra forma de incluir esse ícone do acampamento na decoração da sua casa. A cor viva e a silhueta reconhecível são um excelente destaque para qualquer ambiente, desde um banheiro ou sala de jantar, até um quarto ou sala de estar.
Esta representação realista é mais refinada do que as versões retro.
Representações realistas de animais também são esculturas encantadoras.
Animais comuns de curral enfeitados com metais ou gráficos imediatamente proporcionam um pouco de diversão ao interior. Este porquinho gordinho pintado em prata pode ser uma pequena escultura, mas acrescenta um grande toque de interesse. Não há ninguém que possa passar por esta escultura em sua casa sem comentar – ou pelo menos perceber.
Definitivamente não é extravagante, esta escultura de pantera é dramática e imponente. Coloque isso na sua sala e
Versões minimalistas de animais comuns também são temas populares para esculturas e podem até ser usadas em grupos para um arranjo marcante. A mistura de acabamentos cria mais profundidade e interesse do que se todas as corujas deste agrupamento fossem iguais.
Tons metálicos e neutros combinam com a paleta de cores tranquilas do ambiente.
Um bico dourado leva uma escultura minimalista de tucano a outro nível.
É claro que o minimalismo não é para todos e muitas pessoas preferem criar um interior opulento. Está disponível uma vasta gama de esculturas luxuosas com animais como temas, o que evita que as peças sejam demasiado sérias. Figuras detalhadas de elefantes adornadas com extravagantes hathi howdah indianos – a carruagem no topo – e cocares são um bom exemplo. Essas esculturas são douradas e opulentas, adicionando um toque sofisticado a qualquer espaço.
Muito ouro e cores vivas transformam essas esculturas de simples em elegantes.
É claro que entalhes magníficos e detalhes excepcionais podem tornar até mesmo a porcelana simples longe de ser enfadonha. Esta escultura de elefante, sem carruagens e acessórios extravagantes, é uma escultura elegante e sofisticada para qualquer espaço e combinaria com diversos estilos de decoração.
Características realistas fazem com que esculturas de todos os tamanhos se destaquem.
Os fãs do estilo rococó podem incorporar uma variedade de estilos esculturais, incluindo móveis esculturais. A decoração desse período de design apresenta muitos motivos de flores e folhas, e tem um toque leve e feminino, em comparação com os looks mais pesados da época barroca que a precedeu. Independentemente disso, essas peças apresentam muito ouro, flores e figuras que acrescentam estilo escultural a qualquer espaço luxuoso.
Tendo a figura como base, esta peça é mais uma escultura do que um candeeiro.
Esta configuração combina uma base de console escultural com esculturas de animais menores como destaques nas mesas de lucite e no console. Esculturas de pequenos pássaros também adornam as arandelas de parede neste cenário. É uma combinação colorida, alegre e exagerada de elementos de decoração que se reúnem em um grande espaço.
Este paraíso floral agrada a quem gosta de acessórios, principalmente aqueles com flora e fauna.
Esculturas de todos os estilos podem ser misturadas com estilos de decoração atuais, desde que o resultado combine com a sua personalidade. As velhas regras sobre como combinar na decoração de interiores estão ultrapassadas e, felizmente, ideias novas e frescas sobre o estilo de um espaço são populares. Lembre-se de que uma escultura é uma obra de arte que reflete seus gostos e sensibilidades. Atualize seu espaço – escolha algo divertido e divirta-se em sua casa!
Mais ideias abstratas de decoração legais
Se o seu gosto tende para o extremo moderno ou abstrato do espectro, existe uma vasta seleção de esculturas que podem agradar a você. Vão desde obras muito idealistas até formas fantásticas e peças de arte instigantes. Alguns são criados usando materiais reciclados ou inesperados como meio. Excêntricas ou sérias, as esculturas modernas acrescentam muito interesse e dimensão a uma sala e, muitas vezes, são uma peça focal verdadeiramente sofisticada.
Uma sala tradicional não exclui a incorporação de uma escultura moderna. Aqui, um revestimento de parede conservador é combinado com uma obra de arte minimalista em uma base rústica que é na verdade uma seção de um tronco de árvore. O amarelo vivo é uma adição fora do comum e anima o canto da sala de uma forma surpreendente. Isso só mostra que você pode realmente ter rédea solta ao adicionar arte à sua casa.
Esculturas abstratas menores normalmente precisam ser levantadas para melhor visualização e para destacar suas melhores características. Muitas vezes isso é feito com um pedestal, mas exibir essas obras em um console ou aparador é outra ótima maneira de chamar a atenção para suas peças favoritas. Freqüentemente, o segredo é exibir apenas a escultura, sem outras obras ou acessórios de decoração próximos que possam competir. Se você adora – e deveria, se comprou – mostre-o!
Obras esculturais ousadas, grandes e pequenas, são ótimas peças, se isso se adequar ao seu gosto. Se você adora o estilo, crescer é uma maneira dramática de adicionar escultura à sua casa. Neste caso, uma figura de caveira decorada é ampliada em uma escultura de chão que seria fabulosa em uma entrada aberta e arejada ou em uma grande sala de estar em plano aberto. Mesmo um amplo pátio coberto pode ser apropriado para uma escultura em grande escala que o atraia realmente.
A intrigante escultura de uma figura feminina de Tal Shaked é uma versão moderna do busto clássico. Ao mesmo tempo colorida e provocante, a forma dá ao espectador muito o que refletir e ao mesmo tempo é um belo sotaque. Ao contrário das formas clássicas, a superfície não é lisa ou realista, mas antes eleva as características imperfeitas e abstratas – ou a falta delas – a um elemento importante no design.
Para uma abordagem mais caprichosa de um busto clássico, a Shell Lady de mídia mista de Jay Luiz tem características interessantes. Do cocar de concha e musgo ao pescoço de concha e decoração de pedestal, é uma versão moderna, mas com uma homenagem aos dias em que a decoração com conchas era uma coisa. A fusão do retrô, do moderno e do vanguardista cria um verdadeiro tema de conversa.
No extremo geométrico do espectro está uma escultura de chão como a Sonic Sphere de Haegue Yang. Feito de sinos folheados a cobre e níquel e anéis de metal, é uma silhueta simples com uma construção complexa. O artista sul-coreano é conhecido por utilizar utensílios domésticos num esforço para “liberá-los do seu contexto funcional” e dar-lhes outro significado.
Théo Mercier é um artista francês cujo trabalho é por vezes estranho, muitas vezes irreverente e quase sempre “gabinetes ávidos de curiosidades e imagens fraturadas. Esta escultura é feita de mãos protéticas de silicone realistas dentro de uma concha. A escultura faz parte de uma série chamada “Amor sem órgãos” e Art Basel escreve que pretende estimular a nossa imaginação da mesma forma que os objetos surrealistas fizeram no início do século XX.
Para quem prefere grande significado e profundidade na arte, Cosmo Whyte é um artista cujas obras devem ser exploradas. “Situo meu trabalho no espaço liminar entre o choque cultural inicial e a aclimatação final”, diz White e este trabalho é emblemático. “O Enigma da Chegada em 4 Seções. Seção 3: Continuar” é composta de elementos que criam um quadro com o qual muitos de nós podemos nos identificar. Ele incorpora uma cadeira de avião de 2017, tecido, plástico e placas de cerâmica quebradas em um palete de envio.
A escultura do trio de artistas colaborativos canadenses General Idea é um comentário sobre concursos de beleza e revistas convencionais. A série dos anos 1970 “satirizou o glamour, a fama e o mundo da arte” e focou em uma paródia de concursos de beleza. Para o projeto, criaram concorrentes como este, que lembra as silhuetas da moda dos anos 1940. Feito com ripas de persianas venezianas, é um trabalho muito estiloso e provocante.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook