
O Havaí recebe um grande número de visitantes todos os anos, turistas que são atraídos pelo clima quente o ano todo e pela cultura única da região. É também a bela paisagem e as vistas deslumbrantes que atraem muitos visitantes de todo o mundo.
Estes são também elementos apreciados pelos habitantes locais e não é surpresa que a arquitectura havaiana tenha evoluído para mostrar grande respeito pelo seu entorno e tirar partido da singularidade deste lugar. Vamos dar uma olhada em algumas casas localizadas no Havaí e ter uma ideia melhor do que as torna especiais.
Belos detalhes da arquitetura havaiana
A Casa Hale Lana de Olson Kundig
O famoso estúdio de arquitetura Olson Kundig trabalhou em 2018 em um belo projeto no Havaí que consistia em uma casa contemporânea com design inspirado no vernáculo local. A ventilação natural costuma fazer parte da maioria das casas nesta área. Este é um detalhe que esta casa leva a um novo nível. Foi projetado com um cantilever muito longo que estende o telhado e cria muitas áreas sombreadas ao redor da casa.
Um dos principais objetivos deste projeto foi maximizar a ligação entre a casa e a sua envolvente de forma a tirar partido do clima e da bela paisagem. A casa está perfeitamente posicionada para desfrutar de uma vista panorâmica do oceano e também do vulcão Haleakalā em Maui. Graças ao telhado em balanço, a casa pode abrir-se para o exterior e fazer a transição para o quintal e zonas ajardinadas.
Uma casa com telhados angulares de Dekleva Gregorič Arhitekti
Esta casa única está localizada na costa norte do Havaí, em Maui. Ocupa um belo local no topo de uma falésia que oferece uma bela vista do Oceano Pacífico, mas também da bela paisagem da ilha. Essas vistas foram parcialmente a inspiração para o design bastante incomum da casa. Isso foi feito pelo estúdio Dekleva Gregorič Arhitekti. A casa oferece 450 metros quadrados de área útil, organizados em cinco seções distintas. Cada um tem uma função diferente, mas todos desfrutam de uma bela vista do oceano e estão todos conectados pelo telhado angular.
A maior das cinco secções é utilizada como garagem com capacidade para dois carros e como oficina. Um segundo volume funciona como home office para seus proprietários e as outras três seções abrigam quartos com banheiros privativos. As áreas sociais são colocadas nos espaços entre estes volumes. Formam uma grande área open space com fácil acesso ao exterior e com belas vistas como todos os outros espaços.
A casa Kahua Kuili por Walker Warner Architects
Você também pode vislumbrar a estética única ligada à arquitetura havaiana observando estruturas como a casa Kahua Kuili. Esta é uma residência projetada e construída pelo estúdio Walker Warner Architects e inspirada em um clássico acampamento de verão havaiano. Ao fazer referência a um estilo de construção local neste projeto, a casa parece muito natural neste ambiente. Também desfruta de vistas magníficas do Oceano Pacífico, da Baía de Kua e das montanhas Hualalai, que acrescentam muito charme.
A primeira coisa que chama a atenção é o fato de não se tratar de um edifício único, mas sim de um conjunto de vários pequenos volumes em forma de cabana espalhados pelo terreno. Existem 8 pavilhões individuais, todos organizados em torno de um pátio central. Estes proporcionam uma série de áreas sociais para utilização dos proprietários e seus convidados, bem como alguns espaços privados. Há também uma estrutura central maior onde estão todos os espaços principais. Possui grandes portas inspiradas em celeiros que permitem a entrada da brisa de nascente e poente e abrem estes espaços para vistas maravilhosas.
Casa sustentável e fora da rede por LifeEdited
Esta é uma pequena casa em Maui, no Havaí, uma casa de família projetada para ser o mais sustentável possível e ter o mínimo impacto ambiental. O projeto foi feito pelo estúdio LifeEdited e a equipe conseguiu tornar esta casa totalmente autossuficiente. O objetivo de criar uma casa fora da rede e em perfeita sincronia com o seu entorno foi um sucesso e esse foi o resultado.
A casa tem um exterior escuro que lhe confere um aspecto distinto, mas também se adequa à sua estética única. O design foi otimizado para ser, antes de tudo, sustentável, mas também altamente resistente e bonito. Em outras palavras, esta é uma casa que resiste ao teste do tempo. O local onde foi construído é bastante remoto e possui uma topografia íngreme e desafiadora. Era o cenário perfeito para uma casa como esta e as vistas eram incríveis. No interior, este retiro havaiano de dois andares tem quatro quartos, duas casas de banho e meia e uma grande área social que é uma espécie de espaço interior-exterior com vistas muito bonitas, ventilação natural e uma maravilhosa ligação à envolvente imediata.
Hale Nukumoi por Walker Warner Architects
Hale Nukumoi é uma bela casa de praia em Kauai, Havaí. Foi projetado e construído aqui pela Walker Warner Architects em colaboração com a Stone Interiors e a impressão geral é a de um retiro elegante e casual perfeitamente adaptado à área ao seu redor e ao clima ameno da ilha. Tem uma planta aberta com grandes portas de correr que permitem a abertura do rés-do-chão e transformam a casa numa espécie de pavilhão. Estas portas também podem ser fechadas para privacidade ou quando a casa não estiver sendo utilizada.
A proximidade da casa à praia pública torna esta uma excelente localização, mas também levanta certas preocupações com a privacidade. O design da casa foi diretamente influenciado por isso. Um dos elementos definidores é uma cortina de chuva em malha de cobre que acrescenta uma camada extra de privacidade à casa e também direciona a água da chuva do telhado para baixo. O ambiente dentro da casa é muito descontraído, sendo uma das áreas mais notáveis a sala que possui uma grande área de estar em forma de U com uma estética super aconchegante.
A casa Kuono
Esta linda casinha conhecida como Kuono está escondida em Volcano, no Havaí, em um local cercado por uma bela floresta muito perto do parque nacional próximo. Você pode alugá-lo via Aibnb. Sua característica definidora é o design contemporâneo e minimalista. Tem uma estética muito clean e janelas do chão ao teto que trazem muita luz natural ao mesmo tempo que garantem uma ligação estreita entre os acolhedores espaços interiores e exteriores.
A madeira é o principal material utilizado tanto no exterior como no interior da casa em diferentes formas. A entrada é marcada por uma porta laranja viva, sendo a única abertura na frente da casa. O espaço interior está repleto de elementos essenciais como uma kitchenette, uma casa de banho com cabina de duche envidraçada e um open space principal que combina uma sala de estar e um quarto. A decoração é moderna e simples, com cores suaves e simples que criam um ambiente muito acolhedor.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook