Não há nada como a sensação de estar acomodado em uma grande cadeira confortável, com os joelhos puxados para cima e suavidade por toda parte – isso é algo que Florence Knoll sabia quando pediu ao lendário designer Eero Saarinen que projetasse uma cadeira para ela. O produto de sua habilidade de design inovador foi a cadeira uterina, que se tornou um clássico icônico de meados do século.
Aninhada em qualquer canto, a cadeira-útero é um lugar perfeito para se acomodar com um bom livro.
A “Cadeira Womb” patenteada por Saarinen surgiu graças à sua colaboração com Charles Eames e ao desejo deles de moldar madeira laminada tridimensionalmente, de acordo com o Design Museum. Saarinen queria criar uma cadeira confortável que não fosse como a típica cadeira rígida. Ele queria que as pessoas pudessem sentar-se facilmente em diversas posições.
O design elegante da cadeira faz com que ela funcione em qualquer espaço. Aqui, é um complemento perfeito para a sala de estar, mas ainda é aconchegante o suficiente para ser um convidativo assento ao lado da lareira.
Se você não é fã de peças estofadas demais, a Cadeira Womb irá agradar você. Seu design moderno de meados do século, aliado ao seu famoso conforto, são maravilhosos em uma biblioteca ou escritório tradicional.
Claro, o estilo moderno da Womb Chair – aqui em uma cor ousada – é natural para uma sala fresca e iluminada.
Enquanto procuravam um carpinteiro para criar seu modelo, Saarinen e Eames encontraram um construtor naval que usava fibra de vidro, o que acabou sendo muito útil para criar curvas e formas complicadas. Para o assento e encosto da cadeira foram utilizadas almofadas soltas preenchidas com espuma de látex. A Womb Chair foi projetada em 1946 e finalmente produzida em 1848.
Se o seu estilo é moderno de meados do século, então a cadeira de útero é obrigatória para o seu quarto.
Saarinen foi um arquiteto finlandês-americano, reconhecido por seu trabalho solo e também por suas colaborações com outros designers, como Charles Eames. Provavelmente mais conhecido pelos seus designs de mobiliário, Saarinen foi, em primeiro lugar, um arquitecto premiado cujas criações incluem o St. Louis Gateway Arch, o terminal TWA no JFK e o terminal principal do Aeroporto Internacional de Dulles, juntamente com impressionantes edifícios corporativos em todo o mundo.
Em muitas casas, a vista é a estrela do show. A cadeira-útero de Saarinen tem um perfil baixo e elegante que acrescenta assentos sem prejudicar a vista proporcionada pelas janelas do chão ao teto.
Moderno e minimalista, este quarto – que também é dominado pela vista – é um local excelente para uma Womb Chair.
A cadeira Womb foi e ainda é produzida pela Knoll, conhecida fabricante de móveis de alto padrão, fabricando linhas comerciais e residenciais. A empresa sediada na Pensilvânia foi fundada em 1938 e tem a particularidade de ter trabalhado com designers como Mies Van Der Rohe, Ray e Charles Eames e Marcel Breuer, além de Saarinen. Mais de 40 peças de Knoll fazem parte da coleção permanente do Metropolitan Museum of Art de Nova York.
Este é um bom exemplo de como uma peça ousada e moderna – neste caso a Womb Chair – pode elevar um espaço que, de outra forma, seria uma paleta completamente neutra.
Em um azul brilhante e ousado, a cadeira útero também é adequada para um quarto infantil. É uma peça que os acompanhará na transição da criança ao adolescente com estilo.
A peça também é interessante pelo seu papel na aceitação do mobiliário moderno. Em 1959, a cadeira Womb apareceu na capa do Saturday Evening Post, quando o famoso Normal Rockwell a incluiu em uma de suas icônicas pinturas de capa. Numa análise da pintura, a The Magazine Antiques diz que a imagem “encapsula a complicada recepção pública do modernismo na década de 1950”.
Tanto drama em um design simples! Feita em cores de destaque, a Cadeira Womb domina esta sala de estar moderna e limpa.
“Se a capa da revista Rockwell representa a domesticação da cadeira de Saarinen, ela marca a fase final de um projeto de uma década para convencer os consumidores do pós-guerra a comprarem esses móveis”, diz a revista. Prossegue dizendo que no início da década de 1950, os compradores de móveis tinham medo do modernismo por causa dos novos designs e materiais desconhecidos.
Com o passar dos anos, os proprietários perceberam que peças icônicas podem funcionar em qualquer estilo de decoração. Aqui, a Cadeira Ventre fica em casa nesta sala rústica e amadeirada.
Estofada em cor neutra, a cadeira útero combina bem em um quarto masculino totalmente neutro.
Naquela época, as revistas tentavam vender ao público o novo estilo de mobiliário, concentrando-se na simplificação da vida e na abertura de espaço em novas e pequenas casas suburbanas – ironicamente, ainda hoje temas de grande interesse.
Eventualmente, as peças de Saarinen adquiriram status de culto e o público não precisou de mais convencimento para comprar suas cadeiras, que simbolizavam “serenidade organizada”, diz The Magazine Antiques.
Se clean e contemporâneo é mais o seu estilo, a cadeira útero é perfeita. O estilo de decoração mais editado de hoje serve de pano de fundo para o perfil simples da cadeira.
Um espaço sereno no quarto é natural para a cadeira do útero. A sua simplicidade e o estofamento branco básico contribuem para o aspecto tranquilo deste espaço.
Comprar uma cadeira de útero autêntica hoje pode ser uma proposta cara – os modelos fabricados pela Knoll custam cerca de US$ 1.000. Sim, você pode comprar versões mais baratas da cadeira uterina, mas se você ler comentários na Internet, é um “comprador, cuidado”, como acontece com a maioria das imitações. Se você estiver comprando uma cadeira uterina usada ou vintage, há alguns detalhes que você pode observar para ajudar a identificar uma cadeira uterina autêntica.
Embora você possa pensar apenas na sua sala de estar ou quarto ao considerar a cadeira Womb, ela também é adequada para um escritório doméstico – ou mesmo um escritório real.
Claramente, esta casa pertence a alguns amantes de livros sérios. A Cadeira Ventre é uma das melhores opções para se aconchegar para ler.
Primeiro, o tamanho é importante. As dimensões oficiais da cadeira Womb são 35,5″x40″x34.' As cópias populares são geralmente cerca de 5 ou 6 polegadas maiores. Se possível, sente-se na cadeira para ver se parece certo – e não compre uma sem antes ter sentado na cadeira real!
Outro detalhe revelador é a costura, que deve ser uniforme, bem cuidada e justa. Detalhes desleixados indicam que não é uma cadeira uterina de verdade.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook