
O design de interiores minimalista é um estilo moderno que se concentra em matérias-primas, paletas de cores neutras e decoração esparsa.
É uma boa escolha para quem está superestimulado pela desordem e pela decoração maximalista. Aqui está uma olhada nas origens desse design e dicas para criar um interior minimalista.
A história do design de interiores minimalista
Em sua essência, o design minimalista favorece a funcionalidade e a ordem. Embora muitos tipos de design o incorporem, um dos primeiros exemplos de minimalismo nos Estados Unidos foi através da arquitetura Bauhaus.
O fundador da Bauhaus, Walter Gropius, veio para os Estados Unidos na década de 1930, trazendo consigo seu estilo utilitário minimalista. Gropius começou a construir edifícios de concreto, metal e vidro com ornamentação mínima. Ele insistiu que todos os móveis estavam em sua forma mais simples e que se algo não tivesse uma função, não serviria.
Os movimentos modernos de meados do século, iniciados por volta de 1940, emprestaram elementos do estilo Bauhaus, utilizando materiais naturais e decoração esparsa.
Em todo o mundo, o popular estilo wabi-sabi do Japão e o estilo Hygge da Escandinávia abraçam o minimalismo.
Hoje, existem muitas versões do estilo minimalista de design de interiores que variam do frio e estéril ao quente e proposital. Aqui está uma olhada em alguns dos tipos de design de interiores minimalista:
Bauhaus Moderno escandinavo de meados do século Wabi-sabi Japandi Design de interiores moderno e minimalista
Características mínimas de design de interiores: como obter a aparência
Não importa o estilo de design de interiores minimalista que você procura, todos eles compartilham essas características comuns.
Reduza a desordem
Casas mínimas apresentam pouca desordem. Embora possa levar semanas a meses para reduzir a desordem em sua casa, é necessário se você deseja uma aparência mínima. Comece revisando brinquedos, roupas, utensílios de cozinha, papelada, decoração e outros utensílios domésticos. Em seguida, revise seus móveis e remova coisas que não servem a nenhum propósito.
Pinte suas paredes de branco
As paredes brancas criam um cenário limpo para uma estética minimalista. Se você não gosta do visual branco brilhante, considere creme, areia, bege, cinza claro ou cinza.
Abrace materiais naturais para acabamentos permanentes
Quase todo tipo de design de interiores minimalista utiliza acabamentos naturais. Pisos de madeira e pedra, armários de madeira e bancadas de pedra ou concreto são ótimas opções. Mas, se você ainda não tem esses acabamentos em sua casa, abrace o que você tem.
Com uma mentalidade mínima, valorizar seus acabamentos atuais em vez de se endividar com novos é sempre uma boa ideia.
Mantenha as superfícies planas limpas
Superfícies planas como mesas de centro, ilhas e mesas de jantar devem ser transparentes. As superfícies planas são as mais fáceis de desorganizar, por isso, se quiser uma casa minimalista, mantenha-as limpas.
Mantenha sua paleta de cores simples
As casas minimalistas apresentam paletas de cores simples compostas de neutros. Não há problema em usar toques coloridos, desde que não concorram.
Edite seus móveis
Existem muitas versões do estilo minimalista, mas todas editam móveis, mantendo apenas peças valiosas. Embora muitos estilos favoreçam móveis modernos com linhas simples, você pode usar o que mais lhe interessa.
Seu quarto não deve ter móveis que não sirvam a um propósito. O minimalismo incentiva espaços vazios.
Abrace paredes nuas
A maioria dos designs com foco no minimalismo está repleta de paredes nuas. Embora você possa pendurar alguma decoração de parede, a maioria das paredes deve estar em branco.
Exemplos de design de interiores minimalista
Aqui está uma olhada no design de interiores minimalista em uma sala de estar, cozinha e quarto.
Sala de estar mínima
Os designers desta sala limitaram o mobiliário a um único sofá com uma mesa flutuante acima da lareira. O design é uma versão do estilo escandinavo e apresenta paredes brancas brilhantes, pisos de madeira e detalhes em madeira.
Exemplo mínimo de quarto infantil
Criar um quarto infantil minimalista é um desafio, mas esses designers fizeram um ótimo trabalho com o uso inovador de móveis. A cama se conecta a uma mesa e assento na janela, proporcionando bastante espaço para sentar. Há também uma gaveta embaixo da cama para armazenamento.
Quarto principal mínimo
Griffin Enright Arquitetos
Há muitas maneiras de obter uma aparência organizada, incluindo o minimalismo moderno. As paredes brancas e a cama criam uma lousa em branco, enquanto a arte e as plantas acrescentam interesse.
Design mínimo de cozinha
Arquitetura Clima
Os armários modernos e a mistura de materiais conferem textura e interesse visual a este ambiente. Uma das melhores maneiras de dar uma aparência minimalista à cozinha é manter as bancadas limpas, como você pode ver aqui.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook