Uma lavadora de alta pressão é uma ótima ferramenta de limpeza. É muito tentador remover a sujeira de qualquer coisa da casa e do quintal para economizar tempo e esforço. Algumas coisas não devem ser lavadas à pressão. A possibilidade de danos é muito grande.
As lavadoras de pressão podem gerar uma pressão de mais de 5.000 libras por polegada quadrada (PSI). Em comparação, a sua mangueira de jardim produz cerca de 50 PSI. As lavadoras de alta pressão podem fazer furos no estuque, descascar a tinta e causar ferimentos. Tenha cuidado ao usar uma lavadora de alta pressão. Aqui estão algumas coisas para nunca lavar sob pressão.
Pessoas, animais de estimação e plantas
Qualquer coisa que faça buracos no estuque nunca deve ser destinada a seres vivos. A pressão pode rasgar a pele e arrancar os olhos em um instante. Ele destroça e corta flores e plantas tão rapidamente quanto um aparador de fios.
Cobertura Asfáltica
A lavagem sob pressão do musgo e da sujeira do telhado também pode remover os grânulos de proteção, causando vazamentos e deterioração. Você pode facilmente quebrar telhas mais velhas e quebradiças e forçar a entrada de água sob as telhas, que podem vazar para o sótão ou desenvolver mofo. Os reparos de vazamentos e crescimento de mofo são caros e demorados.
Estuque e revestimento
Sujeira e poeira aderem facilmente ao estuque. Deve ser lavado com água e sabão, escova de cerdas e mangueira de jardim. A lavagem sob pressão pode derrubar pedaços soltos e pedras. A pressão também força a água através de rachaduras e penetrações. Se o spray não estiver se movendo constantemente, ele poderá fazer furos no estuque.
Todo o revestimento é lapidado para eliminar a água. As lavadoras de alta pressão podem forçar a água sob o revestimento e na estrutura de madeira. A borda inferior do revestimento de vinil e alumínio contém orifícios de drenagem para permitir que a condensação escape. Lavar por baixo borrifa água pelos buracos e atrás do revestimento. Pulverizar contra as voltas do revestimento também força a água para trás do revestimento.
O revestimento de alumínio e fibrocimento tem um acabamento de pintura que uma lavadora de alta pressão pode remover. A tinta e a mancha podem ser removidas do revestimento de madeira – o que é uma vantagem se você planeja repintar. Reparar tintas e manchas danificadas é demorado, caro e raramente perfeito.
Os fabricantes do revestimento de fibrocimento James Hardie recomendam não limpá-lo com lavadora de alta pressão. É uma das únicas maneiras de danificar o produto.
Fachadas de Pedra e Tijolo
As lavadoras de alta pressão não danificam pedras ou tijolos, a menos que estejam rachados e soltos. A água vai explodir a argamassa solta. Os tijolos são porosos e absorvem umidade. A falta de argamassa permite que a água seja borrifada entre os tijolos, onde é mais facilmente absorvida. Chuva, neve e pragas ficam atrás da pedra e do tijolo quando falta argamassa.
Janelas e portas
As lavadoras de alta pressão podem perfurar e quebrar o vidro. Você pode borrifar muita água em sua casa através de uma janela quebrada em muito pouco tempo. A pressão pode remover a tinta dos caixilhos das janelas e portas e forçar a água através das vedações das portas e entrar nas cavidades das paredes mal vedadas.
A força do spray pode derrubar a massa da janela – especialmente se estiver seca e rachada. Pode até danificar as vedações de borracha ou espuma, permitindo vazamentos de ar e água.
Qualquer coisa elétrica
Medidores elétricos, tomadas externas e luminárias são projetados para resistir ao vento, neve e água da natureza – não ao jato concentrado de uma lavadora de alta pressão. Você pode forçar a água através de rachaduras nos fios, o que pode causar curto-circuito no serviço, no plugue ou no acessório.
Lavar com lavadora de alta pressão pode quebrar tampas de vidro, lâmpadas e tampas de plugues. Isso pode derrubar toda a luminária da parede. As luzes solares não são mais resistentes. Perfurar o coletor solar leva à compra de um novo acessório.
Ar condicionado e geradores
O spray de uma lavadora de alta pressão dobra ou esmaga facilmente as aletas de resfriamento. Aletas danificadas não dissipam bem o ar quente – fazendo com que a máquina trabalhe mais, desperdiçando energia e encurtando sua vida útil. A pressão também pode forçar a entrada de água nas conexões elétricas e na fiação, causando mau funcionamento.
As lavadoras de pressão podem cortar mangueiras e correias do gerador. A água também pode ser forçada para dentro de compartimentos elétricos, plugues e fusíveis – tornando seu gerador inoperante quando necessário.
Coberturas e toldos para pátios
O jato de jato da lavadora de alta pressão pode rasgar e rasgar toldos de tecido – especialmente toldos mais antigos que se deterioraram com o tempo. O poder do spray pode amassar as tampas de alumínio e descascar o selante.
Superfícies manchadas e pintadas
A maioria dos especialistas recomenda lavar sob pressão o deck, o revestimento e os móveis de madeira antes de restaurar ou pintar para remover completamente todo o produto antigo. A lavagem sob pressão não é uma boa ideia para limpeza geral. Manchas de tinta ou manchas removidas precisam ser reparadas. As seções reparadas prejudicam a aparência geral. Se o dano não for reparado, a madeira absorve umidade e pode desenvolver mofo.
Painéis solares
A lavagem de painéis solares sob pressão em seu telhado, trailer ou luzes de quintal pode anular sua garantia. Também pode perfurar os painéis, destacá-los, danificar as molduras e borrifar água nos painéis. Qualquer um deles faz com que os painéis parem de funcionar e desperdicem dinheiro, tempo e energia substituindo-os.
Veículos
Lavadoras de alta pressão podem amassar veículos. Eles podem lascar e remover tintas e molduras. A alta pressão pode forçar a água ao redor das vedações e para dentro do veículo e das chavetas. Pulverizar sob o capô pode cortar mangueiras e correias, causar curto-circuito nas conexões elétricas e danificar as aletas do radiador.
Algumas lavadoras de alta pressão afirmam ser seguras para uso em veículos. Isto pode ser verdade sob certas condições – ajuste de pressão, distância e ângulo de pulverização adequados. Pequenas alterações em qualquer um deles podem causar danos ao veículo.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook