
Almofadas reforçadas são aquelas almofadas longas e cilíndricas que são um complemento fantástico em qualquer cama, tanto estética quanto funcionalmente. Eles fornecem excelente suporte para o pescoço ou para as costas e ficam bonitos porque quebram o ângulo reto de todos os outros travesseiros de cama. É essa natureza muito arredondada, no entanto, que faz com que costurar um travesseiro pareça um pouco intimidante. Mas não precisa ser assim!
Este tutorial irá guiá-lo por todo o processo de costura de uma almofada reforçada, completa com zíper e botões. Pronto para começar? Vamos fazê-lo.
Nível DIY: Costura intermediária
Materiais necessários:
Forma de travesseiro de reforço (o exemplo usa um formato de 6”x26”) Zíper pelo menos metade do comprimento do seu travesseiro Dois (2) botões grandes de cobertura de meia bola Fio grosso (por exemplo, botão)
Ufa. Isso foi muita matemática. Mas agora terminamos essa parte – agora é hora de costurar! Se você quiser que sua almofada tenha alguns detalhes de acabamento nas laterais, agora é a hora de costurar a peça de acabamento no tecido principal, com a guarnição paralela ao corte da circunferência (em oposição ao corte longitudinal do formato do travesseiro).
(Esta é a aparência da sua peça de acabamento na almofada completa. Se você gosta desse visual, vá em frente e adicione-o agora. Se você não se importa com esse detalhe, fique à vontade para pular esta etapa.)
Use um ponto reto para prender o acabamento à peça de tecido principal, tomando cuidado para mantê-lo longe o suficiente da borda da peça de tecido para permitir uma margem de costura nas laterais franzidas.
Agora você vai querer costurar sarja ou zigue-zague nas bordas da peça principal do tecido, ao longo dos cortes longos do formato do travesseiro. Isso ajudará a eliminar o desfiamento próximo ao zíper, o que é sempre bom. A eliminação do desgaste, quero dizer. Não o desgaste real. Desfiar perto de um zíper é uma dor eterna. Você não precisa se preocupar com isso se tiver uma borda de ourela, mas costure ao longo de uma ou ambas as bordas se estiverem cruas.
Agora vamos abordar o zíper. Se você é como eu, já passou muito tempo sendo intimidado costurando zíperes nas coisas. Não se deixe intimidar. É relativamente indolor, eu prometo. Pegue um de seus retalhos finos de tecido de 1-1/8”. Dobre uma extremidade cerca de 1/2 ″.
Coloque a extremidade dobrada em uma extremidade do zíper para criar uma trava de zíper. Gosto de cobrir as travas grandes e feias que vêm nos zíperes, mas você pode colocar esse pedaço de tecido onde quiser.
Usando o calcador para zíper e mantendo a agulha da máquina o mais próximo possível dos dentes do zíper, costure o batente do tecido dobrado no zíper, em ambos os lados dos dentes. (Você precisará girar o zíper em torno de 180 graus, provavelmente, para fazer o outro lado, se não quiser mexer no calcador do zíper da direita para a esquerda ou algo assim.)
Repita esse processo, com o outro retalho de tecido de 1-1/8”, na outra extremidade do zíper. Acho útil deslizar o zíper para baixo alguns centímetros para tirá-lo do calcador do zíper da minha máquina. Tome cuidado para manter as pontas do tecido do zíper unidas, prendendo-as com alfinetes ou apertando-as manualmente com os dedos.
Bom trabalho. Seu zíper agora tem batentes de tecido superior e inferior e deve ser longo o suficiente para alcançar, ou mais longo, ambas as extremidades do lado em forma de travesseiro da peça de tecido principal.
Coloque o zíper no chão, com o lado direito voltado para cima. Coloque a peça de tecido principal em cima do zíper, com o lado direito voltado para baixo, alinhando a borda lateral do comprimento do travesseiro com a borda do zíper e das peças de tecido.
Se você adicionou acabamento à peça de tecido principal, o acabamento deve ficar perpendicular ao zíper neste ponto. Centralize o zíper na peça principal do tecido.
Prenda no lugar, se desejar, ou simplesmente junte as peças e, usando o calcador para zíper da máquina, costure as duas bordas. Isso incluirá costurar a peça principal do tecido no primeiro tecido do zíper, depois na borda do zíper e, em seguida, no segundo tecido do zíper, nessa ordem.
Dica: Para costurar uma linha reta, mesmo ao redor do zíper, mantenha o zíper fechado até ficar cerca de 3 ”de distância da extremidade do zíper. Deixe a agulha da máquina abaixada para manter o lugar na costura, mas levante o calcador para zíper.
Deslize o zíper para trás, para baixo, até passar um pouco do calcador do zíper. Abaixe o calcador para zíper.
Realinhe cuidadosamente a borda do tecido com a borda do zíper e continue costurando uma costura reta ao longo do zíper, o mais próximo possível dos dentes.
Esta é a aparência do seu zíper agora, preso à peça principal do tecido.
Desdobre o zíper de forma que o lado direito fique voltado para cima. Você vai querer criar uma aba com zíper agora.
Mantendo o zíper e o tecido plano, use o calcador para zíper para costurar uma aba do zíper na peça principal do tecido, o mais próximo possível dos dentes do zíper. O ideal é que a dobra principal do tecido fique exatamente no centro do zíper.
Metade da parte do zíper está feita e agora fica bem plana, graças à costura da aba do zíper.
Vá em frente e corte o excesso de retalhos de tecido em ambos os lados para que fiquem alinhados com a peça principal do tecido. Bom trabalho. Vamos passar para as peças laterais reunidas por um minuto agora.
Comece costurando ou costurando em zigue-zague um lado comprido de ambas as peças laterais do tecido.
Este lado em zigue-zague será, na verdade, o lado que está franzido e escondido sob o botão coberto nas extremidades do travesseiro, para que você não queira que ele desfie. Faça isso nas duas peças de tecido laterais.
Coloque a peça principal do tecido no chão, com o lado direito voltado para cima e o zíper de um lado. Na extremidade da circunferência (a extremidade paralela ao acabamento, se você adicionou o acabamento no início), coloque uma das tiras laterais do tecido, com o lado direito para baixo, em cima da peça principal do tecido, alinhando as bordas cruas. A borda em zigue-zague da tira lateral de tecido deve ficar mais próxima do meio da peça de tecido principal, e não alinhada na borda.
Costure as tiras laterais do tecido nas pontas da peça principal do tecido.
Ponto zigue-zague ao longo das bordas cruas.
Sua peça principal de tecido agora fica assim, com um zíper preso e duas tiras laterais presas em cada extremidade.
Abra as tiras laterais de tecido de forma que todos os lados direitos fiquem voltados para cima.
Dobre o tecido ao meio para que as tiras laterais do tecido fiquem dobradas assim como a peça principal do tecido. Basicamente, você deseja que a borda do zíper fique alinhada com o outro lado da peça principal do tecido. Porque é hora de acabar com esse zíper!
Assim como você fez antes, alinhe todas as bordas e use o calcador para zíper para prender o zíper na lateral do tecido, mantendo a costura o mais próximo possível dos dentes do zíper. Faça aquele truque de puxar o zíper também, para que sua costura fique bem e reta e não faça saliências ao redor do zíper.
Vire todo o tecido do lado direito.
Você notará que um lado do zíper fica ótimo, com a aba do zíper mantendo as coisas bem planas e arrumadas. O outro lado, a costura que você acabou de costurar, ainda precisa de uma aba com zíper. Agora é a hora de fazer isso.
Abra o zíper e deslize o tecido por baixo do calcador para zíper. Costure a aba de uma extremidade à outra da peça principal do tecido, mantendo a costura o mais próximo possível dos dentes do zíper. Lembre-se de manter a dobra da aba do zíper o mais próximo possível do centro do zíper; isso ajudará o zíper a ficar “invisível” quando for fechado.
Lá! Duas abas de zíper costuradas perfeitamente no lugar.
Posicione o formato do travesseiro dentro da fronha. Feche o zíper. Você acredita que está quase terminando? Tudo o que você precisa fazer agora é juntar o tecido lateral e adicionar os botões forrados.
Você deve ter dois botões grandes de capa prontos. Basicamente, esses botões permitem cobri-los com o tecido que desejar. Se você quiser um tecido contrastante em sua almofada, por exemplo, você pode cobrir os botões com algo que vai se destacar (botões vermelhos em uma almofada de jeans, por exemplo). Ou você pode manter o tecido igual ao resto da almofada.
Corte dois círculos do tecido de sua escolha de acordo com as instruções do botão da capa.
Esses círculos de tecido precisam ser grandes o suficiente não apenas para cobrir o botão, mas também para dobrar e prender nos dentes do botão.
Dobre o tecido em lados opostos do botão e prenda o tecido nos dentes; Achei útil usar uma borracha de lápis velha nos dentes. Certifique-se de que o tecido esteja bem esticado na lateral do botão frontal.
Trabalhe ao redor de todo o botão (achei mais fácil trabalhar em opostos – um pouco de um lado, depois um pouco diretamente em frente, etc.) até que todo o tecido esteja esticado e preso aos dentes do botão.
Verifique a suavidade na parte frontal antes de concluir o botão. Se parecer bom, é hora de colocar o botão de volta.
Encaixe o botão de volta no lugar. Isso deve cobrir os dentes e manter o tecido no lugar.
Repita para o outro botão. Você está pronto para terminar seu travesseiro agora.
Usando linha resistente, como aquela projetada para costurar botões ou outras finalidades pesadas, e uma agulha subsequentemente grande, dê um nó na linha e comece a costurar grandes pontos de alinhavo/reunião a cerca de 1” da extremidade em zigue-zague ou serrilhada do seu tira lateral de tecido.
Continue, a 1 polegada do final, em toda a circunferência do tecido lateral até chegar ao ponto inicial.
Puxe a linha com cuidado para que o tecido se junte e feche.
Mantenha a linha esticada e dê um nó para prendê-la com segurança. Fiz um nó triplo porque sou paranóico assim. Não corte a linha, pois você ainda precisará dela para prender o botão.
Use o dedo para enfiar as bordas do tecido dentro do orifício franzido.
Passe a agulha (com a linha resistente ainda presa ao tecido) através do suporte na parte de trás do botão e, em seguida, insira a agulha no tecido, diretamente através do orifício franzido de onde ela começou.
Continue costurando desta maneira – com a agulha saindo de um ponto do furo franzido, através da casa do botão, depois para a posição diretamente oposta no furo franzido, cerca de quatro vezes, puxando a linha entre cada ponto para que o botão fique preso com uma espécie de teia de fios.
Quando o botão estiver seguro e não houver lacunas visíveis no orifício franzido, você poderá dar um nó na linha.
Quando a linha estiver bem amarrada e você estiver satisfeito com a posição central do botão no orifício franzido, vá em frente e corte a ponta da linha. Repita do outro lado do travesseiro.
E, simplesmente assim, você terminou. Você costurou uma linda almofada de aparência profissional.
Jogue aquele cachorrinho na sua cama e dê um tapinha nas costas por um trabalho bem executado. Parece adorável.
E, por ter zíper, permite retirar a fronha reforçada e lavá-la quantas vezes quiser. Ou costure outro para mudar conforme as estações mudam. O que você quiser!
As possibilidades para você aproveitar esta almofada DIY são infinitas. (Se você estiver interessado em outros projetos de costura, considere verificar alguns pontos básicos de como costurar ou costurar sua própria capa de edredom e lençol justo).
Feliz DIY!
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook