Embora o gás seja essencial para a vida cotidiana – abastecendo tudo, desde veículos até o cortador de grama – ele não permanecerá bom para sempre. A gasolina, um combustível à base de petróleo, tem vida útil de cerca de três a seis meses depois de chegar ao tanque.
Dependendo do método de armazenamento e se você adicionou um estabilizador de combustível à mistura, o gás pode se degradar em um curto espaço de tempo, alterando sua composição química. Quando isso acontece, o gás deixa de ser eficiente e você deve descartá-lo. Por ser um produto químico tóxico, você não pode jogar fora o gás como a maioria dos outros produtos domésticos. Em vez disso, mostraremos como descartar o gás velho de maneira segura.
Como identificar a gasolina ruim
Se você não tiver certeza de há quanto tempo o gás está parado, existem alguns sinais que você pode observar para determinar se o gás está ruim.
Cor – A gasolina nova é transparente. Se o seu gás tiver uma cor turva ou enferrujada, ele estragou. Cheiro – o gás estragado não terá cheiro de gás normal – em vez disso, terá um cheiro distinto de azedo ou estragado. Problemas operacionais – Se o seu veículo ficou parado por meses com gasolina no tanque e você está tendo problemas no motor, a gasolina pode ser a culpada. Os sinais a serem observados incluem luz de verificação do motor, marcha lenta irregular, falha na partida e problemas de aceleração. O gás velho também pode impedir a partida do cortador de grama e causar outros problemas operacionais.
Se você suspeitar que o gás do seu tanque está estragado, você deve removê-lo. Deixá-lo pode causar corrosão, danos ao motor e bloqueios na linha de combustível. Você precisará sugar o gás – a maneira mais segura é através de uma bomba de sifão.
Como descartar gás velho
Depois de determinar que o gás estragou, é hora de descartá-lo. Antes de fazer isso, certifique-se de que a gasolina esteja em um recipiente plástico grosso de segurança. Os melhores contêineres para transporte e armazenamento de gás terão a marcação UL Approved (Underwriters Laboratories) ou FM Approved (Factory Mutual).
Encontre o site da Agência de Proteção Ambiental do seu estado
Cada estado possui uma regulamentação diferente para o descarte de gasolina. Como a gasolina é um material perigoso, você não pode jogá-la fora no lixo comum ou levá-la a um centro de reciclagem.
Em vez disso, pesquise “EPA do seu estado” para encontrar as instruções das agências estaduais.
Leve-o para um centro de resíduos perigosos
A gasolina é um produto químico tóxico. A maioria das agências estaduais orienta os residentes a levarem a gasolina a um centro de resíduos perigosos para descarte. Localize o centro mais próximo de você consultando o site da EPA do seu estado ou pesquisando Earth911.
Procure eventos de coleta comunitária
Verifique o site do governo local para eventos comunitários de coleta e reciclagem de resíduos perigosos. Muitas cidades e condados acolhem estes eventos várias vezes por ano, dando aos residentes a oportunidade de reciclar o lixo eletrónico e eliminar materiais perigosos. Certifique-se de verificar especificamente o descarte de gasolina antes de ir para o evento.
Como se livrar de pequenas quantidades de gasolina
Mesmo que você tenha apenas uma pequena quantidade de gasolina para descartar, levá-la ao centro de resíduos perigosos é sua melhor (e provavelmente a única) opção. Nunca jogue gasolina na pia ou na grama. É necessária apenas uma pequena quantidade de gasolina para poluir as fontes de água, e derramar gasolina na grama matará seu gramado.
Você pode deixar o gás evaporar?
Se você deixar a tampa da lata ou tanque de gasolina aberta, o gás começará a evaporar. Embora você possa pensar que esta é uma boa maneira de se livrar de uma pequena quantidade de gás, é perigoso. Permitir que o gás evapore libera produtos químicos tóxicos no ar, que podem ser fatais ou resultar em doenças graves. Em vez disso, coloque o gás em um recipiente seguro e leve-o para uma instalação de resíduos perigosos.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook