É importante sempre pesquisar antes de comprar um item, seja ele qual for. Isso é especialmente necessário quando você compra algo básico que usará por vários anos, como uma pia de cozinha, por exemplo. Então, por onde você começaria e como organizaria essa tarefa importante? Sugerimos dividi-lo em subcategorias com base nas características mais importantes, como tamanho, formato, material de que é feita a pia e tipo de instalação necessária. Depois de considerar todos os prós e contras e de se decidir sobre esses detalhes, você estará mais bem equipado para escolher uma pia de cozinha adequada para você e sua casa.
Seleção de tamanho – pequeno vs grande
Quando se trata de tamanho, existem duas opções principais para escolher. Você pode ter uma pia de cozinha pequena ou grande. Cada um destes dois tipos envolve uma série de subtipos, pelo que nem todos os lavatórios pequenos têm as mesmas dimensões e por vezes o tamanho está intimamente ligado a outros detalhes, como a forma do lavatório ou o tipo de instalação. Em qualquer caso, normalmente você pode saber imediatamente se sua cozinha pode acomodar uma pia grande ou não, ou se você precisa de uma. Lembre-se também de levar em consideração seu estilo de vida e a maneira como você costuma usar sua cozinha. Se você tem uma máquina de lavar louça e raramente usa a pia para outras tarefas, não faz sentido desperdiçar espaço valioso.
Escolha um formato: pias redondas
Pias redondas são muito populares. Eles têm uma aparência chique e são muito versáteis, pois podem conter pratos, potes e panelas de todos os tipos e formatos e tamanhos diferentes. Geralmente não são pequenos, mas também não são muito grandes e vêm em uma variedade de materiais diferentes, com vários tipos de acabamentos e em todos os tipos de cores. Isso significa que você tem muitas opções para escolher, uma vez que também decide os demais detalhes relacionados ao design da pia. Tenha em mente que pias redondas também costumam ser ótimas para cantos, caso você esteja considerando tal posicionamento.
Pias retangulares modernas
Pias retangulares com linhas elegantes e limpas e designs minimalistas são muito comuns em todas as cozinhas contemporâneas e geralmente são embutidas na bancada. Em comparação com as pias redondas, podem ser um pouco mais difíceis de limpar e menos versáteis, mas sua maior vantagem é o visual moderno e você não pode contestar isso, principalmente se quiser que a pia seja embutida na ilha da cozinha.
Pias de fazenda
Este estilo é muito reconhecível pela distinta frente do avental e pela vibração vintage que essas pias têm. Eles têm formato retangular, mas têm bordas curvas que suavizam um pouco sua aparência. Pias curvas são mais fáceis de limpar do que aquelas com linhas e ângulos nítidos. As pias da fazenda não vêm em muitas cores, acabamentos ou materiais, então você ficará limitado ao visual exclusivo, sem a possibilidade de personalizar muito a decoração da sua cozinha (pelo menos não no que diz respeito à pia).
Como escolher o material da pia de cozinha: aço inoxidável
O material com o qual uma pia é feita às vezes também determina a aparência da pia e a maneira como ela influencia o design interior de toda a cozinha. O aço inoxidável, por exemplo, é um material bastante comum quando se trata de pias. É muito durável e fácil de limpar, mas não se adapta igualmente bem a todos os estilos. Uma pia de aço inoxidável pode parecer natural em uma cozinha moderna ou com um toque industrial, mas não caberia muito bem em uma cozinha vintage ou tradicional.
Pias de cozinha de porcelana
Pias de porcelanato são super comuns em banheiros, mas não tanto em cozinhas, pelo menos não nas modernas e contemporâneas. Isso porque as pias de porcelana tendem a ter um clima vintage. Um exemplo perfeito seria a pia da fazenda. Por outro lado, as pias de porcelana vêm em praticamente qualquer cor que você possa imaginar, o que é uma grande vantagem se você colocar muita ênfase na personalização.
Pias compostas de granito
Essas pias são muito resistentes e duráveis, mas nem todo mundo gosta de sua aparência manchada. Lembre-se de que nem todas essas pias são salpicadas, pois você pode encontrar designs que têm uma aparência uniforme e monocromática e ficam incríveis em cozinhas modernas e contemporâneas. A maior vantagem das pias compostas de granito é o fato de serem resistentes a arranhões, lascas e manchas de água.
Pias de pedra natural
Sim, essas pias podem parecer muito legais e elegantes e antes de você se apaixonar completamente por elas, reserve um tempo para considerar também as desvantagens de ter uma pia de pedra natural na cozinha. Em primeiro lugar, será suscetível a arranhões, lascas e manchas e exigirá manutenção especial. Você terá que limpá-lo com produtos especiais e selá-lo regularmente. Além disso, pias de pedra podem ser bem caras, então também tem isso.
Configuração da pia – o número de tigelas
Outro aspecto que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma pia de cozinha é a quantidade de cubas que a pia terá. A opção mais simples é uma pia de tigela única. É bastante autoexplicativo. É apenas uma pia normal. Esta opção dá-lhe a possibilidade de escolher entre uma variedade de formatos e tamanhos diferentes e é adequada para cozinhas pequenas. Depois, há a pia de tigela dupla que tem duas tigelas. Essa combinação oferece mais versatilidade na hora de preparar, secar e lavar louça. É claro que tal pia seria muito grande e custaria mais do que uma pia de tigela única. Você também deve levar em consideração que são possíveis várias configurações diferentes e isso inclui ter uma pia normal mais uma tigela menor, duas tigelas de dimensões iguais ou duas ou mais pias separadas.
Tipo de instalação: pias de montagem superior
Essas pias são o tipo mais comum de todos. Eles são inseridos em um orifício pré-cortado na bancada e possuem bordas largas que os sustentam. Eles são muito fáceis de instalar em comparação com os outros tipos. Porém, o fato da borda da pia ficar exposta limita sua versatilidade e também torna mais difícil a limpeza.
Pias subterrâneas
Uma pia embutida é fixada na parte inferior da bancada usando clipes especiais, mas também pode ser apoiada por baixo pela estrutura do gabinete baixo. Essas pias ocupam menos espaço em comparação com as pias de montagem superior, pois sua borda não fica exposta. São fáceis de limpar e têm um aspecto muito moderno. Ao mesmo tempo, geralmente são mais caros.
Pias embutidas
estes são de longe o tipo de pia de cozinha mais caro e também o mais problemático. Nesse caso, a superfície da bancada flui perfeitamente para a pia, de modo que não há bordas visíveis ou alterações no material e a transição é perfeita. Isso torna a pia muito eficiente em termos de espaço e fácil de limpar. No entanto, essas pias são difíceis de encontrar e precisam ser encomendadas junto com a bancada.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook