Ao decorar uma sala de estar, um dos maiores e mais importantes desafios é decidir que tipo de assento usar. Você deve comprar um sofá, um sofá grande, dois sofás, um sofá e duas cadeiras ou um monte de poltronas? Talvez alguns pufes e pufes também funcionassem bem. Existem muitos arranjos de móveis possíveis para você escolher. As cadeiras são complicadas porque são um pouco difíceis de trabalhar. Além disso, com tantos designs e estilos diferentes para escolher, encontrar o visual certo nunca é fácil.
Escolha as cadeiras da sua sala de acordo com o estilo escolhido para o resto do ambiente. Em uma sala moderna, cadeiras elegantes como a Eden ou a Mag podem adicionar um toque escultural à decoração. Seus designs são simples, mas também um pouco atraentes graças às formas inesperadas. Dependendo de como o resto da sala está decorado, essas cadeiras podem se misturar ou se destacar.
É importante que as cadeiras e o sofá sejam confortáveis. Por isso coleções como a Ghost são ótimas opções. Eles estão vestidos com um tecido luxuoso e parecem muito aconchegantes e confortáveis. Escolha o tecido brocado para um look marcante ou a versão mais simples de linho branco para um look clean e fresco.
Poltronas como esta da coleção Ungaro Home são perfeitas para recantos de leitura aconchegantes. O formato das cadeiras permite várias posições de assento confortáveis, especialmente quando combinadas com um banquinho ou pufe correspondente. Para maior conforto, adicione mais almofadas de destaque.
Designs como Jill podem criar cadeiras maravilhosas para decorações de salas de estar que parecem convidativas. Na verdade, o design é versátil e simples o suficiente para ficar lindo também em outros ambientes, como um quarto ou escritório doméstico.
Uma cadeira da sala pode ser uma fonte de cor para este espaço. Na verdade, as cadeiras em geral podem cumprir esse papel de muitas maneiras elegantes. As possibilidades são inúmeras. Uma opção é escolher uma ou mais cadeiras de destaque na cor selecionada para aquele ambiente específico. Outra ideia é considerar peças como a poltrona Joya que acrescentam mais do que cor ao ambiente.
Ao decorar um ambiente, procure organizar os móveis de forma a otimizar a conversa cara a cara. Por exemplo, coloque o sofá e as cadeiras um em frente ao outro, com uma mesa de centro entre eles. Isso também se aplica quando você usa apenas cadeiras sem sofá ou seccionais na imagem. Ondaretta oferecerá algumas opções de design exclusivas neste caso.
Uma de suas peças mais estilosas é a cadeira Bai que está disponível em diversos modelos e cores, inclusive na versão com base giratória. As cadeiras giratórias para salas de estar são uma opção prática, embora muitas vezes tendam a ter um aspecto mais casual do que outros modelos. Eles são adequados para espaços modernos e descontraídos e muitas vezes também podem ser usados como cadeiras de mesa.
É importante manter uma distância confortável entre a cadeira e os demais móveis do ambiente. A distância entre uma mesa de centro e um sofá ou cadeira deve ser algo entre 14” e 18”.
A distância entre duas cadeiras ou uma cadeira e um sofá não deve ser superior a 3 metros, nem inferior a 90 centímetros. Dessa forma, você pode ter certeza de criar uma disposição de assentos confortável, ideal para conversas, ao mesmo tempo que permite a privacidade de todos.
Você pode usar móveis para dividir um espaço. Claro que divisórias são sempre uma opção, mas cadeiras e sofás podem ser uma ótima alternativa. Também é possível usar uma divisória como substituto da parede se quiser que as cadeiras da sala tenham algum tipo de fundo atrás delas e se sintam mais confortáveis.
As cadeiras da sala podem servir como pontos focais para o ambiente. Essa função também pode ser desempenhada pela mesa de centro, lareira e muitos outros recursos. Se você quer que uma cadeira se destaque, considere uma que tenha uma cor interessante que contraste com o resto da decoração, um formato interessante ou considere posicioná-la em um canto ou um pouco afastada de outros assentos.
Ao organizar os assentos na sala de estar, certifique-se de colocar todos os assentos com as pernas completamente dentro ou fora do tapete. Evite ter cadeiras oscilantes ou criar monstruosidades. Isto é algo a considerar antes de escolher as dimensões do tapete.
Certifique-se de deixar espaço suficiente entre a mesa de centro e as cadeiras para que você e seus convidados não se sintam desconfortáveis. Além disso, preste atenção à relação de tamanho entre a mesa de centro e as cadeiras ou sofá. Evite grandes contrastes e garanta uma decoração coesa e harmoniosa por toda parte.
As cadeiras da sala são uma ótima alternativa quando não há espaço suficiente para um sofá na sala ou se você simplesmente deseja dar ao espaço um toque mais arejado e aberto. Cadeiras também são melhores que sofás ou seções se você quiser oferecer um pouco de intimidade a cada pessoa.
Outro detalhe a levar em consideração na hora de organizar os móveis da sua sala é a distância entre a mesinha lateral e as cadeiras. Basicamente as cadeiras precisam estar próximas o suficiente da mesa para poder colocar uma bebida sem esforço e sem medo de derrubá-la acidentalmente.
Existe uma boa relação entre cadeiras e mesas laterais. Em muitos casos, eles se complementam de diversas maneiras. Por exemplo, uma cadeira e uma mesa lateral podem apresentar cores ou formas complementares. Qualquer um deles pode servir como peça de destaque ou até mesmo como ponto focal para o ambiente.
Cadeiras e seccionais também são mais práticas do que sofás, no sentido de que permitem múltiplas configurações de assentos e podem ser reorganizadas e reposicionadas de muitas maneiras diferentes. Este tipo de flexibilidade é preferido em certos casos, especialmente quando se tem uma planta aberta ou um layout flexível.
Unifique uma disposição de assentos com um tapete de área. Porém, não se esqueça do que mencionamos anteriormente sobre colocar as cadeiras com todos os pés ou sem pés no tapete. Isto também se aplica a sofás, seccionais e mesas. É uma forma de manter um visual coeso, organizado e simétrico.
Certifique-se de deixar pelo menos um metro de espaço para caminhar ao redor da sala. Você deseja poder se movimentar sem esbarrar nos móveis ou evitar derrubar luminárias, cadeiras, mesinhas laterais e outras coisas. Você também deve tentar criar uma passarela de cerca de 10” a 36”.
Há também muitos outros detalhes a serem levados em consideração na hora de decorar e organizar uma sala de estar. A altura das obras de arte nas paredes é uma delas. Normalmente, a obra de arte deve ser colocada ao nível dos olhos, o que significa cerca de 57″ do chão. No entanto, reserve um momento para considerar como o espaço será usado. Se todos estiverem sempre sentados, você pode diminuir um pouco a arte.
Também existem muitos erros de decoração que você deve evitar cometer. Por exemplo, tente manter a entrada desimpedida. Isso significa evitar colocar móveis nessa área que possam causar desconforto. Não coloque cadeiras muito próximas da entrada ou em um ângulo desconfortável.
De todos os layouts de assentos possíveis que envolvem sofá e cadeiras, três são os mais populares. O layout arredondado cria um ambiente íntimo. Neste caso, o sofá e as cadeiras ficam de frente um para o outro e as cadeiras estão um pouco viradas para dentro. Esse tipo de layout inspira conversas e parece muito convidativo.
Outra opção popular é o layout quadrado, onde o sofá e as cadeiras ficam frente a frente em ângulos retos. A versão clássica inclui um sofá e duas cadeiras e são possíveis variações com mais cadeiras que também ocupam as laterais. No centro está a mesa de centro.
O layout em forma de L apresenta assentos em dois lados da sala. Este é um layout aconchegante e casual que pode ser criado com ou sem sofá. Peças de mobiliário adicionais podem ser adicionadas. Por exemplo, uma mesa lateral pode ocupar o espaço ao lado do sofá enquanto uma cadeira fica do outro lado. A mesa de centro não é obrigatória, embora una muito bem as coisas.
Evite empurrar todos os móveis contra as paredes da sala. Puxe as cadeiras e o sofá a pelo menos 30 cm da parede para garantir um ambiente mais descontraído e menos formal. Esta ideia de design pode ser adaptada tanto para salas de estar pequenas como espaçosas.
Na hora de escolher a mesa lateral para sala ou qualquer outro espaço preste atenção na sua altura. Não deve ser mais alto que a altura do braço da cadeira e não deve ser inferior à altura do assento. O melhor é escolher uma dessas peças, medir e depois descobrir qual seria a melhor peça complementar para ela. A altura ideal para a mesa lateral é 3” menor que o braço da cadeira.
O formato e a cor da mesa lateral também são importantes. Por exemplo, uma mesa lateral com tampo redondo pode ser uma boa opção para uma sala que possui cadeiras com assentos e encostos arredondados. Desta forma, o tampo redondo destacaria outras características semelhantes nos móveis existentes.
Use cadeiras para dividir um grande espaço. É mais fácil fazer isso com poltronas robustas como estas. Você pode colocar dois deles lado a lado para criar uma barreira entre os assentos e o espaço de jantar adjacente no caso de uma planta aberta. Você também pode fazer isso com um sofá.
Coloque os móveis na diagonal para fazer um cômodo pequeno parecer mais espaçoso. É claro que isto não se aplica a tudo numa sala, mas uma cadeira colocada diagonalmente num canto da sala pode realmente fazer a diferença, mesmo que você ache que não é exatamente a maneira mais eficiente de usar aquele espaço específico.
Se você acha que as poltronas são muito volumosas e robustas para o seu quarto minúsculo ou se deseja criar um ambiente casual e relaxante, considere usar pufes. Além disso, os pufes também podem ser uma alternativa muito nova. Estas também podem ser usadas em combinação com uma mesa de centro ou mesa lateral.
Tenha cuidado ao posicionar a TV na sala. A altura em que é colocado é particularmente importante. A TV deve ser colocada 30” acima da altura mais baixa do assento na sala. Portanto, lembre-se desse detalhe na hora de comprar cadeiras ou se você já possui uma disposição de assentos e deseja encontrar o melhor local para a TV.
Você também deve estar atento à iluminação da sala. Você não quer que os abajures de mesa sejam derrubados facilmente ou que os abajures de chão emitam luz em ângulos desconfortáveis. Aproveite o tempo para experimentar cada assento da sala e descobrir se a iluminação é ou não suficiente e bem posicionada em toda a sala.
Um dos maiores desafios na hora de selecionar as cadeiras ou assentos em geral para a sala é encontrar o equilíbrio certo entre aparência e conforto. Obviamente, você deseja que o mobiliário seja confortável e atenda à função a que se destina. Ao mesmo tempo, deve parecer bom no contexto.
As proporções também são importantes. Uma cadeira pequena ficaria estranha em uma sala, mesmo que tivesse um design muito elegante ou uma cor bonita. Pense em cada peça em relação a tudo o mais na sala. Isso tem a ver com cores, dimensões, formas, materiais e tudo mais relacionado aos seus designs.
Às vezes, espreguiçadeiras são preferidas em salas de estar porque, bem, são muito confortáveis. No entanto, nem todos os layouts e estilos podem acomodar adequadamente uma poltrona. Você precisa pensar em todos os detalhes antes de fazer uma compra. Pense onde a cadeira será colocada e como ela será posicionada em relação à mesinha lateral, mesinha de centro, sofá e tudo mais.
Espreguiçadeiras costumam ser uma boa opção para cantinhos de leitura. Da mesma forma, pufes, poltronas de dois lugares e almofadas de chão podem ser opções interessantes para um cantinho de leitura confortável e aconchegante.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook