As vigas expostas do teto são uma característica arquitetônica interessante e têm a capacidade de tornar um espaço totalmente único. Às vezes, porém, você pode se perguntar se o seu estilo de design individual se encaixa em um espaço com vigas no teto.
Digamos que você esteja em busca de um ótimo apartamento e encontrou um candidato perfeito… mas não tem certeza se as vigas do teto vão atrapalhar toda a vibração da sua decoração. Já esteve lá? Ou talvez você esteja pensando em projetar e construir sua própria casa, mas não tem certeza de qual direção seguir com os tetos da grande sala.
Felizmente, há uma grande variedade de estilos e tipos de vigas de teto e, se você gostar do visual, certamente encontrará a combinação certa para você. Aqui estão algumas idéias para diferentes tipos de vigas de teto e os estilos com os quais elas foram combinadas.
Os tipos comuns de vigas de teto
Ao contrário do que possa parecer, na verdade existem vários tipos diferentes de vigas de teto. Muitos deles parecem semelhantes, mas diferem em outros aspectos. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de vigas de teto que normalmente são usadas em projetos residenciais e outras estruturas semelhantes.
Vigas de martelo
São vigas curtas normalmente feitas de madeira maciça. Eles são fixados nas paredes com suportes e são projetados para suportar o peso do telhado. Essas vigas podem ser posicionadas horizontalmente ou verticalmente.
Vigas encaixotadas
Você pode reconhecer facilmente as vigas em caixa pelo padrão que elas formam depois de instaladas. Eles lembram tetos em caixotões e formam um padrão semelhante a waffles com seções quadradas ou retangulares que parecem caixas. Eles são bastante atraentes.
Vigas de madeira falsa
Nem todos os tipos de vigas têm a função de sustentar a cobertura. Alguns são projetados para serem decorativos. Como tal, eles realmente não precisam ser muito sólidos e resistentes, eles só precisam ter a aparência que são. As vigas de madeira falsa têm apenas três lados e são ocas por dentro. Parecem vigas normais quando vistas de baixo, mas não são tão pesadas e não desempenham a mesma função.
Vigas de poliuretano
Se você não é um grande fã de vigas de madeira maciça, existem alternativas que você pode experimentar. As vigas de poliuretano são uma opção particularmente interessante porque são leves, o que é uma grande vantagem em muitos casos, facilitando muito todo o processo de instalação. Eles também são melhores para estruturas localizadas em áreas com alta probabilidade de terremotos. Eles ainda podem ser pintados ou envernizados como vigas de madeira normais.
Dramático:
Um alto contraste entre as vigas expostas do teto (alto brilho, preto) e o próprio teto (fosco, branco) proporciona um estilo visual imediato e arrojado que continua em todo o espaço clássico em preto e branco. Altos contrastes no design serão sempre atraentes, e as vigas do teto podem ser o meio perfeito para esse contraste.
Concreto Contemporâneo:
Perfeito para quem gosta de um estilo moderno e minimalista. Linhas limpas, chique urbano esparso.
Nervoso
Quando o seu estilo acolhe detalhes industriais, você pode optar por um teto com vigas de aço e instalações elétricas e dutos expostos. Justapõe-se de forma interessante aqui com móveis em tons mais formais.
Rústico Moderno:
Tábuas de teto de madeira com acabamento áspero com toque cru e vigas robustas proporcionam calor e textura a uma cozinha. Muitas cores neutras, tecidos e superfícies variadas e um toque de preto fazem com que o espaço pareça mais uma casa de campo contemporânea do que uma cabana de madeira.
Orgânico Natural:
Neste espaço, o forte arquitetónico são as vigas de madeira expostas (tetos, paredes, cantos), tornando o estilo inerente a toda a casa uma ode ao Natural. Este estilo de design é realçado por elementos de decoração inspirados na terra e na natureza, como a cabeça de veado e as cadeiras de jantar de madeira.
Simplicidade chique:
Um teto de madeira com vigas pesadas, combinado com paredes de concreto bruto, piso de concreto manchado e muita luz natural, é uma maneira ideal de abraçar o elemento natural do estilo simples, mas chique. Há uma sensação de equilíbrio e paz maravilhosamente discreta em meio a essas linhas arquitetônicas retas.
Elegância caseira: uma sala iluminada e iluminada, decorada com uma coleção sofisticada de peças aconchegantes e acolhedoras, é enfatizada por um teto com vigas pesadas (com vigas de madeira escuras e grossas que refletem a mancha do piso) e piso de madeira. Pintar o teto de branco e deixar as vigas de madeira naturais complementa o esquema geral de design de todo o ambiente.
Confortavelmente Casa de Campo:
Num espaço onde os tectos são abobadados, baixar e expor algumas vigas do tecto irá realmente aumentar a sensação de calor e aconchego no espaço sem sacrificar a beleza arquitectónica e a amplitude do tecto alto. Este é um ótimo design para quem tem um estilo de casa de campo aconchegante e acolhedor em sua casa.
Não importa qual seja o seu estilo, as vigas do teto feitas da maneira certa podem certamente melhorar a aparência do seu espaço. O que você acha? Você tem vigas expostas no teto em seu espaço? Você gosta deles?
Prós e contras das vigas decorativas do teto
Você pode ficar tentado a decorar seu teto com vigas, mas antes de fazer isso você deve considerar as implicações de tal fato. As vigas decorativas oferecem prós e contras, por isso é importante levar todos os elementos em consideração para tomar uma decisão informada.
Vantagens:
Vigas decorativas podem adicionar interesse a um teto particularmente alto. Esta é uma ótima maneira de fazer com que um ambiente muito alto pareça mais íntimo e convidativo, em vez de parecer intimidante. Isto aplica-se não apenas a espaços residenciais, mas também a todos os outros tipos de estruturas.
Você também pode usar vigas decorativas para destacar um determinado estilo arquitetônico. Por exemplo, se você estiver optando por um design em estilo de casa de fazenda, algumas vigas no teto podem definitivamente ajudá-lo a obter a aparência desejada. Certifique-se de decorar as vigas de uma forma que combine com o estilo.
As vigas do teto também podem melhorar uma casa e agregar valor de revenda a ela. Mesmo que sejam apenas decorativos, ainda acrescentam muito ao espaço. Além disso, as vigas do teto sempre têm um grande impacto visual em um espaço, independentemente da altura do teto ou do estilo em que está decorado.
Desvantagens:
Embora as vigas decorativas possam ajudar uma sala grande ou muito alta a parecer mais convidativa e íntima, elas não são ideais para salas pequenas. Muitas vezes, eles podem dominar espaços pequenos e, às vezes, adicionar um interesse visual desnecessário ao teto.
É claro que há também uma desvantagem óbvia que você também deve considerar: o custo. A instalação de vigas no teto é cara tanto pelos materiais envolvidos quanto pelo custo real de instalação. Tenha em mente que nem todos os tetos com vigas ficam bem, então você precisa fazer um grande investimento se quiser ótimos resultados.
Você também deve levar em consideração o custo de aquecimento e resfriamento de uma sala com teto com vigas expostas. Esses espaços tendem a ter menos isolamento, o que pode aumentar estes custos, por isso esteja preparado para isso se quiser adicionar vigas decorativas a um espaço.
Este é um lindo uso de vigas decorativas de madeira para adicionar uma sensação calorosa e convidativa a esta área de estar de conceito aberto. O teto também é muito simples, sem luminárias suspensas, o que dá ainda mais ênfase às vigas. Este é um espaço projetado pelo estúdio Denise Morrison Interiors.
Cabanas de montanha e tetos com vigas são uma combinação perfeita para o ponto em que é incomum ver um retiro na montanha que não possui vigas. Com isso em mente, há muitas oportunidades lindas aqui para transformar o teto em um ponto focal. Confira este lindo design do estúdio NSM Construction se quiser algumas dicas.
É claro que as vigas do teto também podem adicionar calor a um ambiente. Eles também podem ser usados para delinear visualmente uma área grande e aberta em seções distintas ou para adicionar mais interesse visual a uma parte específica da sala. Este quarto familiar tradicional projetado pela Dresser Homes pode dar uma ideia de como essa estratégia pode funcionar.
As vigas do teto nem sempre são retas. Se falamos de vigas decorativas, há muitas oportunidades para ser criativo com seus designs, formas e padrões. Nós realmente amamos as linhas curvas deste lindo teto desenhado pelo estúdio Carolina Timberworks. O design arqueado confere a este espaço uma estética muito grandiosa e dramática.
Se você realmente deseja que as vigas do teto se destaquem, considere um design de alto contraste. Esta sala de estar de conceito aberto projetada por Sharif
Por outro lado, às vezes é melhor que as vigas do teto se misturem em vez de se destacarem. Estes foram pintados de branco para combinar com o teto e as paredes deste quarto de aparência aconchegante. É um visual lindo para uma casa de praia. As vigas conferem uma sensação calorosa e aconchegante, enquanto a paleta de cores claras cria um ambiente arejado e arejado. Este é um projeto criado pelo estúdio Ink Architecture Interiors.
Obviamente, você pode instalar vigas no teto em qualquer ambiente, incluindo a cozinha. Na verdade, esta é uma das poucas maneiras pelas quais você pode adicionar visual interessante a este espaço e torná-lo mais convidativo sem comprometer sua funcionalidade. Aqui está um belo exemplo do estúdio Kitchen
Não é apenas o material e o acabamento das vigas que podem proporcionar uma estética interessante, mas também a forma como as vigas do teto são instaladas. Ao lidar com vigas de suporte, você tem opções bastante limitadas, mas as vigas decorativas são uma história totalmente diferente. Aqui as vigas foram utilizadas para criar um efeito visual realmente bonito no teto desta área de estar e jantar. Foi um projeto da Lux Lighting Design e é muito inspirador.
Como mencionado anteriormente, o tipo de vigas que você usa em um espaço deve estar de acordo com o ambiente e seu estilo. Um belo exemplo nesse sentido é esta linda marquise do estúdio Denise Quade Design. Embora o teto seja bastante diferente do resto do espaço, combina muito bem com as portas francesas e o seu padrão de grelha.
Sem as vigas do teto esta sala certamente não seria a mesma. O teto é um belo ponto focal para esta sala e as vigas acrescentam muito caráter ao espaço com seu design e visual detalhado. Eles são bem grandes e pesados, mas conseguem parecer leves e delicados. Foi um projeto da Syringa Realty
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook