O brilho de uma cor é a maneira como você percebe a relativa luminosidade ou escuridão daquela cor específica. Os cientistas demonstraram que o brilho das cores pode afetar o seu humor de maneira positiva. Usar cores brilhantes estrategicamente em seu esquema de cores interiores irá energizar e ativar seus quartos e trazer um impacto geral positivo para sua casa.
O que é brilho de cor?
As cores brilhantes parecem emitir mais luz do que as cores escuras. É fácil confundir o brilho de uma cor com a sua luminosidade. Uma distinção fácil é que o brilho é uma medida subjetiva da luz refletida de uma cor. Em contraste, medimos a luminosidade de uma cor por um padrão objetivo usando outras cores como o branco como referência.
Outro termo confundido com brilho de cor é saturação. Esses são termos relacionados, mas descrevem qualidades distintas de cor. A saturação descreve a intensidade ou pureza de uma cor, e não sua luminosidade percebida. Uma cor mais brilhante pode parecer mais saturada e, inversamente, à medida que diminui o brilho de uma cor, ela pode parecer menos saturada.
Os efeitos das cores brilhantes em nosso humor
Os cientistas há muito estudam o efeito da cor no nosso humor e comportamento. Muitos desses estudos mostraram que o brilho das cores pode ter um impacto poderoso no humor e no estado de alerta.
Cores brilhantes impactam o humor e a emoção – Certos estudos científicos demonstraram que cores brilhantes como o vermelho e o amarelo aumentam a sensação de felicidade e bem-estar. Cores brilhantes ativam a atenção e a memória – Outros estudos mostraram que telas coloridas têm maior probabilidade de atrair a atenção e aumentar as chances de serem lembradas. É por isso que os profissionais de marketing usam cores brilhantes com tanta frequência em publicidade. Cores brilhantes melhoram o desempenho das tarefas – Estudos mostram que cores brilhantes melhoram o desempenho em tarefas que exigem um alto nível de atenção. Cores brilhantes estimulam a fome e o apetite – Alguns estudos demonstraram que cores brilhantes aumentam o apetite. É por isso que embalagens de alimentos com cores vivas são comuns em empresas comerciais. Cores brilhantes podem levar à superestimulação – Alguns estudos demonstraram que o uso excessivo de cores brilhantes pode produzir fadiga visual e mental por meio da superestimulação.
Medindo o brilho de uma cor
Cientistas e especialistas em cores complicaram métodos matemáticos e modelos de cores para medir o brilho, mas também existem maneiras práticas de medir a maneira como uma cor física reflete a luz.
Valor de refletância de luz
Este é um valor numérico que as empresas de tintas atribuem a cada tinta individual numa escala de 0 a 100. Cores de tinta com números LRV próximos a 100 são altamente refletivas, enquanto aquelas próximas de 0 são menos refletivas. Use este número para ajudar a determinar o brilho de uma cor. Embora esta não seja uma representação estritamente precisa do brilho de uma cor, é um número útil porque é fácil de entender e comparar.
Avaliação Visual
Como qualquer pessoa que tenha trabalhado para descrever uma cor para outra pessoa sabe, a maneira como vemos a cor é subjetiva. O brilho percebido de uma cor específica pode parecer maior do que para outra pessoa ou em relação a outra cor. É importante comparar uma cor com outras para determinar seu brilho. Também é importante compreender como a iluminação de uma determinada sala pode impactar o brilho percebido de uma determinada cor.
Programas
Existem também ferramentas de software que podem ajudá-lo a determinar o brilho de uma cor e também como a cor aparecerá no seu espaço. Isso inclui software de gerenciamento de cores que converterá a cor em valores analisados por um espaço de cores padronizado, como o espaço de cores CIELAB. Ou você pode usar um software de edição digital como Adobe Photoshop. Basta selecionar uma cor em uma imagem e usar as ferramentas de medição de cores do software para medir o brilho de uma cor.
Usando brilho colorido para criar espaços eficazes
Cores brilhantes podem trazer uma nova vibração e uma aparência moderna ao seu design de interiores. Reunimos algumas maneiras pelas quais os designers usam o brilho das cores de maneira eficaz.
Combine cores brilhantes com uma base neutra e clara
Cores brilhantes são intensas e podem criar exaustão visual se usadas em excesso. Combine tons brilhantes com um fundo claro e neutro para proporcionar um descanso relaxante aos olhos. Este design de sala de estar é eficaz porque combina apenas alguns tons de cores brilhantes com peças de base neutras e paredes brancas.
Use cores brilhantes do mesmo matiz
Crie um esquema de cores emocionante, mas monocromático, com tons brilhantes de vários tons. Isso ajudará a silenciar a intensidade das cores fortes do design e a equilibrá-las com tons suaves da mesma família. Sempre aplique bastante textura para ajudar a criar profundidade no design.
Use cores brilhantes em espaços escuros
Uma das qualidades mais valiosas das cores brilhantes é que elas parecem brilhar por dentro. Use esse recurso a seu favor, pintando uma cor brilhante em um espaço que recebe pouca ou nenhuma luz.
Emparelhar tons brilhantes complementares
As cores brilhantes ficam deslumbrantes com seus tons complementares: azul e laranja, vermelho e verde, e amarelo e roxo. Esses pares combinam uma cor quente com uma cor fria para proporcionar equilíbrio. Use esta combinação a seu favor, combinando um tom brilhante e vibrante com uma versão suave da outra cor.
Use cores brilhantes para ampliar espaços pequenos
Não reserve cores brilhantes apenas para espaços grandes. Em vez disso, maximize o potencial de um espaço pequeno adicionando papel de parede brilhante, piso e arte na parede. Isso ajuda o espaço a parecer planejado e valorizado.
Tons de terra temperamentais com cores brilhantes
Os fundos escuros ajudam as cores brilhantes a se destacarem. Considere combinar tons terrosos profundos e frios, como azul, verde e marrom, com apenas alguns elementos de cores brilhantes. Isto é inesperado, mas é uma combinação de cores ainda mais interessante que aumentará o apelo visual da sala.
Use cores brilhantes no quarto infantil
As crianças têm uma energia infinita, por isso as cores vivas nos seus espaços são a combinação ideal. Tenha cuidado para não levar essa ideia ao mar e criar muita estimulação visual, mas com a quantidade certa de tons neutros, detalhes em cores brilhantes criarão um ambiente com energia criativa.
Cores brilhantes ao ar livre
A luz solar elimina a intensidade visual da cor. Use cores brilhantes em ambientes externos para criar uma exibição externa de alto impacto.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook