Todos nós já estivemos lá. Aquele temido momento em que você sabe que terá um trabalho difícil devido a um acidente que resultou em uma mancha no carpete. Existem muitas situações diferentes em que isso ocorre.
Por exemplo, a cera pode causar grandes manchas no carpete. O mesmo acontece com a tinta de uma caneta ou impressora. Mas ambos podem ser removidos. Assim como a tinta pode! Hoje vamos aprender como tirar tinta do carpete para evitar que você tenha problemas futuros.
Dicas sobre como tirar tinta do carpete
Antes de começar a remover tinta de carpete, você precisa saber como remover tinta de carpete. Mas antes de fazer isso, você precisa conhecer algumas dicas que vão facilitar muito o seu trabalho. Qualquer ajuda… bem, ajuda.
Nunca é demais tentar coisas novas, a menos que você não se eduque de antemão. Aprender algumas coisas sobre o seu projeto não apenas lhe dará conhecimento, mas também lhe dará confiança. Então, dê uma olhada nessas dicas.
Limpe imediatamente
Esta é provavelmente a dica mais útil que você pode ter. Sempre limpe a tinta imediatamente após ela ser derramada. Não importa que tipo de tinta seja, limpe-a assim que notar. Mesmo que não seja um bom momento.
Se estiver no meio de um projeto, mantenha um pouco de água e um pano à mão. Se seus filhos estiverem pintando, observe-os atentamente se estiverem pintando em uma sala acarpetada. Quanto antes você remover a tinta, mais fácil será.
Conheça o tipo de tinta
Existem vários tipos diferentes de tinta, mas o que afeta os métodos para removê-las é se elas são à base de água ou de óleo. Isso ocorre porque a água e o óleo deixam diferentes tipos de manchas no carpete.
Falaremos mais sobre os métodos utilizados mais adiante, mas por enquanto você precisa saber que o que mancha na tinta à base de água não é a água, mas sim os corantes e pigmentos. No entanto, óleo em manchas de tinta à base de óleo.
Teste uma área
Antes de tentar remover a tinta do carpete, você precisa testar o método. Produtos químicos fortes podem remover manchas de tinta, mas também podem remover pigmentos do carpete ou quebrar as fibras.
Portanto, encontre uma pequena área que você possa esconder facilmente e experimente. Seria ótimo se você tivesse pedaços de carpete que não instalou para usar. Restos de quando você instalou o carpete são ótimos, mas se não, um local escondido está bom.
Proteja seu tapete
A melhor maneira de “remover” manchas do carpete é, em primeiro lugar, não deixá-las acontecer. Você pode fazer isso colocando um pano no carpete antes de começar a pintar. Mas há algo que você deve saber sobre panos anti-queda.
Quando se trata de pisos de madeira, os panos de proteção são superiores. Mas quando se trata de carpete, ambos podem funcionar. Os de pano são muito melhores se forem grossos e a tinta não vazar. Caso contrário, use plástico.
Cuidando do seu tapete
Isso é uma ótima coisa a fazer depois de remover a maior parte da tinta. Você pode aparar a parte superior do carpete para remover a tinta das pontas. Isso só funciona para carpetes grossos com fibras longas e somente se você usar uma tesoura afiada.
Caso contrário, você pode simplesmente remover os restos de tinta seca com um pincel de cerdas próximas umas das outras. E sim, isso significa uma escova humana ou de cachorro. Escovas mais lisas tendem a funcionar muito bem para afofar o carpete.
Molhado vs. Tinta seca
É muito mais fácil remover tinta molhada do que tinta seca. Os dois são muito diferentes e, em alguns casos, a tinta molhada pode ser muito mais confusa. Mas se você fizer isso direito, a tinta úmida é fácil de remover e pode ser feita em segundos.
Para tinta úmida, raspe o excesso com uma colher ou espátula. Só tome cuidado para não espalhar ainda mais. Em seguida, use um pano seco para limpar a área. Por fim, seque novamente com um pano úmido e depois com um pano seco. tenha cuidado ao fazer isso e você terá feito isso.
A tinta seca é muito mais difícil de lidar. Você precisa raspar toda a tinta seca que puder e depois aspirar a área. A partir daí, você pode tentar vaporizar o carpete ou remover qualquer tinta seca.
À base de água vs. Tinta à base de óleo
É bastante fácil determinar se sua tinta é à base de água ou de óleo porque os rótulos quase sempre indicam isso claramente. Mas se você não tem mais o rótulo, pode testar se é à base de óleo ou não.
Encontre uma parede ou móvel que use a mesma tinta seca. Comece com um pano umedecido em água morna e adicione uma gota de sabão em pó. Lave uma pequena área da parede e depois seque.
Por fim, molhe uma bola de algodão em álcool isopropílico e limpe a parede. Se a tinta for à base de óleo, ela não sairá. Se sair, a tinta é à base de água. Sim, você não quer fazer isso em uma área que não pode reparar.
Removendo tinta à base de óleo
Existem alguns métodos diferentes que você pode usar para remover tinta à base de óleo do carpete, mas algo semelhante à terebintina geralmente é sua melhor aposta. Se você não conseguir encontrar terebintina, poderá usar diluente.
Basta secar a área afetada com tinta à base de óleo e continuar secando até que a tinta seja removida. Lembre-se de testar primeiro uma área escondida, pois isso pode descolorir o carpete ou quebrar as fibras.
Depois de remover a tinta, lave a área com água morna e sabão, de preferência sabão em pó, e seque bem. Isso deve resolver o problema. A tinta à base de água é muito mais fácil de remover apenas com água e sabão.
Como remover tinta acrílica do carpete
Este é um tipo de tinta sobre o qual pode ser difícil encontrar informações sobre como removê-la do carpete. Mas aqueles que usam acrílicos com frequência podem se alegrar porque existe uma maneira bastante fácil de remover esse tipo de tinta do carpete.
Este breve guia é um passo a passo de como remover tinta acrílica de carpetes. Se você não usa acrílicos, use um dos métodos acima, dependendo se estiver usando tinta à base de óleo ou à base de água.
Etapa 1: molhar a área
Não haverá muita chance de remover a tinta acrílica úmida do carpete porque ela secará antes mesmo de você perceber. Portanto, sempre que notar, molhe a área com água morna, quase saturando-a.
Etapa 2: use detergente para a roupa
Novamente, vamos adicionar uma gota de sabão em pó ao pano e depois secar. Não adicione detergente na mancha, pois você ficará tentado a esfregar. Mas você só quer secar neste ponto ou espalhará a mancha.
Etapa 3: limpe com acetona
Isso pode ser um pouco perigoso, então use uma pequena quantidade em um pano limpo e seque a área novamente. A acetona é forte, então certifique-se de usar uma máscara se incomodar e sempre teste em uma área escondida.
Etapa 4: limpador de carpete
Se tudo mais falhar, um limpador de carpete geralmente resolve. Haverá instruções completas para limpeza localizada na embalagem. Isso geralmente envolve deixar o limpador de molho por até dez minutos e depois lavá-lo.
Etapa 5: limpe o carpete
Não deve ser confundido com a etapa do “limpador de carpetes”, esta etapa envolve a limpeza do carpete. É melhor usar um aspirador úmido para uma limpeza completa. Se você não tiver um aspirador de pó, peça emprestado a um amigo.
Ou alugue um na loja de ferragens. Isso pode parecer bobo, mas é importante se você não quiser estragar seu aspirador padrão, porque o carpete precisa estar molhado durante o período de limpeza. Então esteja seguro!
Quando contratar um profissional
Para tinta úmida, geralmente não é necessário contratar um profissional. Mas quando se trata de tinta seca, muitas vezes é necessário contratar um profissional, a menos que queira substituir todo o carpete do ambiente.
Se a mancha estiver na sua escada, considere remover o carpete da escada. Você pode se surpreender com o quão incrível fica a madeira embaixo do carpete sempre que você puxa o carpete para cima. Nunca se sabe!
No final das contas, contratar um profissional ou não é com você. Mas lembre-se que se você não souber o que está fazendo, poderá dificultar o trabalho do profissional, o que significa que você pagará mais.
Portanto, se você planeja contratar um e não conseguir se livrar da mancha sozinho, poderá economizar dinheiro se prosseguir e contratar um para começar. Só não se esqueça que esta pode ser uma ótima desculpa para atualizar seus pisos com madeira!
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook