Cada cor tem seu próprio conjunto de atributos e características únicas. O cinza é um caso interessante porque está colocado no meio, entre o preto e o branco, duas não cores. Isso a torna uma cor neutra e imparcial que empresta essas características a tudo ao seu redor. No design de interiores e decoração, os tons de cinza oferecem uma sensação de calma e compostura. Um sofá cinza é uma peça de mobiliário fundamental na decoração de uma sala de estar. Para ver melhor como isso impacta o espaço ao seu redor, analisaremos alguns casos específicos.
O cinza é uma cor que não estimula nem excita e isso o torna um ótimo parceiro para cores mais fortes como o verde ou o amarelo, mesmo quando estas são escuras ou pastéis. Embora um sofá cinza não possa ser o centro das atenções em uma sala, ele pode ser o elemento que une a decoração e estabelece harmonia.
Considerando que o cinza é uma cor conservadora e bastante chata, ele precisa de um impulso para se destacar. Esse impulso pode consistir numa forma visualmente interessante ou numa série de contrastes criados entre diferentes tons de cinza ou vários acabamentos, texturas e até materiais.
O carácter tranquilo e reservado desta cor torna-a uma opção adequada para decorações que necessitam de ser acolhedoras e confortáveis, sem necessariamente serem apelativas. Considere adicionar um sofá cinza a um quarto de hóspedes para evitar que o design interior seja muito personalizado.
O cinza tem um efeito estabilizador em outras cores e a capacidade de suavizar tons mais fortes e iluminar os tons mais suaves. Por exemplo, este sofá cinza claro ilumina o ambiente contrastando tanto com o tapete de cor mais clara quanto com as mesas de centro mais escuras.
Outra característica dessa cor neutra é o fato de poder ser uma base estável para outras cores mais vibrantes. Um sofá ou sofá secional cinza pode ser decorado com almofadas de cores vivas, fazendo com que se destaquem e se tornem o centro das atenções, enquanto seu design pode focar no conforto.
Você também pode usar um conjunto de sofás cinza para destacar um detalhe de destaque na decoração do ambiente que pode ser uma parede, uma mesa ou um tapete estampado. O sofá ou sofás seriam esquecidos e desta forma todo o foco estaria no elemento que você está tentando enfatizar.
Interiores neutros nem sempre são enfadonhos e enfadonhos. Há muitas maneiras de torná-lo emocionante e interessante sem usar cores vivas. Por exemplo, crie uma paleta de cores quentes e reconfortantes que inclua tons de cinza, marrom, preto e branco e trabalhe com diferentes texturas e materiais para adicionar interesse aos elementos-chave.
Existem diferenças sutis entre os vários tons de cinza que você pode usar na decoração de seu interior. Quanto mais próximo o cinza estiver do preto, mais dramático ele se tornará e quanto mais próximo estiver do branco, mais iluminador ele se tornará. Há também toda uma gama de outras possibilidades que incluem combinações de cinza e outras cores que resultam em tons híbridos.
Como o cinza é a cor que faz a transição entre o preto e o branco, você pode ser uma cor de compromisso. Ao mesmo tempo, poderia ser interessante usá-lo em combinação com as duas não cores mencionadas há pouco. Certifique-se de adicionar também alguns pequenos toques de cores fortes à mistura para evitar criar uma decoração monótona.
Embora uma decoração cinza possa parecer muito elegante, esta é uma cor que realmente não atinge o estatuto de glamour. Para isso, você precisaria adicionar alguns detalhes prateados ou dourados ao espaço ou introduzir outras cores como o roxo, que fica lindo quando combinado com o cinza.
Outra ótima combinação de cores é aquela entre cinza e amarelo. Os dois tons se complementam, conferindo um ao outro um pouco de seu charme único. O amarelo pode ser um pouco alegre e brilhante quando usado sozinho, mas o cinza conseguiu atenuar seu entusiasmo, tornando-o uma opção maravilhosa para decorações formais.
Você pode aproveitar a aparência atenuada do cinza para fazer um espaço pequeno parecer maior. Este pode ser o caso quando, por exemplo, você coloca um sofá cinza contra uma parede cinza. Eles vão combinar e vai parecer que o sofá está se unindo à parede, tirando o peso do ambiente e dando um ar mais arejado.
Um sofá cinza é uma escolha segura quando você não quer arriscar com algo mais ousado e chamativo. É também uma cor confiável e prática e uma ótima alternativa ao branco, que mancha facilmente.
O distanciamento desta cor pode ser aproveitado quando a decoração inclui um ou mais elementos que roubam todas as atenções e sobrecarregam o espaço. Neste caso, o cinza pode suavizar a decoração estabelecendo harmonia graças ao seu caráter seguro e estável.
Mesmo que um sofá cinza não seja uma peça de mobiliário glamorosa, ainda podemos apreciar a sua natureza clássica, elegante e refinada. Você pode destacá-lo combinando-o com cores contrastantes.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook