O poderoso simbolismo da cor vermelha é uma das melhores maneiras de trazer nova energia ao seu design de interiores. Associamos a cor vermelha a qualidades fortes como paixão, força e coragem. Usada nos lugares certos, a cor vermelha é o antídoto ideal para as cores mundanas do interior, porque a vida é muito curta para nunca correr riscos com o esquema de cores do seu interior. Mesmo que você não esteja pronto para um quarto vermelho abrangente, ainda existem maneiras de trazer os tons marcantes de vermelho para realçar a decoração de toda a sua casa.
Qual é a cor vermelha?
O vermelho está na extremidade do comprimento de onda longo do espectro de cores visíveis. Na teoria tradicional das cores, o vermelho é uma das três cores primárias e um dos outros componentes de cores como laranja e roxo. Existem muitos tons variados de vermelho, cada um contendo diferentes níveis de outras cores, incluindo amarelo ou azul e branco ou preto. Por exemplo, rosa é um tom vermelho tingido com vários graus de branco. Alguns dos outros tons de vermelho mais populares são vermelhão, carmesim, escarlate e bordô.
Podemos ver a cor vermelha em toda a natureza. A cor vermelha é visível nas folhas de outono, em muitos tipos de frutas e bagas e em pigmentos naturais como hematita vermelha e cinábrio.
A palavra inglesa para vermelho vem da palavra do inglês antigo reade e é uma das palavras mais antigas adicionadas para descrever a cor depois do branco e do preto. O significado desta palavra permaneceu inalterado desde a sua concepção. Refere-se à cor do sangue e do fogo.
Simbolismo e efeitos psicológicos do vermelho
O vermelho simboliza emoções e ações poderosas em muitas culturas e ao longo do tempo.
Amor e romance
O vermelho é uma cor que convida o olhar porque seu tom ousado se destaca das demais cores. Estudos científicos demonstraram que usar a cor vermelha faz com que os outros o considerem mais atraente. Também associamos o vermelho à cor do coração, por isso, no Ocidente, usamos o vermelho para significar o Dia dos Namorados com corações vermelhos e rosas vermelhas. Estas podem ser apenas algumas das razões pelas quais associamos a cor vermelha ao amor e ao romance.
Sacrifício e Coragem
Vermelho é a cor do sangue. No Ocidente, frequentemente associamos o sangue ao ato de sacrifício. Esta é uma ideia comum na religião, com pessoas que morrem pela sua fé ou desistem das suas vidas para que outros possam viver. Também associamos atos de sacrifício a emoções fortes, como amor e paixão por algo fora de nós. Este amor pode exigir coragem para desistir de nós mesmos por um bem maior.
Força e Domínio
É comum significar força e poder usando a cor vermelha. Um estudo científico realizado por Hill e Barton em 2004 mostrou que os melhores atletas que usaram vermelho venceram mais partidas do que os atletas que usaram outras cores. Outros estudos replicaram suas descobertas com resultados semelhantes. Alguns cientistas explicam esse fenômeno apontando que as pessoas se sentem mais fortes quando usam vermelho, o que pode desencadear maior estimulação, como frequência cardíaca mais rápida e aumento hormonal.
Essa ligação entre a força e a cor vermelha é uma das razões pelas quais muitos uniformes militares são vermelhos. É também a razão pela qual o vermelho é a cor mais comum nas bandeiras nacionais e a segunda cor não branca mais popular nas camisas esportivas.
Energia e excitação
Quando os humanos veem cores, os cientistas postularam que isso evoca certas respostas. Experimentamos o vermelho e outras cores de ondas longas como estimulantes para os nossos sentidos. Muitos estudos científicos descobriram que as pessoas que veem o vermelho têm uma velocidade de movimento mais rápida, pressão arterial, movimentos respiratórios e metabolismo elevados. Juntos, eles significam níveis mais elevados de energia e excitação.
Cuidado e Perigo
A cor vermelha é um símbolo de perigo no ambiente natural e construído. Alguns cientistas explicam isso porque o vermelho é uma cor que se destaca dos fundos em tons terrosos. Os cientistas que estudam os humanos observam os efeitos internos do vermelho. Quando o perigo se aproxima, é preciso agir com rapidez e decisão, e a cor vermelha provoca a resposta mais forte.
Usando vermelho em design de interiores
O vermelho é uma cor ousada e dramática que você pode usar de várias maneiras para energizar seus espaços interiores.
Cor da parede – Você pode usar o vermelho como cor completa da parede para criar um ambiente dramático e aconchegante. Essa cor pode fazer um ambiente parecer mais convidativo, especialmente nos meses de inverno intenso. Pinte apenas uma parede como ponto focal se todas as paredes da sala parecerem vermelhas demais. Cor de destaque – O vermelho é lindo como cor de destaque. Traz vibração aos tons neutros com apenas pequenos toques. Use vermelho para acabamentos, móveis ou detalhes de ambiente, como travesseiros, arte de parede e tapetes. Explore Tons de Vermelho – O vermelho é uma tonalidade variável baseada na adição de outras cores. Considere tons como bordô rico, vermelho tijolo suave, terracota envelhecida e vermelhão brilhante. Crie Equilíbrio – Não há como negar que o vermelho é uma cor forte, então a chave para usá-lo é criar equilíbrio no seu design de interiores. Equilibre o vermelho combinando-o com tons complementares legais, como azul e verde. Você também pode equilibrar a natureza vívida do vermelho combinando-o com tons neutros, tanto claros quanto escuros.
Cores para combinar com vermelho
Equilibre tons vermelhos energizantes com cores que ajudam a suavizar a intensidade visual.
Vermelhos e Neutros
Combinar vermelho e neutros como branco, creme, bege, cinza, marrom e preto é uma forma de conseguir a melhor harmonização entre intensidade e calma.
Vermelhos e tons terrosos frios
O vermelho combinado com tons terrosos frios, como verde e azul, proporciona um contraste que também cria harmonia. Experimente usar vários tons de vermelho, verde e azul para obter uma combinação vencedora. Não se esqueça de considerar tons de vermelho menos vibrantes ou profundos combinados com azuis e verdes ricos e saturados.
Vermelhos e vermelhos/rosa
Para um visual envolvente, considere combinar o vermelho com outras variedades de tons de vermelho e rosa. Este é um visual dramático, mas que você pode suavizar com a adição de tons neutros e texturas naturais como madeira e folhagens.
Tons Vermelhos e Quentes
Neutralize a intensidade do vermelho com outras cores quentes e vivas como amarelo e laranja. Este esquema pode parecer muito quente, mas imagine vermelhos suaves e suaves com laranja pêssego ou amarelo creme de manteiga e você poderá começar a ver as possibilidades.
Quartos ideais para vermelho
Sala de Jantar – As cores vermelhas são ideais para grandes espaços de entretenimento como salas de jantar porque podem estimular a conversa e o apetite. Sala de estar – Evoque uma atmosfera dramática, mas convidativa, pintando sua sala de estar com uma linda cor vermelha. Quarto – Embora o vermelho seja a cor que associamos à paixão, muitas pessoas acham que o vermelho é demasiado energético para ser usado em quartos. Use o vermelho nos quartos com moderação, mas é ideal para criar um espaço aconchegante e intimista. Cozinha – O vermelho é a cor ideal para energizar a sua cozinha. Faça isso com detalhes em vermelho, como azulejos, tecidos ou armários pintados ou como cor de parede. Sala de Jogos – Crie uma sala de jogos emocionante e energética usando a cor vermelha.
Os melhores tons de vermelho
Reunimos alguns dos tons de vermelho mais versáteis que você pode usar no seu design de interiores. Observe os tons de cada cor para ter certeza de que funcionará com as outras cores da sua casa.
Tons de vermelho claro/rosa
Coral Bronze (1298) de Benjamin Moore – Coral Bronze é um rico vermelho claro/rosa. Esta cor tem fortes tons laranja que aumentam o calor da cor. Begônia (6599) de Sherwin Williams – Begônia é um rosa vivo/vermelho claro com um leve tom de pêssego e violeta. Fixação de gesso (nº 231) da Farrow
Tons de vermelho médio
Ladybug Red (1322) de Benjamin Moore – Ladybug Red é um vermelho rico e verdadeiro com tons equilibrados. A cor fica menos saturada, mantendo um tom meio escuro. Foxy (6333) da Sherwin Williams – Foxy é uma cor vermelha elegante e suave. Essa cor tem tons quentes, mas a adição de cinza elimina a vibração da cor. Terra Vermelha (nº 64) de Farrow
Tons de vermelho escuro
Flamenco (CSP-1195) de Benjamin Moore – Flamenco é uma cor vermelha encorpada com saturação profunda. Tem tons equilibrados, mas tende para o azul. Showstopper (7588) da Sherwin Williams – Showstopper é um vermelho rico e vívido com tons quentes. Este vermelho é atenuado com tons de cinza para manter a cor sofisticada. Sala de jantar vermelha (nº 43) de Farrow
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook