Os banheiros antigos tornam mais fácil para os idosos usarem o espaço sem assistência. A remodelação de banheiros para layouts antigos está centrada na acessibilidade. Você deseja garantir que haja espaço suficiente para se movimentar confortavelmente no banheiro.
Com banheiros pequenos, talvez seja necessário remover acessórios desnecessários. Os banheiros do primeiro andar são de acesso mais fácil para quem sofre de artrite ou problemas de mobilidade limitada.
Por que vale a pena reformar banheiros para idosos
À medida que a pessoa envelhece, ela pode apresentar problemas de visão, desequilíbrio e várias complicações de saúde. Você deseja facilitar a acessibilidade ao banheiro. Os designs de banheiro padrão não oferecem os mesmos recursos no que diz respeito à facilidade e mobilidade.
Um estudo da Califórnia mostra que a maioria dos idosos com 90 anos deseja envelhecer no mesmo lugar. Isso pode ser possível com alguma assistência e reformas em casa. Aqui estão algumas sugestões de atualização de design para um banheiro antigo.
8 ideias para remodelar banheiros antigos
1. Banheira walk-in
Instalar uma banheira walk-in significa um obstáculo a menos para quem a utiliza. Banheiras walk-in com soleiras baixas são ideais para idosos. As banheiras Kohler têm uma altura de 3 polegadas. As banheiras walk-in American Standard têm uma entrada de 5 cm e são acessíveis para cadeiras de rodas.
As banheiras Kohler e American Standard possuem luzes de cromoterapia e recursos de hidroterapia. As banheiras ajudam a aliviar a dor causada por uma lesão ou artrite. Uma pessoa idosa com mobilidade limitada pode usar uma banheira ampla com chuveiro. Um chuveiro de mão é mais fácil de manusear e, na maioria dos casos, não prejudica a artrite.
Ao cuidar de um paciente bariátrico, considere comprar uma banheira bariátrica. As banheiras Kohler e American Standard possuem portas largas e espaço suficiente para um paciente bariátrico. Essas empresas oferecem consultas domiciliares para determinar se a banheira cabe no espaço de banheiro existente.
2. Adicione barras de apoio
Barras de apoio são uma adição barata ao banheiro. A maioria das banheiras de última geração vem com barras de apoio embutidas. Coloque barras de apoio na entrada dos chuveiros, banheiras e ao lado do vaso sanitário. Eles ajudam uma pessoa idosa a se movimentar no banheiro e a usar o banheiro. Para pequenas reformas de banheiros, você pode fixar um poste vertical em um ponto intermediário acessível.
3. Porta acessível para cadeiras de rodas
Os idosos costumam usar cadeiras de rodas, andadores ou cadeiras sanitárias. Ao fazer uma reforma no banheiro do último ano, alargue a porta para acomodar qualquer dispositivo de mobilidade. Uma porta compatível com ADA tem pelo menos 32 polegadas de largura. Banheiras de marcas como Kohler ou American Standard também são acessíveis para cadeiras de rodas.
Uma pessoa que utiliza uma cadeira de rodas deve alcançar as ferragens da porta e abri-la sem dificuldade. A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) recomenda o uso de maçanetas nas portas, pois são fáceis de operar com apenas uma mão. Deve haver espaço suficiente para virar, quer a porta abra para fora ou em direção à pessoa.
4. Instale um banheiro compatível com ADA
Substitua seu banheiro padrão por um modelo compatível com ADA. Os assentos sanitários compatíveis com ADA são elevados para pessoas com deficiência. Ao comprar um assento sanitário ADA, certifique-se de que ele tenha uma etiqueta ADA. A altura do assento deve ser de 17 a 18 polegadas e 60 polegadas de largura.
Durante a instalação, verifique se há espaço suficiente para a transferência entre a cadeira de rodas e o vaso sanitário. Barras de apoio horizontais podem ser instaladas próximas ao assento para suporte adicional. Barras de apoio rebatíveis também são boas se você tiver espaço limitado.
5. Considere um chuveiro sem curvas
Um chuveiro sem curvas não tem soleira. O acesso é fácil para idosos, mesmo para cadeirantes. As paredes do chuveiro são transparentes para que uma pessoa idosa possa ver claramente. Chuveiros sem curvas são esteticamente agradáveis e agregam valor a uma casa.
No entanto, um chuveiro sem curvas pode não ser adequado para todos os banheiros. Você precisará refazer o piso para que haja uma inclinação. A inclinação evita que a água escorra para o resto do banheiro.
6. Iluminação adequada
Para evitar acidentes no banheiro, instale luminárias suficientes no banheiro. As luzes LED são mais brilhantes que as lâmpadas incandescentes e, portanto, apropriadas para banheiros.
Ao escolher lâmpadas para seu banheiro, opte por lúmens semelhantes aos das lâmpadas externas. Dessa forma, a transição para as luzes do banheiro não causará cansaço visual. Usar luzes com sensor de movimento também é uma boa ideia para evitar pegar um interruptor.
7. Abaixe as luminárias do banheiro
Os acessórios do banheiro, como pias, espelhos, armários e banheiras, devem estar em uma altura operacional. Armários baixos são mais fáceis de alcançar para uma pessoa idosa. Para guardar produtos de higiene pessoal, as prateleiras abertas são melhores. Se você tiver puxadores nos armários e pias, é melhor trocá-los por alavancas. As alavancas exigem menos esforço em comparação com botões e outras peças.
Um idoso que usa cadeira de rodas pode não conseguir acessar uma pia com armazenamento embaixo. Uma pia montada na parede deixa espaço para a cadeira de rodas deslizar por baixo. De acordo com os padrões da ADA, a altura do banheiro não deve exceder 34 polegadas e deve proporcionar uma folga mínima para os joelhos de 20 centímetros em direção à parede.
8. Pisos antiderrapantes para banheiros
Pisos escorregadios causam a maioria dos acidentes no banheiro. Os ladrilhos texturizados têm uma superfície rugosa, o que os torna a escolha ideal para a casa de banho. Você pode até colocar blocos texturizados sobre os existentes.
O deslizamento do piso é uma grande preocupação entre os idosos. Tapetes e tapetes antiderrapantes oferecem proteção contra quedas e outros acidentes. Para evitar que o tapete se mova, tapetes antiderrapantes com forro de borracha seriam a melhor opção.
Pisos antiderrapantes são comuns em banheiras walk-in. As banheiras Safe Step, por exemplo, apresentam fundo e assento antiderrapantes para evitar que os banhistas escorreguem. Combinados com barras de apoio, os pisos texturizados tornam os banheiros antigos seguros para todos os idosos.
Que projeto de remodelação devo priorizar?
Projetos de reforma, como consertar uma banheira ou trocar o piso do banheiro, levam tempo e exigem muito dinheiro. Se você está procurando uma reforma de banheiro de baixo orçamento para idosos, pode começar com pequenas instalações.
Barras de apoio de segurança e tapetes antiderrapantes podem parecer pequenos, mas aumentam significativamente a segurança do banheiro. Se você cuida de uma pessoa idosa que usa qualquer dispositivo de mobilidade, priorize acréscimos compatíveis com ADA.
Invista em um assento de banho e barras de apoio para apoio. Além disso, certifique-se de que a entrada seja larga o suficiente e que o banheiro tenha espaço adequado para cadeiras de rodas.
Quais são os requisitos de banheiro da ADA?
A conformidade com a ADA é essencial em edifícios comerciais (barracas) e banheiros residenciais. Ao projetar um banheiro ADA, aqui está o que considerar:
O vaso sanitário deve ter um diâmetro de 60 polegadas e um assento de 17 a 19 polegadas de altura. Tamanho mínimo da porta de 32 polegadas, de preferência 36 polegadas para acomodar rodas largas de cadeiras de rodas. As barras de apoio compatíveis com ADA têm pelo menos 36 polegadas de largura. Você deve fixá-los horizontalmente a 33-36 polegadas do chão do banheiro. Os dispensadores de papel higiênico devem estar a 15-19 polegadas do chão. Os dispensadores de sabão devem ter 44 polegadas de altura e os dispensadores de toalhas/secadores de mãos a 48 polegadas do chão. Pias e bancadas não devem ter mais de 34 polegadas de altura, com espaço suficiente para os joelhos. As torneiras devem poder ser operadas com uma mão, de preferência acionadas por alavanca ou controladas eletronicamente.
Escolha produtos compatíveis com ADA que sejam fáceis de usar. Como uma pessoa idosa pode não ser forte, você deseja produtos que exijam o mínimo de esforço físico.
Pensamentos finais
Embora o proprietário possa concluir alguns projetos de remodelação, mudanças significativas exigem a contratação de um empreiteiro licenciado. Remodelações de banheiros, especialmente banheiras, chuveiros, torneiras e vasos sanitários, podem envolver a mudança do sistema de encanamento.
No geral, o projeto de um banheiro antigo deve priorizar a segurança, o conforto e o bem-estar dos usuários. Remodelações de banheiros para idosos são investimentos que valem a pena.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook