O controle da umidade em uma casa torna a casa mais confortável, economiza custos de aquecimento e resfriamento ao reduzir o consumo de energia e evita o crescimento de mofo e bolor. O acúmulo de umidade interna tem muitas fontes.
Controlar a umidade geralmente significa abordar mais de uma fonte de umidade e mitigá-las, se possível. Eliminando vazamentos. Tomar banhos mais curtos e mais frios. Cozinhar com tampa nas panelas. Enchendo a máquina de lavar louça. O uso de desumidificadores e exaustores ajuda a reduzir a umidade e a umidade na casa. A circulação de ar evita o acúmulo de umidade.
De onde vem a umidade?
A umidade entra e sai das casas de várias maneiras. Alguma umidade é criada apenas pela vida.
Movimento Aéreo. A maior parte da umidade nas cavidades das paredes ocorre devido a lacunas, rachaduras e buracos na envolvente do edifício. O ar se move rapidamente de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão. Mau isolamento. Permite que o ar quente e frio entre em contato, criando condensação. Má ventilação. A falta de ventilação eficiente permite que a umidade se acumule dentro da casa. Na umidade doméstica. A umidade é criada dentro de casa por meio de chuveiros, lavanderia, cozinha, exercícios (suor) e apenas respiração. Também há vazamentos de água nas paredes e encanamentos e acúmulos acumulados em espaços rastejantes.
Como controlar a umidade em uma casa
Diferentes climas apresentam desafios únicos de umidade. Consultar um especialista local em HVAC é sempre uma boa ideia, mas todas as sugestões a seguir devem ser consideradas independentemente da localização.
Selagem
O vazamento de água na casa é uma fonte constante de umidade. Verifique o sótão e o telhado. Sele quaisquer penetrações na parede, como tubos e aberturas de ventilação, com espuma em spray ou calafetagem. Conserte janelas e molduras de portas com correntes de ar. Instale janelas contra tempestades e/ou isole janelas e portas com nova calafetagem. Repare o revestimento danificado e o estuque rachado para evitar vazamentos na envolvente do edifício.
Certifique-se de que o quintal esteja inclinado para longe da casa para evitar o acúmulo de água e que todas as calhas estejam limpas e funcionando. Estenda o escoamento do tubo de queda para 10 pés de distância da casa.
Espaços de rastreamento e porões
Os espaços de rastejamento podem acumular água. Encapsular o espaço para rastejar ou isolar o espaço para rastejar evita que a umidade migre para a área residencial da casa. No mínimo, cubra o chão com 6 mil poli e isole as vigas do aro.
Porões de concreto e blocos de concreto podem vazar se não forem vedados. O isolamento e a vedação da fundação são melhor realizados no exterior – um projeto caro. Se o vazamento for pequeno, muitas vezes pode ser interrompido vedando o interior das paredes com produtos de reparo de concreto.
Exaustores
Os exaustores do banheiro e da cozinha devem ser ventilados para fora da casa – e não para o sótão – para que a umidade saia da envolvente do edifício. Certifique-se de que as coifas externas e os filtros internos estejam limpos. Deixe os ventiladores funcionarem por pelo menos 15 minutos após tomar banho e cozinhar. Ventile as secadoras de roupas para fora e remova os fiapos acumulados regularmente.
Eletrodomésticos
Umidificadores, alguns tipos de aquecedores e aparelhos como chaleiras adicionam umidade ao ar. Desligue-os – se possível – quando aparecer condensação nas janelas. Ou mantenha o uso ao mínimo.
Desumidificadores
Em climas quentes e úmidos, os condicionadores de ar e os desumidificadores são muito benéficos para remover a umidade do ar interno. Limpe-os regularmente para evitar o crescimento de mofo e bolor nos filtros, nas bobinas e nos recipientes de coleta. Os esporos de mofo podem ser distribuídos por toda a casa quando as máquinas são reiniciadas.
Circulação
Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) fazem circular o ar por todo o interior do edifício. O movimento do ar ajuda a evitar a condensação das janelas e paredes. Eles também trazem ar fresco e removem o ar úmido do edifício.
A umidade geralmente se acumula nas paredes e nos cantos com pouca circulação de ar. Afaste os móveis das paredes. A condensação e até mesmo o gelo se formam nas janelas em climas mais frios, onde cortinas pesadas reduzem o movimento do ar. Mantenha as cortinas parcialmente abertas ou coloque um pequeno ventilador movido a bateria no peitoril da janela para movimentar o ar quente sobre o vidro.
A circulação de ar em casa pode ser melhorada com ventiladores. Dois ou três em partes diferentes da casa manterão o ar em movimento. (Muitos novos fãs estão quase em silêncio.) Deixe as portas – especialmente as portas dos armários – abertas.
Tapetes
Os tapetes não retêm apenas sujeira. Eles absorvem e retêm a umidade – especialmente quando colocados sobre concreto. Instale 6 mil poli no concreto e, em seguida, construa um contrapiso de 2 x 4s, isolamento de manta coberto com compensado. Em seguida, instale o carpete. Ou use tapetes que possam ser lavados e secos. Outros tipos de piso, como laminado, linóleo ou ladrilho, são uma opção melhor.
Níveis de umidade recomendados
O nível de umidade de uma casa não tem uma solução única para todos. A temperatura e a umidade externas devem ser usadas para determinar a umidade ideal da casa. Por exemplo: Temperaturas externas congelantes e alta umidade interna causam condensação nas janelas. Muitas pessoas preferem umidade mais alta para reduzir a eletricidade estática dentro de casa. Nem sempre é uma escolha benéfica. Um bom desumidificador pode ajudar a reduzir a umidade aos níveis recomendados.
Temperaturas externas e umidade relativa interna recomendada
Temperatura | Umidade |
---|---|
20oF. | 35% |
10ºF. | 30% |
0o F. | 25% |
-10oF. | 20% |
-20°F. | 15% |
Umidade e Saúde
O conforto não é a única razão para controlar a umidade em casa. Muita umidade e umidade são um convite para pragas – como cupins – e mofo e bolor. Os esporos de mofo são frequentemente tóxicos. Respirar ar quente e úmido pode ser difícil para pessoas com pulmões comprometidos. O controle da umidade doméstica vale a pena por vários motivos.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook