
MDF e compensado são materiais de construção importantes, mas ao escolher MDF versus compensado, cada um tem vantagens e desvantagens de acordo com seu projeto específico. O MDF e o compensado são produtos de engenharia e ganharam popularidade devido ao seu baixo custo em comparação à madeira maciça e à sua versatilidade.
Embora compartilhem muitas semelhanças, eles possuem características distintas que os tornam adequados para fins específicos.
Nesta comparação, exploraremos as diferenças entre esses produtos semelhantes, explorando seus pontos fortes, custos e cenários de melhor uso para ajudá-lo a fazer uma escolha informada para seu próximo projeto.
MDF versus compensado
O MDF e o compensado são produtos compostos de madeira, mas apresentam diferenças significativas que os tornam mais adequados para diferentes finalidades.
Composição
Tanto o MDF quanto o compensado são produtos de madeira projetada, portanto não são madeira maciça. A madeira compensada apresenta finas folhas de folheado de madeira que são unidas sob calor e pressão com uma cola forte. Esses folheados, ou pilhas, são dispostos em um padrão de grãos cruzados. A madeira compensada mantém um forte padrão de veios de madeira. Os fabricantes criam MDF comprimindo fibras de madeira com cola sob alto calor e pressão. Isso cria um painel plano e uniforme, liso e sem veios de madeira.
Força
MDF e compensado são materiais de construção resistentes. O MDF é particularmente forte em resistência à compressão devido à sua densidade uniforme. Isso significa que ele pode lidar bem com peso e pressão. Isso o torna adequado para aplicações como estantes. O compensado tem mais resistência à tração do que o MDF porque o arranjo de fibras cruzadas das folhas resiste bem às forças de tração e empurrão. O MDF não é tão forte nesse aspecto. Isto é de particular importância ao aplicar parafusos e outros fixadores. O MDF não segura parafusos e pregos tão bem quanto o compensado porque não é tão resistente quando submetido a fortes cargas de puxar e empurrar.
Durabilidade
Contraplacado e MDF são duráveis em determinados contextos. O MDF tem uma vulnerabilidade particular à umidade porque faz com que as fibras de madeira do MDF inchem. Isso faz com que o material rache e até se desintegre. A vulnerabilidade do MDF à umidade tem particular importância em ambientes externos ou úmidos, como banheiros. A madeira compensada é mais durável que o MDF em termos de umidade e desgaste intenso. Embora não seja à prova d'água, o compensado pode suportar bem níveis moderados de umidade. O compensado para exteriores é o mais resistente à umidade. Além disso, o grão natural da madeira e a construção em camadas do compensado tornam-no resistente ao impacto e ao desgaste.
Aparência da superfície
Os fabricantes criam MDF pressionando fibras de madeira e colando-as. O resultado são placas lisas, ideais para projetos que exigem um acabamento impecável. O MDF é ótimo se você deseja pintar, laminar ou aplicar folheado. A madeira compensada é melhor se você quiser que o grão natural da madeira apareça. Você pode comprar compensados em diferentes qualidades e variedades de madeira para exibir as diferentes cores e realçar diversos estilos.
Trabalhabilidade
Você pode cortar e modelar MDF e compensado, mas o MDF geralmente é mais fácil de trabalhar do que o compensado. Possui densidade e composição uniformes em toda a placa, o que permite cortes suaves e precisos com ferramentas padrão para marcenaria. As bordas do MDF estão sujeitas a lascar e lascar. Você pode evitar isso colando as bordas ou cobrindo as bordas com folheados.
Assim como o MDF, o compensado pode ser cortado, mas devido à granulação única de cada camada, é necessário algum planejamento para obter bordas limpas. Você pode obter uma borda limpa e atraente em seus projetos de compensado preenchendo as lacunas nas camadas com massa para madeira e lixando para obter um acabamento liso.
Opções de acabamento
O MDF e o compensado possuem diferentes opções de acabamento devido às diferentes aparências superficiais. Devido à sua superfície lisa, o MDF é ideal para pintura, folheamento, laminação ou adição de revestimento melamínico que aumenta a resistência à umidade. O contraplacado tem um grão de madeira natural que o torna melhor para realçar com tinta ou verniz. A madeira compensada também funciona como superfície para pintura, mas os veios da madeira ainda serão óbvios.
Peso
O peso do MDF e do compensado varia de acordo com a espessura e o tamanho das placas, mas medido em libras por pé cúbico, o MDF é a mais pesada das opções de madeira composta. O MDF é densamente composto de fibras de madeira e pesa entre 50 e 80 libras por pé cúbico (800 a 1.280 kg/m³). Em média, o compensado é mais leve. Pesa entre 25 a 45 libras por pé cúbico (400 a 720 kg/m³). O peso de cada material não é tão importante para muitos pequenos trabalhos de bricolagem, mas pode ganhar particular importância em projetos de maior escala. É também um fator na construção de móveis, onde os materiais são elevados e transportados por longas distâncias.
Custo
O custo do MDF e do compensado varia de acordo com a qualidade, tipo, espessura e tamanho das placas, bem como a região do fabricante e do fornecedor. Em geral, o MDF é mais acessível que o compensado porque é fabricado com fibra e resíduos de madeira. Isso significa que custa cerca de 20% a 30% menos que o compensado. O compensado é mais caro devido ao processo de fabricação específico. O tipo de madeira que os fabricantes usam para o folheado é o mais forte determinante do preço e também da qualidade do adesivo. Contraplacados especiais, como contraplacados para exteriores e marítimos, são mais caros do que contraplacados para interiores padrão.
Impacto ambiental
O contraplacado e o MDF diferem no seu impacto ambiental global devido às suas diferenças nos materiais, no processo de fabrico, nas emissões de COV e na eliminação. Os fabricantes utilizam produtos residuais, como serragem de serrarias que processam madeira para produzir MDF, o que ajuda a reduzir o desperdício e o uso de matérias-primas, mas ambos os materiais possuem métodos de produção de energia relativamente elevados. Ambos os materiais também contêm compostos VOC significativos em sua cola, que emitem gases nocivos ao meio ambiente e aos seres humanos. A madeira compensada tem melhor potencial de reciclagem do que o MDF porque seus componentes de madeira podem ser usados como combustível, cobertura morta ou outros materiais compósitos.
Melhor uso para MDF versus compensado
O MDF e o compensado têm vantagens e desvantagens que entram em jogo quando você está considerando qual usar em um projeto específico. Aqui estão alguns dos melhores usos para cada material.
MDF
Armários – O MDF é útil em armários de cozinha e banheiro, embora deva estar longe de água e umidade intensa para funcionar melhor. Sua aparência lisa o torna ideal para pintura, laminação e folheados. Móveis – Os fabricantes costumam usar MDF no design de móveis de todos os tipos e estilos, incluindo cômodas, prateleiras, mesas e consoles. Sua densidade consistente significa que é fácil de moldar e cortar em qualquer desenho. Acabamento e moldura interna – A superfície lisa e a trabalhabilidade do MDF o tornam ideal para acabamento interno, como rodapés, sancas e caixilhos de portas. Painéis de parede – Os painéis de MDF funcionam bem como painéis de parede devido à sua superfície lisa, mas é melhor usar folhas finas de MDF em vez de grossas devido ao seu peso. Expositores e expositores – O acabamento brilhante das placas de MDF as torna ideais para exibições em constante mudança em lojas e exposições. Os designers podem modificar prontamente a superfície do MDF usando tinta, laminado ou folheados para se adequar à sua exibição. Caixas de alto-falantes – O MDF é útil para caixas de alto-falantes e outras instalações acústicas porque a estrutura densa do MDF absorve o som.
Madeira compensada
Aplicações estruturais – O compensado tem alta resistência à tração e estrutural, por isso os construtores costumam usá-lo para aplicações estruturais como contrapisos, telhas e painéis de parede. Armários e móveis – O compensado é útil em armários e móveis quando os construtores desejam dar aos seus projetos uma aparência autêntica de madeira. A madeira compensada é melhor do que o MDF para armários e móveis manchados. Marinha e náutica – O compensado de qualidade marítima resiste à corrosão e à degradação causada pela umidade, por isso é útil para a construção de barcos e para estruturas marítimas e externas, como docas e conveses. Revestimento externo – Os construtores usam madeira compensada no exterior das casas para revestimento. A madeira compensada é mais durável em ambientes externos quando tratada com conservantes e acabamentos especiais. Projetos DIY – O compensado é especialmente popular em projetos DIY porque você pode obter diferentes tipos com estilos diferentes. Também é uma boa base para tingir e pintar.
Quando devo usar MDF versus compensado?
Usar MDF em vez de compensado depende de uma variedade de fatores que são determinados pelo seu orçamento, requisitos do projeto e preferências estéticas.
Quando usar MDF
Necessário acabamento liso Aplicações internas Limite de baixo custo O peso não é um problema
Quando usar madeira compensada
Resistência e durabilidade necessárias Grão de madeira natural Ambientes externos ou propensos à umidade O peso é uma preocupação Opções versáteis de acabamento
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook