As almofadas que usamos hoje nem sempre foram tão macias ou tão comuns. Na verdade, a história deles pode surpreender muitos. Não sabemos realmente quando as primeiras almofadas foram concebidas, mas existem alguns espécimes realmente interessantes que sobreviveram do antigo Egito, China e Mesopotâmia. Existem também esculturas antigas representando a realeza sentada em almofadas. Fato interessante: a antiga Mesopotâmia tinha uma espécie de apoio para o pescoço em madeira esculpida e alguns cientistas acreditam que seu papel principal era impedir que os insetos invadissem o cérebro.
O Antigo Egito nos deixou alguns suportes interessantes para cabeça e pescoço que parecem bancos muito baixos. As gueixas japonesas também usavam algo bastante estranho: um travesseiro alto conhecido como taka-makura que elevava a cabeça e o pescoço sem tocar nos cabelos.
Os chineses acreditavam que os travesseiros macios roubavam sua vitalidade, então usaram travesseiros de madeira, couro, cerâmica, bronze ou bambu.
No antigo Egito, as almofadas eram um símbolo de riqueza e prestígio e eram usadas para transportar e exibir itens ornamentais e preciosos, como joias. Os romanos também usavam travesseiros para presentear os noivos durante a cerimônia de casamento. Ainda praticamos um ritual semelhante hoje.
Almofadas ornamentadas ou bordadas já foram apenas para os ricos e a realeza. Na verdade, na Europa da Idade Média, os travesseiros macios tornaram-se um símbolo de status e o rei Henrique VIII até os proibiu para todos, exceto para mulheres grávidas.
Até 1800, as pessoas costumavam dormir em uma posição que exigia o uso de uma combinação de um travesseiro grande e dois ou três quadrados. Eles acreditavam que esta posição era benéfica para descansar.
Tornou-se gradualmente cada vez mais popular e comum. Os modernos vêm em uma grande variedade de tipos diferentes, com todos os tipos de materiais e opções de recheio. Há uma clara distinção entre o enchimento natural, como pena ou lã, e o sintético, como espuma, látex ou poliéster, sendo este último uma alternativa para quem é alérgico a penas.
Hoje usamos vários tipos diferentes de travesseiros. As almofadas estão entre as mais comuns. São pequenos e servem para fins decorativos e podem ser facilmente jogados em uma cadeira ou sofá para dar um toque de cor ao espaço.
As almofadas vêm em uma variedade de formatos e tamanhos e não existe um visual padrão para elas. Porém, se um travesseiro for maior que 23 ”, ele se torna uma almofada.
Outros tipos incluem fio de faca e travesseiros canalizados. O primeiro tipo tem cantos vivos e um visual simples e clean, enquanto o outro traz cordão costurado na costura como detalhe decorativo.
As almofadas tipo caixa têm profundidade e dimensões e vêm em uma variedade de formatos e tamanhos diferentes. Este é um estilo que às vezes pode se adequar a um determinado tipo de decoração ou a um tipo de sofá ou cadeira.
As almofadas flangeadas têm capas de tecido que se estendem desde as costuras laterais. Geralmente são considerados rústicos ou tradicionais e não combinam muito com uma decoração moderna onde são preferidos designs mais simples e limpos.
Houve um tempo em que as almofadas enfeitadas ou decorativas estavam na moda. Essas almofadas eram fortemente decoradas com acabamentos elegantes nas bordas, miçangas, borlas e botões. Ainda usamos alguns desses detalhes em almofadas personalizadas.
Outros tipos incluem a almofada que normalmente é destinada para sentar, um travesseiro ou travesseiro de formato cilíndrico, o travesseiro de cama que vem nos tamanhos padrão, queen, king e euro, o travesseiro de corpo que é ótimo para abraçar e o farsa que é basicamente apenas uma capa decorativa para um travesseiro.
As almofadas começaram a ser usadas como decoração na Europa em algum momento da era vitoriana. Almofadas decorativas para sofá ou sofá ainda hoje são uma característica importante.
Almofadas decorativas podem fazer uma declaração dramática em alguns casos. Por exemplo, as almofadas podem contrastar com o sofá ou sofá e podem trazer um toque de cor a esta parte da sala, ao mesmo tempo que fazem com que todo o espaço pareça mais confortável.
Mesmo que o sofá ou sofá já tenha um monte de almofadas você ainda pode adicionar mais algumas para contrastar ou para criar uma mistura interessante de padrões e texturas.
Misture e combine diferentes almofadas ou diferentes estilos e cores se quiser criar uma decoração original. Por exemplo, uma almofada almofadada pode ser usada em combinação com caixa e almofadas.
Existem várias maneiras de combinar algumas almofadas simples e baratas com a decoração de um quarto. Por exemplo, estes combinam com a parede listrada atrás do sofá.
Brinque com diferentes formas, tamanhos e cores e também faça combinações interessantes de texturas e materiais. Se o sofá consegue se destacar facilmente por si só, opte por almofadas simples e neutras que combinem.
Almofadas decorativas para expositores de cama também são uma tendência. É fácil se deixar levar, mas, como todas as coisas, os travesseiros ficam melhores quando usados com moderação. Portanto, não sobrecarregue a cama com dezenas de travesseiros. Alguns bem escolhidos seriam suficientes.
Da mesma forma, um sofá ou seção precisa apenas de algumas almofadas para se sentir realmente confortável. Claro, os números são fortes, mas isso nem sempre se aplica quando se trata de decoração de interiores.
Escolha um combo e fique com ele. Se você gosta de uma determinada combinação de cores, pode usar almofadas que apresentem apenas essas cores. Eles podem ter diferentes formatos, tamanhos e estampas.
Às vezes, a simplicidade é o melhor curso de ação. Para fazer um espaço parecer sereno e confortável, evite usar cores vivas e ousadas e opte por neutros e combinações clássicas.
Lembre-se de que as almofadas são apenas um dos muitos acessórios que você pode usar em um espaço, então fique à vontade para combiná-las com sua arte de parede, tapete e outros elementos presentes no ambiente.
Obviamente, você não vai dormir em todas aquelas almofadas decorativas à noite para criar um sistema simples que permita armazená-las. Você pode colocá-los em cestos ou no banco ao pé da cama.
Encontre inspiração ao seu redor e sempre observe o panorama geral. As almofadas que você joga no sofá devem ficar ótimas no contexto, então encontre uma maneira de vincular ao resto da decoração.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook