
Procurando uma sapateira DIY para experimentar? Isso pode ajudá-lo a se manter organizado! Organizar-se é fundamental para uma vida descontraída e menos caótica.
Encontrar uma maneira de organizar suas coisas pode ser o maior desafio. Meu problema são os sapatos. Eu precisava encontrar uma solução de armazenamento melhor para meus sapatos do que a atual…que seria jogá-los no chão.
Então, tive essa ideia de sapateira DIY! Confira e experimente você mesmo!
Materiais necessários para construir uma sapateira
x2 folhas de compensado Cola de madeira Grampos Mancha ou tinta de sua escolha Placa de pinho roteador
Como fazer uma sapateira
Primeiro, você deve determinar o tamanho do móvel de armazenamento que você precisa, levando em consideração não apenas a quantidade de sapatos que deseja armazenar, mas também o espaço que você tem para trabalhar.
Antes de poder cortar a madeira, porém, tive que planejar a estrutura da minha sapateira: quantas prateleiras preciso e qual a altura delas. Estou planejando ter dois cubículos para botas de um lado e o resto serão prateleiras mais curtas. Eu pessoalmente não tenho muitos saltos altos, então prateleiras menores são perfeitas para mim.
Certifique-se de medir a altura dos sapatos para descobrir a altura que as prateleiras individuais precisam ter. Você também precisará medir o comprimento dos sapatos para confirmar a profundidade que a sapateira precisa ter para que os sapatos caibam.
Vou fazer uma sapateira com 45 centímetros de largura, 30 centímetros de altura e 18 centímetros de profundidade.
Etapa um: pegue a madeira compensada para a sapateira DIY
Comprei 2 placas de compensado e uma grande placa de pinho que é maior do que os 45 polegadas desejados.
Etapa dois: corte a madeira compensada para a sapateira DIY no tamanho certo
A segunda etapa é cortar todas as placas no tamanho certo.
Vou ter seis prateleiras dentro da sapateira DIY, então, para começar, preciso cortar tábuas suficientes para elas e também para a moldura. Primeiro, meça e marque onde as linhas precisam ser cortadas e depois use uma serra circular e corte ao longo da linha.
Agora tenho todas as placas necessárias para o projeto.
Etapa três: criar ranhuras
Como minhas placas são mais finas (0,5 polegadas de espessura), será difícil usar um prego ou parafuso padrão para fixá-las porque uma madeira tão fina tem tendência a rachar. A solução é criar sulcos na madeira. Você pode então deslizar as prateleiras nas ranhuras.
Para fazer as ranhuras, use uma fresadora. Primeiro, marque a localização das prateleiras em cada lado da estrutura do rack. Planejei que as duas primeiras prateleiras fossem um pouco mais altas que as demais, permitindo que cabessem sapatos com salto mais alto. Depois de marcar a madeira para as ranhuras, coloquei a tupia em uma configuração que permitia cortar a madeira, mas não ir até o fim – isso é fundamental!
Passe a tupia ao longo da linha lentamente, abrindo a ranhura na madeira.
A parte superior e inferior das peças laterais também devem ser fresadas nas bordas. Isso permitirá que as peças superior e inferior se conectem firmemente às laterais da moldura. Certificar-se de que todas as peças estejam bem conectadas é fundamental. Os sapatos podem ser pesados e se o seu rack não aguentar o peso, todo o seu trabalho será inútil.
Etapa quatro: definir prateleiras em sua sapateira DIY
Com todas as ranhuras cortadas, é hora de colocar as prateleiras da sua sapateira DIY no lugar. Coloque um lado no chão, com o lado estriado voltado para cima. Aplique uma quantidade espessa de cola para madeira em cada ranhura.
Deslize cada peça de prateleira individual.
Passe cola na outra lateral e coloque em cima das prateleiras, deslizando todas nas ranhuras. Delicadamente, coloque o projeto na vertical. Cole na parte superior e inferior e prenda bem em todos os lados. Usar os grampos ajudará a cola a aderir a cada pedaço de madeira.
Deixe a prateleira descansar durante a noite. Isso dará à cola bastante tempo para secar e garantirá que as juntas estejam seguras.
Etapa cinco: prepare a parte superior de sua sapateira DIY
Em seguida, cortei meu pedaço de madeira de pinho no tamanho certo. Eu queria ter uma borda de cerca de 5 centímetros estendendo-se em ambos os lados da sapateira, tornando-a um ponto focal divertido e diferente. Depois que o pinheiro fosse cortado no tamanho certo, eu poderia mancha-lo. Vou pintar o resto da sapateira de branco e acho que uma mancha escura de nogueira será um belo contraste.
Uma camada grossa de tinta para madeira foi tudo que precisei para a sapateira DIY. O pinho tem um grão de madeira tão lindo e a mancha escura o destaca, que era exatamente o que eu queria fazer.
Etapa seis: verificação dupla
Verifique se a sapateira DIY e a cola estão secas. Confirmei isso mexendo e sacudindo um pouco para ver se tudo emperrou. Foi o que aconteceu!
As peças de compensado parecem muito ásperas. Embora a maior parte fique coberta com tinta e qualquer rugosidade se misture, as bordas não. Eles têm muita madeira solta, lascas e depressões, então lixei as bordas para suavizar a aparência.
Etapa sete: pinte sua sapateira faça você mesmo
Com as bordas lisas, é hora de pintar! Estou usando uma combinação de tinta branca lisa e primer, o que me permite pular a etapa de preparação e fazer tudo de uma vez. Prepare a área de pintura com um pano e pinte com um pincel na direção da fibra da madeira. No meu caso, na maioria das vezes isso significava lado a lado.
A sapateira DIY precisou de duas camadas de tinta. Não precisei pintar a parte superior porque ficaria coberta pela minha tábua de pinho recém-manchada.
Etapa oito: hora de prender a parte superior da sapateira DIY
Usando a mesma cola de madeira usada nas ranhuras, coloque uma quantidade generosa na parte superior da sapateira. Certifique-se de usar cola de madeira suficiente, pois é a única coisa que vai fixar a parte superior à parte principal da sapateira. Ter certeza de que é seguro é muito importante!
Em seguida, coloque alguns pedaços de madeira em cima da tábua de pinho e prenda tudo junto. Isso ajuda a proteger a placa manchada de ser danificada pelos grampos. Deixe isso descansar durante a noite.
De manhã estava pronto e eu estava ansiosa para começar a organizar meus sapatos!
Essa é uma peça tão linda para guardar seus sapatos, que os transforma em parte da decoração de qualquer ambiente.
Manter as linhas simples ajuda a peça a parecer fresca e organizada. Os diferentes sapatos e padrões são detalhes mais que suficientes para esta peça.
Ter espaços maiores para minhas botas é tão bom. A coisa maravilhosa de criar isso sozinho é que você pode criar exatamente o que precisa. Tem um armário cheio de lindos saltos? Faça cada prateleira alta o suficiente para que você possa exibi-las!
Esta sapateira DIY funciona muito bem junto com outro projeto DIY que concluímos, que é a borda da parede com acabamento em madeira em forma de X.
Essa foi uma maneira muito divertida de tornar uma sapateira DIY funcional e atraente, permitindo que a sapateira funcione perfeitamente em um espaço que fica fora do armário ou do quarto.
Reservar um tempo para manchar o painel superior é o que faz com que esta peça realmente pareça uma nova peça de mobiliário para sua casa.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook