Hoje em dia, o tipo de energia que usamos para abastecer o mundo é importante. Isso ocorre porque o mundo é importante. Sempre foi importante, é importante agora e será importante no futuro. Mas hoje existem muitos tipos diferentes de energia.
Um tipo interessante de energia usado hoje é a energia geotérmica. Embora não seja tão comum como a energia do petróleo ou do gás, a sua popularidade está a crescer à medida que o mundo procura recursos alternativos que não expirem.
O que é energia geotérmica?
Imagem de Miller-Roodell Architects Ltd
Você já percebeu que existem fontes termais em alguns dos lugares mais frios do planeta? Pode ser apenas a natureza ou um poder superior tentando nos dizer algo. A energia geotérmica foi usada pela primeira vez por humanos na Itália em 1904.
Portanto, é uma forma bastante recente de extrair energia para nós. A energia geotérmica é o calor que vem da subsuperfície da Terra. Veja, o centro da Terra está em torno de 10.000 graus Fahrenheit. Quanto mais perto você chega disso, mais quente fica a Terra.
Para obter terra quente, você precisa cavar abaixo da crosta terrestre para alcançar riachos quentes ou rochas sísmicas para serem usadas como energia. Então, para aproveitar esse calor e energia, poços são cavados com um quilômetro e meio de profundidade e turbinas são conectadas.
Tipos de usinas de energia geotérmica
Imagem da Teton Heritage Builders
Hoje, existem três tipos principais de usinas de energia geotérmica. A maior usina geotérmica está localizada na Califórnia e é conhecida como The Geysers. Na verdade, é um conjunto de mais de 20 usinas e produz 1,5 GW de energia.
Isto é igual à quantidade de energia produzida por mais de 600 turbinas eólicas, 3.000 Corvette Z06s ou quase 2 milhões de cavalos em movimento. Isso parece muito poder, mas é apenas uma pequena fração do que poderia ser.
Vapor Seco
O vapor seco é a forma mais antiga de tecnologia geotérmica. É um método simples que retira o vapor do solo e o utiliza para alimentar diretamente uma turbina. Isto pode parecer gêiseres artificiais antes da turbina ser instalada.
Clarão
As usinas flash usam água quente de alta pressão, o que significa água fria, para criar vapor que alimenta as unidades acima do solo. Esta é uma forma barata e rápida de criar energia geotérmica e provavelmente a mais popular por causa disso.
Binário
As plantas binárias passam água quente através de um líquido secundário com ponto de ebulição mais baixo. É um método mais lento que o método flash plant. Pode usar temperaturas mais frias do que outras plantas, por isso funciona bem em climas mais frios.
Prós e contras da energia geotérmica
Todo tipo de energia tem seus prós e contras. Embora o petróleo e o gás tenham prós e contras mais óbvios, a energia geotérmica pode não ser tão óbvia para aqueles que não a estudaram. As estatísticas sobre energia geotérmica são importantes.
Prós
Ecologicamente correto – a primeira coisa que vem à mente ao mudar para a energia geotérmica é o impacto ambiental que ela pode ter. A economia de até 80% em relação ao uso de energia convencional é sempre positiva. Renovável – a geotérmica está sempre no topo quando comparada com outras fontes de energia no que diz respeito à renovabilidade. Não é tão restritivo quanto os outros. Durará tanto quanto a própria Terra. Sustentável – a energia geotérmica não depende da estação. Está lá o tempo todo e não precisa de sol ou vento para sobreviver. Os locais que possuem energia geotérmica nunca acabam devido ao clima. Previsível – porque não necessita de energia externa do sol ou do vento, a energia geotérmica é fácil de prever. Pode-se calcular exatamente quanta energia será fornecida por um longo período de tempo. Possibilidades infinitas – há um grande futuro para a energia geotérmica. Trabalhamos com isso há pouco mais de 100 anos, então apenas arranhamos a superfície do que ele pode fazer pelo nosso mundo.
Contras
Não pode ser usada em todos os lugares – devido às altas temperaturas que precisam sobreviver para que a energia sobreviva, a energia geotérmica não é ideal para qualquer pedaço de terra. A área precisa ser de uma determinada maneira. Aumento da emissão de gases subterrâneos – os gases emitidos pelo uso da energia geotérmica são os mesmos gases que são liberados todos os dias pela Terra. Eles são simplesmente liberados em uma quantidade maior. Caro – a energia geotérmica é cara. O investimento será recuperado em menos de dez anos, mas o custo inicial é superior ao de outras fontes de energia. Mas espera-se que esse número diminua. Gestão Intensa – como qualquer fonte de energia, a energia geotérmica precisa ser monitorada por alguém treinado para isso. Depende de um superintendente para assumir a responsabilidade pela usina e pela forma como ela fornece energia à área.
Você pode ter sua própria fonte de energia geotérmica?
Imagem do ZeroEnergy Design
A resposta curta é sim. Porém, ao usar energia geotérmica em sua casa, ela é principalmente para o que é legal. Afinal, a temperatura abaixo do solo é mais baixa antes de esquentar. Assim, você pode encontrar temperaturas mais frias e mais quentes.
É por isso que você pode aquecer e resfriar uma casa com energia geotérmica. Embora você não possa usá-lo para alimentar sua casa, aqui está o que você precisa saber sobre o uso de energia geotérmica para aquecer e resfriar sua casa.
Notas sobre aquecimento e resfriamento geotérmico
Vida útil média – 18 a 23 anos Tempo de retorno – 2 a 10 anos Custo médio de instalação – US$ 20.000 a US$ 40.000 Redução na conta de energia – 40% -60%
A energia geotérmica para abastecer sua casa é bastante incomum, mas para que e resfriar sua casa é outra história. Outros países, como o Reino Unido, até acrescentaram incentivos governamentais, incentivando a energia verde.
É apenas uma questão de tempo até que mais incentivos e mais fábricas sejam criadas. Por enquanto, você precisará se limitar ao aquecimento e ao resfriamento, mas em breve poderá ser possível abastecer sua própria casa com energia geotérmica.
Impacto Ambiental da Energia Geotérmica
Imagem de Allan Shope Architect
Embora a energia geotérmica emita gases como dióxido de enxofre e dióxido de carbono, não necessita de combustível para gerar eletricidade. As usinas geotérmicas emitem 97% menos compostos de enxofre causadores de chuva ácida e cerca de 99% menos dióxido de carbono do que usinas de combustíveis fósseis de tamanho semelhante.
Então, sim, de acordo com a Energy Information of America, a energia geotérmica quase não tem efeitos ambientais negativos. Este é o principal motivo pelo qual mais empresas estão recorrendo a ele. A conversão é lenta, mas o futuro é brilhante.
O futuro da energia geotérmica
Imagem por Wiedemann Architects LLC
Você sabia que a energia geotérmica é uma fonte milhares de vezes maior que todos os campos de petróleo e gás juntos? Claro que é! A energia geotérmica pode ser encontrada sob toda a superfície da Terra, não apenas em certas áreas.
Hoje, menos de 1% da produção mundial de energia provém de fontes geotérmicas. No entanto, a principal razão para isso? Dinheiro. Nos últimos anos, o custo de produção de energia geotérmica diminuiu.
É improvável que pare de diminuir tão cedo. Este é um enorme incentivo para o governo e para as empresas produtoras de outros tipos de energia. Se conseguirmos reduzir o custo de produção, poderemos atrair mais pessoas.
O que isso parece
Você pode pensar na energia geotérmica como uma usina subterrânea predefinida e pronta para uso. Se conseguirmos encontrar maneiras mais eficientes de aproveitá-lo, poderemos abastecer o mundo inteiro no processo mais fácil até agora.
A desvantagem é que o terreno deve ser sísmico. Portanto, precisaríamos de encontrar estas áreas e produzir energia suficiente para abastecer toda a população da área até encontrar a próxima terra sísmica. Precisamos conectar as peças do quebra-cabeça.
De onde viemos?
É possível que, no futuro, encontremos formas de aproveitar o calor da Terra e produzir energia, independentemente da localização do terreno. Mas isso exigirá muito tempo, dinheiro e experimentação. Coisas que não estão prontamente disponíveis.
Por exemplo, há não muito tempo, não conseguíamos aproveitar esta energia. Agora podemos endurecê-lo em grandes quantidades em algumas áreas. E em todas as áreas podemos produzir calor e frio da terra para resfriar e aquecer qualquer casa.
Tem sal?
Um dos principais fatores de custo na produção de usinas geotérmicas é que os materiais utilizados nos poços devem ser resistentes ao sal. Como há muito sal nas camadas abaixo da crosta, os poços podem corroer facilmente.
O sal acelera a corrosão do aço, por isso são necessárias camadas protetoras. No futuro, podemos facilmente imaginar materiais e processos mais eficientes para a extração de energia geotérmica. Ou uma forma de tornar os materiais atuais mais baratos e resistentes à corrosão.
Onde estamos indo?
Não é difícil imaginar um futuro movido por energia verde. Um com menos gases no ar. Um focado em manter o meio ambiente saudável para nossos netos. Há muitos passos que precisamos seguir para chegar lá. A energia geotérmica poderia ser um deles?
Ninguém sabe ao certo o que o futuro reserva. Tudo o que podemos fazer é dar pequenos passos em direção a um futuro mais brilhante e mais sustentável, cuidando da terra em que vivemos hoje.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook