Quando se trata de limpeza doméstica, esfregar pode ser um assunto controverso. Alguns juram por esfregões a vapor, enquanto outros alertam contra eles. Algumas pessoas esfregam diariamente, enquanto outras passam semanas entre sessões de lavagem de piso.
Mas o melhor método de limpeza geralmente fica em algum ponto intermediário.
Existem regras gerais de limpeza que você nunca deve quebrar, enquanto outras variam de acordo com o tipo de piso. Antes de pegar o velho esfregão e balde, aqui está o que considerar.
Erro
O pecado capital de esfregar é não varrer primeiro. Mesmo que seu piso pareça livre de sujeira, pequenas partículas de poeira e detritos provavelmente estão presentes. Quando você passa seu esfregão sobre a sujeira, ele agirá como uma lixa, deixando pequenos arranhões no piso e estragando qualquer acabamento.
Certifique-se de varrer e aspirar bem antes de passar o esfregão.
Erro
Está na moda misturar vários produtos de limpeza, como cápsulas de lavanderia, desinfetantes multiuso e até pastilhas de lava-louças, em um balde gigante e usar a solução para esfregar. Isso não só pode criar vapores perigosos, mas também deixará um acúmulo de névoa no seu piso.
Ao esfregar, use a quantidade recomendada de sabão, geralmente cerca de um quarto de xícara de solução por galão de água. Use apenas a solução de limpeza recomendada para o seu tipo de piso e evite sabão de lavar roupa ou de louça.
Se o seu piso já tiver uma camada de sujeira acumulada, use uma mistura de água e vinagre branco destilado para ajudar a removê-la.
Erro
Serei o primeiro a admitir que adoro meu esfregão a vapor. Nada faz meus pisos parecerem mais limpos do que vaporizá-los. No entanto, como os esfregões a vapor emitem tanto calor e umidade, eles podem penetrar em frestas no piso e causar deformações.
Nunca esfregue pisos laminados com vapor, pois eles são os mais sensíveis ao vapor. Além disso, tenha cuidado ao esfregar pisos de madeira ou pisos de vinil ou ladrilhos com vapor, pois o vapor pode vazar por baixo e estragar o adesivo.
Erro
Madeiras nobres não seladas são as mais difíceis de limpar. Embora tenham uma aparência natural, a falta de uma camada de acabamento as torna porosas. Elas absorvem qualquer umidade que você colocar sobre elas, causando mofo, manchas de água e empenamento.
Aspire ou passe um pano seco em pisos não selados. Limpe qualquer derramamento rapidamente e limpe áreas muito sujas.
Erro
Uma cabeça de esfregão suja não só cheira mal, mas também espalha sujeira e bactérias pelo chão. Se você estiver usando um esfregão de esponja da velha escola, é hora de jogá-lo fora. Invista em um esfregão com uma cabeça de microfibra lavável. Mops giratórios, esfregões de spray e esfregões elétricos são todas boas opções.
Coloque o esfregão na máquina de lavar após cada uso para combater odores ruins e bactérias.
Erro
Se você seguir todas as regras, mas seu piso estiver manchado, uma solução simples pode ser esfregar em uma direção diferente.
Passe seu esfregão úmido para frente e para trás em seções, começando em um canto do cômodo e indo para o outro lado. Isso cria um padrão consistente e garante que você não pise em nenhuma seção que já limpou.
Erro
Você verá vinagre em quase todas as receitas de soluções caseiras de limpeza online. Mas aqui está a dura verdade: o vinagre é altamente ácido e pode corroer a camada superior do seu piso.
Ocasionalmente, usar vinagre diluído em seus pisos não causará danos perceptíveis. Mas se você limpá-los repetidamente com vinagre de alta concentração, o conteúdo de ácido acético corroerá o acabamento de poliuretano ou verniz transparente, deixando seus pisos desprotegidos.
Evite também vinagre ou pisos de pedra delicados, como mármore ou ardósia. Pode deixar marcas brancas de corrosão.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook