Um pied à terre super chique e estiloso perto da Marina Olímpica de Barcelona tem tudo que você precisa em um espaço minimalista, organizado e compacto. Projetado pelos arquitetos Cometa, o apartamento de 56 metros quadrados ganhou forma primeiro com a desconstrução do espaço. Os arquitectos derrubaram todas as paredes interiores e abriram a parede para o terraço exterior, aproveitando as vistas deslumbrantes.
A residência no último andar está localizada numa área de lazer que se tornou muito procurada por turistas e moradores locais, jovens e idosos. O bairro da Marina abriga praias mediterrâneas, esportes aquáticos e uma grande variedade de restaurantes. Construído em 1991 como parte da Vila Olímpica, possui berços para 740 iates.
Perfeita para dois, esta casa de férias implicou uma remodelação radical do apartamento existente que se baseou nos princípios da marinha: Tornar todo o espaço útil e eliminar o desnecessário. O local é essencialmente uma caixa quadrada que se organiza em torno de uma “cabine” central que contém toda a lavandaria, canalização e equipamentos essenciais, juntamente com a instalação sanitária e armários. Esta unidade central funciona também como divisória entre a cozinha e os espaços de estar e dormir, também delimitados por grandes painéis de vidro deslizantes que compõem a parede.
Totalmente executadas em betão, as paredes interiores foram revestidas com um microcimento de cor cinza claro, criando um efeito inspirado nas docas de betão bruto da marina. Em todo o espaço, tubos e luminárias de cobre expostos conduzem as conexões elétricas e de água necessárias e servem como um elemento de design contemporâneo unificando todas as seções do apartamento. O cobre adiciona um elemento aconchegante, mas funcional, ao design minimalista do espaço.
Para manter a aparência minimalista e eliminar quaisquer possíveis problemas de design, os arquitetos incorporaram o piso radiante para que não sejam necessários radiadores. Para fazer com que pequenos espaços pareçam espaçosos e ainda assim altamente funcionais, este tipo de design minimalista é o mais viável. Isso porque o estilo de decoração não foca apenas nas necessidades, mas também livra o ambiente de elementos visuais desordenados.
Quase todos os elementos da cozinha, além da pia e do cooktop, ficam escondidos atrás de uma parede de portas que não possuem ferragens, mantendo o visual clean do espaço como um todo. Luminárias de teto bem posicionadas que se conectam ao circuito de cobre fornecem luz extra nesta extremidade do espaço da cozinha. Um pequeno mas chique refrigerador de vinho é o único elemento identificável e está situado acima da geladeira.
A ilha de cozinha é especialmente elegante porque se parece mais com uma peça de mobiliário do que com uma ilha tradicional. As pernas ajudam a manter a área aberta e arejada porque o chão não é coberto com todo o peso visual da ilha. A falta de qualquer outro equipamento de cozinha exposto também enfatiza a estética minimalista.
Com um cenário totalmente limpo de paredes de concreto e o elemento de ilha única na área da cozinha, a tubulação de cobre que percorre todo o espaço é o único elemento da decoração que exala calor. O mesmo metal se repete na escolha das ferragens da torneira da cozinha e a conexão de todas as luzes aumenta sua função visual integral.
As áreas da casa que utilizam água são destacadas pelas únicas peças grandes e brancas da casa, que são a banheira e a ilha de cozinha. São essencialmente as únicas peças de mobiliário independentes, uma vez que os restantes espaços de estar e de dormir estão todos integrados na estrutura do apartamento. A peça central de madeira personalizada e os armários integrados que desaparecem quando não estão em uso constituem toda a arrumação da casa.
Apesar do tamanho limitado da área habitacional, o terraço amplia muito a área útil devido às grandes portas de vidro deslizantes que servem de parede exterior. A combinação quase duplica o espaço e traz muita luz natural para o apartamento, junto com a suave brisa do mar. Além do grande controle deslizante, uma ampla janela ao lado da cama ilumina a parte traseira da unidade central.
Outro exemplo de todos os elementos integrados é a combinação de cama e cabeceira. A base do colchão é embutida no chão e a cabeceira oferece tudo o que é necessário para a cabeceira. Lâmpadas de cobre são fixadas na parede e tomadas são incorporadas em ambos os lados da cabeceira profunda, que ocupa o lugar das mesinhas de cabeceira. Além disso, o assento baixo da janela inclui gavetas para armazenamento extra.
Todas as luminárias, assim como as ferragens da torneira da banheira, têm acabamento em cobre. A utilização de um único acabamento metálico unifica realmente o espaço com um toque moderno, atraindo o olhar de uma área para outra. A banheira também oferece uma vista panorâmica pela janela e ainda é privada, pois fica afastada da parte principal do espaço.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook