Explorando a influência do minimalismo no design de interiores minimalista

Exploring the Influence of Minimalism on Minimalist Interior Design

O minimalismo foi um movimento artístico que surgiu com destaque após a Segunda Guerra Mundial e enfatizou ideias de simplicidade e consideração. O minimalismo como conceito influenciou tudo em nossas vidas, desde arte e design até escolhas de estilo de vida.

As manifestações contemporâneas do minimalismo de defensores como a especialista em estilo de vida Marie Kondo mostram-nos que o minimalismo ainda é uma influência poderosa na nossa cultura hoje.

Ele também desempenha um papel importante na formação de ideias minimalistas de design de interiores. Aprenda sobre esse movimento histórico, os principais conceitos do minimalismo e como eles influenciam as tendências atuais de design.

Exploring the Influence of Minimalism on Minimalist Interior Design

Desenvolvimento do Minimalismo

O minimalismo, também chamado de arte minimalista, é um movimento de design que surgiu como reação ao movimento de expressão abstrata da década de 1940. No entanto, as suas raízes fazem parte de uma linha de ideias muito mais longa que cresceu em torno de movimentos americanos anteriores que celebravam a simplicidade. Essas ideias estão documentadas nos escritos de autores como Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau. O minimalismo também foi influenciado por conceitos apresentados pelo estilo de design japonês, pelo movimento De Stijl e pelo estilo Bauhaus das décadas de 1920 e 30.

O minimalismo como movimento específico surgiu na década de 1960 com artistas visuais como Donald Judd, Dan Flavin e Frank Stella. Esses artistas se concentraram na criação de arte que usava formas geométricas simples, linhas limpas e uma deliberada falta de ornamentação. Esses conceitos minimalistas começaram a tomar forma em outros meios, incluindo a arquitetura e a música. Também foi adotada como uma filosofia que impactou a forma como as pessoas viviam: os seus valores, a forma como consumiam e as formas como procuravam a realização.

Minimalismo e design de interiores minimalista

A filosofia de design minimalista teve uma influência profunda e duradoura no design de interiores. O design de interiores minimalista concretiza os princípios, a estética e a abordagem do minimalismo nos espaços interiores. O design de interiores minimalista reduz os elementos de design apenas ao necessário.

Muitos proponentes acham que o design de interiores minimalista é o antídoto ideal para o ritmo acelerado e as complicações da vida atual. A qualidade humana é um elemento vital no design de interiores minimalista, pois é um estilo de design mais holístico. Sempre considera como um determinado design influencia e eleva a experiência humana.

O design de interiores minimalista tornou-se ainda mais importante nos últimos anos, à medida que ideias de sustentabilidade se tornaram um objetivo comum de design. Também houve uma mudança no estilo de vida em que as pessoas querem se concentrar mais em viver com propósito. Os designers também têm ampliado o apelo com novos looks, como o minimalismo quente, que incorpora cores mais quentes e texturas terrosas. Qualquer que seja a estética do seu design, o minimalismo tem ideias que podem oferecer soluções práticas para uma vida mais simples e consciente no espaço da sua casa.

Elementos essenciais de design de design de interiores minimalista

O design de interiores minimalista busca criar espaços que sejam intencionais, calmos e organizados. Para alcançar os designs mais eficazes, os designers de interiores seguem um conjunto cuidadoso de ideias que os orientam nesse sentido.

Simplicidade

Simplicity

A simplicidade é muitas vezes um conceito mal compreendido no design de interiores minimalista. Não se trata de criar espaços vazios ou rígidos, mas sim de reduzir os itens dentro de um espaço para obter o equilíbrio ideal entre funcionalidade e design.

As ideias de simplicidade podem ser resumidas nas palavras de Ludwig Mies van der Rohe, que adotou o lema “Menos é mais”. Em essência, ao ter menos desordem e distração em nossos espaços, podemos ser livres para aproveitar verdadeiramente como as coisas no ambiente contribuem para um estilo de vida mais completo e autêntico. Simplicidade não é livrar-se de toda ornamentação, mas sim reduzi-la a um ponto onde nada mais possa ser removido para melhorar o design do espaço.

Linhas e formas limpas

Clean Lines and Shapes

O uso de linhas e formas simples é uma marca registrada do design de interiores minimalista. É uma das razões mais importantes pelas quais o minimalismo parece ordenado e equilibrado. Esta abordagem de design valoriza o uso de linhas retas em elementos arquitetônicos como caixilhos de janelas, rodapés, colunas e molduras e no design de móveis.

Também é comum ver o uso de formas geométricas simples, como retângulos, quadrados e círculos em elementos arquitetônicos, móveis e decoração minimalistas. Essas formas proporcionam clareza visual e simplicidade estrutural para o design geral.

Paleta de cores limitada

Limited Color Palette

O uso de uma paleta de cores limitada, monocromática ou neutra, é uma escolha deliberada que apóia os objetivos filosóficos do design de interiores minimalista. Os objetivos do minimalismo, como serenidade e simplicidade, são promovidos pelo uso de cores suaves como cinza, bege e preto.

Essas cores criam uma atmosfera calmante, reduzindo o ruído visual de uma ampla gama de cores brilhantes. A utilização de cores monocromáticas ou neutras permite dar mais atenção à forma do mobiliário ou às características arquitetónicas da divisão. Muitas destas cores também são atemporais, eliminando a necessidade de reinventar uma nova paleta de cores de acordo com as últimas tendências de cores.

Uso de espaço negativo

Use of Negative Space

Espaço negativo é uma frase popular na arte e refere-se a áreas que são deliberadamente deixadas vazias. É um elemento de design fundamental no design de interiores minimalista e refere-se à quantidade de espaço entre os elementos de design, como móveis e decoração, no ambiente. O espaço negativo permite que a mente e os olhos descansem, em vez de ficarem ocupados examinando todos os elementos da sala.

O uso do espaço negativo também permite que os designers de interiores enfatizem os elementos mais importantes do espaço, porque a atenção pode ser focada em peças vitais para o design, e não em móveis e decoração tangenciais.

Móveis e Decoração Funcionais

Functional Furniture and Decor

O design de interiores minimalista enfatiza o uso apenas de móveis e decoração essenciais ao design do ambiente e ao conforto do usuário. Isso se alinha com os objetivos filosóficos e de design de simplicidade e falta de excessos. No minimalismo, cada peça de mobiliário e decoração é escolhida de acordo com sua utilidade. Certas peças são adaptáveis para atender diferentes necessidades. Os designers minimalistas valorizam as peças modulares pela sua adaptabilidade. Preferem também os estilos mais simples que ainda promovem qualidade e conforto.

Espaços organizados

Decluttered Spaces

Espaços livres de desordem são um significante fundamental do minimalismo. Como a desordem é uma parte endêmica de nossas vidas, um espaço livre de desordem reflete a eliminação deliberada de itens excessivos e desnecessários no design.

Espaços organizados permitem que nossas mentes e olhos repousem nos espaços negativos e nos elementos-chave do design. Esta é uma das razões pelas quais os designers de interiores minimalistas valorizam as soluções de armazenamento oculto, como o armazenamento debaixo da cama, porque podem apresentar um ambiente de vida mais aberto e limpo. Este também é um convite para focar na qualidade em vez da quantidade. Compre o melhor que puder pagar para se sentir motivado a valorizar peças de qualidade ao longo do tempo.

Use materiais naturais

Use Natural Materials

Os materiais naturais e o design de interiores minimalista são parceiros naturais. Materiais naturais como madeira e pedra vêm em cores suaves e neutras como marrom, cinza, branco, bege e preto. Eles fazem móveis e decoração resistentes e funcionais que você pode guardar para o resto da vida. Esses materiais têm aparência e textura limpas e simples que funcionam perfeitamente com um design de interiores minimalista.

Concentre-se na luz natural

Focus on Natural Light

O design interior minimalista mais eficaz cria uma atmosfera relaxante e calma e, em parte, isto se deve à ênfase dada à luz natural. Sabe-se que a luz natural tem um efeito benéfico no nosso humor e bem-estar. O aumento da luz natural num espaço aumenta estes sentimentos positivos. As janelas são a principal forma de os designers minimalistas adicionarem luz natural a uma sala. Grandes janelas ajudam a conectar-nos ao mundo exterior e minimizam a necessidade de outras fontes de luz artificial.

Redução da desordem tecnológica

Reduction of Technological Clutter

A redução da desordem tecnológica está de acordo com o objetivo do design de simplicidade no design de interiores minimalista. Reduzir os itens de tecnologia como desktops, televisões e outras telas dará ao design uma aparência mais simples e simplificada. Também ajudará a dar ênfase a móveis e decoração que promovam a interação humana.

Isto não significa que a tecnologia não possa ser incorporada no design minimalista; em vez disso, é vital que você escolha os itens de tecnologia com cuidado e limite sua visibilidade em cada sala. Você também pode empregar métodos como armazenamento oculto para ocultar a tecnologia quando ela não estiver em uso.

Expressão Pessoal

Personal Expression

A expressão pessoal e o minimalismo podem parecer conceitos paradoxais, mas a expressão pessoal é fundamental para um design minimalista eficaz. Gostos pessoais, como cores, materiais, texturas, estilo de vida e objetivos preferidos, são considerações vitais no design de interiores minimalista.

Em vez de renunciar a todo o gosto pessoal, o estilo de design minimalista convida a expressar o seu gosto pessoal dentro de um conjunto de diretrizes de design coesas. Os resultados podem parecer únicos, e é por isso que existe uma ampla gama de designs de interiores minimalistas.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook