Guia para arquitetura moderna de meados do século

Guide to Mid-Century Modern Architecture

A arquitetura moderna de meados do século é reconhecida por suas linhas simples, designs elegantes e estética minimalista. Foi predominante nos Estados Unidos e na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial até a década de 1960.

Embora o estilo moderno de meados do século tenha sido influente em seu apogeu, continua sendo um estilo popular.

Desenvolvimento da arquitetura moderna de meados do século

Guide to Mid-Century Modern Architecture

As primeiras ideias desenvolvidas nos movimentos de Estilo Internacional e Bauhaus influenciaram a arquitetura moderna de meados do século. Essas ideias incluem o desejo de alinhar os designs mais com a natureza, o design funcional em detrimento da forma e a falta de ornamentação. Os principais designers por trás dessas visões incluem Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, Florence Kroll e Walter Gropius.

Cara Greenberg usou pela primeira vez o termo moderno de meados do século em seu livro Móveis modernos de meados do século: móveis da década de 1950, publicado em 1984. O termo passou a definir a arquitetura e o design do período de 1949 a 1969.

As casas modernas de meados do século apresentam plantas abertas, grandes janelas e uma estrutura funcional que atende às necessidades da família. Novos designs elegantes eram comuns, pois a estrutura inovadora de postes e vigas tornava possível a utilização de mais janelas de vidro em paredes de suporte volumosas.

Os arquitetos desenvolveram grandes subdivisões de casas modernas de meados do século em centros urbanos de alta densidade nos Estados Unidos. Você pode encontrar excelentes exemplos de concentrações residenciais modernas de meados do século em Los Angeles, Chicago, Palm Springs e São Francisco.

Embora o estilo moderno de meados do século tenha perdido popularidade na década de 1970, ele voltou.

Hoje, as casas e móveis modernos de meados do século são populares entre as pessoas que desejam uma estética limpa, mas confortável.

Características da arquitetura moderna de meados do século

As casas e edifícios modernos de meados do século têm elementos-chave que os tornam um estilo reconhecível. Aqui estão as características definidoras da modernidade de meados do século:

Linhas retas – A maioria das casas modernas de meados do século tem telhado plano ou inclinado e linhas geométricas fortes. Um andar com mudanças de elevação – As casas modernas de meados do século são estruturas de um andar com degraus internos curtos para alterar as elevações da casa. Grandes janelas – Grandes janelas preservam a ligação ao exterior. Planta aberta – As casas modernas de meados do século apresentam áreas comuns como salas de estar, salas de jantar e cozinhas que são abertas umas para as outras, aproveitando a luz e o espaço. Materiais de construção – As estruturas modernas de meados do século utilizam materiais de construção naturais e limpos, como metal, madeira, vidro e pedra, com pouca ornamentação. Uso de diagonais – As diagonais atuam em janelas angulares, designs de paredes, escadas, telhados e afloramentos. Design minimalista – As casas modernas de meados do século priorizam a função em detrimento da forma e carecem de ornamentação supérflua. Interior funcional – O interior das casas modernas de meados do século apresenta designs práticos, confortáveis e eficientes.

Exemplos famosos de arquitetura moderna americana de meados do século

Aqui estão alguns exemplos notáveis do estilo arquitetônico moderno de meados do século, desde seus precursores na década de 1920 até a década de 1960.

A Casa Gropius

The Gropius House

Walter Gropius, fundador da escola alemã de design conhecida como Bauhaus, projetou a Casa Gropius. Ele completou esta casa em 1938, quando veio lecionar na Universidade de Harvard.

Gropius usou elementos de construção tradicionais da arquitetura da Nova Inglaterra, como pedra, tijolo e madeira. Ele combinou-os com materiais mais inovadores, como blocos de plástico, metal e vidro, para criar uma casa moderna em paz com o ambiente.

O Programa da Casa de Estudo de Caso

O Programa Case Study House foi uma ideia defendida pelo editor da Art

Arquitetos famosos como Ray e Charles Eames e Richard Neutra projetaram casas para este projeto. Trezentos e cinquenta mil visitantes visitaram estas casas modernas de meados do século, popularizando os designs e consolidando a reputação dos seus designers.

Casa do Deserto Kaufmann

Kaufmann Desert House

Richard Neutra projetou a Casa Kaufmann em 1946. Ela reside na cidade de Palm Springs, que possui uma das maiores coleções de casas modernas preservadas de meados do século.

A Kaufmann Desert House apresenta paredes de ripas de metal e espaços ao ar livre com sombra para aproveitar ao máximo o clima quente do deserto. A casa também possui um telhado plano e um exterior claro para se misturar ao ambiente natural.

Casa de Edith Farnsworth

Mid century modern house design idea

Ludwig Mies van der Rohe projetou e construiu a Edith Farnsworth House como um retiro de um cômodo na zona rural perto de Chicago. Ele completou a estrutura externa entre 1945 e 1951.

A casa possui janelas de vidro do chão ao teto com duas lajes horizontais formando o piso e o teto. Uma terceira laje flutuante forma um terraço que conecta os espaços interiores com o mundo natural.

A Casa de Vidro Philip Johnson

The Philip Johnson Glass House

A Glass House, projetada por Philip Johnson e concluída em 1949, é reverenciada por sua estrutura simples e conexão com o mundo natural. Ele manteve as divisões da casa para quarto e banheiro por uma mureta, mantendo toda a casa em um único cômodo.

A Glass House foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1997.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook