Caso ainda não saiba, a iluminação artificial pode enfatizar muito a forma como percebemos um espaço, o ambiente criado no interior e a importância dada a determinadas funções ou elementos de design. Hoje estamos nos concentrando na iluminação da sala de estar, especialmente nos diferentes tipos de luminárias que podemos escolher e nas inúmeras maneiras interessantes como elas podem ser exibidas ou organizadas em todo este espaço.
Luminárias pendentes acima da mesa de jantar
A maioria das salas de estar hoje em dia são, na verdade, espaços abertos e também incluem a cozinha e a área de jantar. Isso significa que você deve planejar a iluminação de acordo. A mesa de jantar precisa de sua própria fonte de luz artificial e um par de luminárias suspensas costuma ser uma solução muito boa.
Pense simétrico
Às vezes ajuda criar um arranjo simétrico e isso é especialmente verdadeiro no caso da iluminação interior. Na sala de estar, você pode ter duas luminárias de chão correspondentes colocadas em cantos opostos do espaço ou em cada extremidade do móvel de parede.
Iluminação em camadas
Basicamente, todos os designers de interiores sugerem a disposição de vários tipos de luminárias e fontes na casa. Você deve ter iluminação ambiente, iluminação de tarefas e iluminação de realce na sala, embora esta última seja opcional. Neste caso específico, a iluminação ambiente é fornecida pela luminária de teto, enquanto a luminária de chão oferece iluminação de trabalho.
Transforme uma luminária em uma peça marcante
Quando se trata de estratégias de iluminação para salas de estar, o lustre costuma servir como ponto focal para o espaço. É uma peça marcante e também um recurso que completa o ambiente e oferece iluminação geral para o espaço.
Uma instalação de iluminação
Falando em pontos focais e peças marcantes, uma ideia é pendurar várias luminárias ou luminárias pendentes e criar um conjunto de fontes de luz, cada uma possivelmente direcionada para uma seção diferente da sala, a fim de fornecer iluminação uniforme em toda a sala.
Iluminação de canto
Acontece que os cantos da sala são espaços perfeitos para colocar luminárias de trabalho. Na maioria das vezes, você veria uma luminária de chão ou de mesa ali, ao lado do sofá e oferecendo iluminação focada para leitura ou iluminação ambiente quando o as luzes do teto estão apagadas.
Pequeno e portátil
Numa sala de estar também pode ser prático ter algum tipo de iluminação funcional que possa ser movida, como um pequeno candeeiro de mesa, por exemplo. Você pode mantê-lo em uma mesa lateral ao lado do sofá, em uma prateleira ou em qualquer outro lugar que achar necessário.
Uma luminária de chão ao lado do sofá
O sofá da sala é a peça central da sala e é importante ter uma iluminação adequada nesta área. Um candeeiro de pé grande como este seria óptimo para leitura e também serviria como ponto focal visual e decoração do espaço.
Luzes suspensas baixas
Você provavelmente já viu esse tipo de luminária nas lojas e achou que elas pareciam bonitas e sofisticadas, mas seu teto baixo não permitiria que você as tivesse em sua casa. Bem, isso não é totalmente verdade. Luminárias suspensas baixas podem se tornar fontes de iluminação da sala de estar e pontos focais visuais para espaços de canto.
Um aglomerado de luzes
Algumas luminárias, principalmente lustres modernos e pendentes, permitem brincar com o comprimento de cada segmento individual e apresentam grupos ou luzes em vez de uma única estrutura que incorpora todos eles. Isso oferece mais flexibilidade e mais espaço para criatividade e personalização.
Iluminação de teto focada
Várias luzes de teto podem fornecer um brilho uniforme em toda a sala, mas também podem ser estrategicamente posicionadas para destacar certas áreas da sala. Neste caso particular, os espelhos refletem a luz, o que é bastante útil.
Candeeiro de pé escultural
Há muitos abajures e luminárias de mesa legais que têm esses designs lindos e esculturais. Têm uma dupla função, a de luminária e a de ornamento. Além disso, luminárias de piso altas e curvas são legais porque fornecem luz de cima sem exigir instalação no teto.
Várias lâmpadas na mesma sala
Se você acha que uma única lâmpada não é suficiente para sua sala, adicione outra e outra e considere combinar designs com proporções diferentes. Por exemplo, uma lâmpada alta e uma baixa podem ficar lado a lado.
Uma instalação de luminária pendente
Pense num candeeiro suspenso como mais do que apenas uma fonte de luz artificial, mas também como uma decoração para a sala de estar. Uma ideia interessante pode ser misturar e combinar diversas luminárias pendentes com formas geométricas simples.
Lustres complementados por holofotes
Embora a maioria das instalações de iluminação de salas de estar coloque o lustre no centro de tudo, às vezes isso não é suficiente. É prático ter fontes de luz de teto adicionais espalhadas pela sala para criar um ambiente confortável.
Luzes de parede
Luzes de teto são super comuns e quase todas as salas as possuem, então se você quer que sua casa seja especial você tem que pensar fora da caixa. Uma ideia poderia ser instalar algumas luminárias na parede para criar uma exibição atraente.
Cada luminária é um enfeite
Cada luminária é um enfeite para o ambiente em que você a coloca e isso vale não apenas para lustres e luminárias pendentes, mas também para qualquer outro tipo de luminária. É importante considerar ambos os lados antes de escolher um design em vez do outro.
Aparência e função
Quando se trata de escolher a iluminação de destaque ou de tarefa, é importante considerar não apenas o design, mas também o posicionamento exato da luminária. Um pequeno abajur de mesa, por exemplo, pode ter um lugar especial em uma prateleira atrás do sofá para oferecer luz indireta e confortável.
Lustre perfeitamente centrado
Muitas vezes nos deparamos com uma dúvida na hora de pendurar o lustre da sala. Deve ser posicionado no centro da sala, acima do sofá ou diretamente acima da mesa de centro? Às vezes esta decisão é tomada por nós, mas às vezes temos que oferecer uma solução. A opção geralmente preferida é o lustre pendurado acima da mesa de centro.
Misturar e combinar
A direção frequentemente preferida pela maioria dos designers de interiores envolve o uso de vários tipos de luminárias e fontes em uma sala de estar. Por exemplo, um lustre usado em combinação com uma luminária de chão, um abajur de mesa e até uma ou duas arandelas.
Decore com pares
Há mais uma ideia que gostaríamos de mencionar aqui hoje. Já vimos muitos espaços charmosos decorados com pares ou grupos de objetos combinando. Essa é uma ótima maneira de destacar um determinado detalhe de design ou atrair a atenção de uma maneira sutil e agradável. Isso se aplica a luminárias de chão, floreiras, cadeiras e praticamente todo o resto.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook