Todo mundo quer o que é melhor para seus filhos, mas muitas vezes é difícil determinar exatamente o que isso significa quando você se depara com um desafio como projetar ou decorar um quarto infantil. Cada pessoa tem necessidades e hábitos diferentes, por isso personalizar o espaço é o caminho a seguir. Com isso em mente, esperamos lhe dar algumas ideias a esse respeito para que você possa adicioná-las ou adaptá-las ao seu próprio estilo.
A primeira coisa que vem à mente são os beliches, porque eles são ótimos para crianças. São práticos e ocupam pouco espaço, o que significa que pode ter vários num quarto. Isto aqui é uma coleção de 5 camas individuais que é definitivamente suficiente para uma família com crianças e seus amigos. É um projeto do estúdio Architecture49 Montréal que achamos muito inspirador.
Relacionado: 25 dicas para decorar o quarto de um adolescente
Falando em camas infantis, outra ideia muito legal é ter beliches ou uma cama alta com escorregador preso. Isso basicamente transforma a sala em um playground e a torna divertida, além de aconchegante e convidativa. Claro, você pode separar a área de dormir real desta seção tendo uma cama normal na parte inferior e um pequeno recanto no topo com uma escada e um escorregador. Confira este design do Estúdio DC55 para se inspirar.
É claro que há uma infinidade de outras maneiras de mobiliar e organizar esta sala. Outra ideia é combinar camas e arrumação e ter algo assim onde as camas são elevadas em cima de armários. Desta forma, se houver várias camas no quarto, cada uma poderá ter o seu próprio módulo de arrumação e poderá ser personalizada para incluir diferentes soluções de arrumação. Este projeto do estúdio Hoedemaker Pfeiffer dá uma ideia de como isso pode ser.
Aqui está outra forma interessante de combinar as camas com o resto do mobiliário do quarto, nomeadamente os módulos de arrumação. Estas duas camas estão posicionadas em alturas diferentes e complementadas por uma escada com gavetas de arrumação integradas e também uma série de módulos de arrumação maiores. Há também armazenamento embaixo da cama para o beliche de baixo. Este é um desenho de Dinara Yousupova.
Há também um monte de camas de carro diferentes para crianças que elas certamente acharão muito divertidas e interessantes. Eles podem ser uma ótima opção se você estiver optando por uma decoração mais caricatural, com muitas cores vivas e alegres. Essas camas tendem a ocupar bastante espaço por causa das decorações extras ao seu redor. Talvez você possa pegar emprestadas ideias deste projeto do estúdio RSRG Arquitetos.
Um berço apresenta menos problemas porque não ocupa muito espaço. E já que estamos falando de um quarto de bebê, pode ser divertido mantê-lo simples em termos de móveis, mas focar mais em elementos decorativos como papel de parede, cortinas, tapete e assim por diante. Todos esses elementos permitem introduzir padrões interessantes e cores de destaque no ambiente. Achamos este design específico do Angie Hranowsky Studio bastante interessante nesse sentido.
Os beliches facilitam bastante a criação de um design simétrico. Por exemplo, neste projeto de Lake Flato Architects temos quatro camas, todas do mesmo lado do quarto. São dois de cada lado e uma pequena escada e separador no meio. Cada cama também tem sua própria prateleira de armazenamento e há mais armazenamento dentro das gavetas sob os beliches inferiores.
Não são apenas nas grandes peças de mobiliário que você deve se concentrar ao decorar o quarto de uma criança. Na verdade, muitos argumentariam que são as pequenas coisas que mais importam. Este lindo design da DOSarchitects nos dá toneladas de ideias interessantes. O lustre tipo gaiola é absolutamente incrível e também adoramos a poltrona rosa no canto, o tapete colorido de bolinhas e claro aquela pequena lareira também.
Uma estética minimalista pode acabar sendo a melhor opção para uma sala pequena. Gostamos muito de como ficou o quarto das crianças. Faz parte de uma linda casa projetada pela D'Apostrophe Design e tem um teto inclinado que a torna aconchegante, mas também dá uma sensação arejada. Tem duas camas combinando com armazenamento embutido embaixo e uma mesinha de atividades com algumas cadeirinhas.
O que você também pode levar em consideração na hora de escolher os móveis do quarto infantil e toda a decoração é a paleta de cores. Uma cor divertida é o amarelo porque é muito brilhante e alegre e muitas vezes considerada neutra em termos de gênero. Studio Paper White fez um ótimo trabalho aqui ao combinar o amarelo com detalhes em bege suave e madeira manchada. Isso faz com que o ambiente pareça muito iluminado, arejado e acolhedor.
Algo um pouco mais ocupado também pode caber perfeitamente no quarto de uma criança. Aqui você pode ver este papel de parede realmente atraente usado em todos os lugares e combinado com um tapete colorido que apresenta cores semelhantes. A cama e o resto da mobília combinam muito bem e, embora esta seja uma decoração movimentada, não é tão complicada.
Que tal um design com estética litorânea ou praiana? Poderia apresentar cores alegres, como azul claro e detalhes em madeira flutuante com alguns detalhes em azul marinho e vermelho e branco. Este é um bom exemplo de como isso pode ser. É agradável e relaxante, mas também divertido. A janela permite a entrada de bastante luz solar e as persianas combinam muito bem com o tema minimalista do quarto.
Não é frequente ver um quarto de criança com lareira própria, mas é definitivamente um toque encantador. Este interior da Madeleine Blanchfield Architects também tem muitos outros recursos bonitos. A paleta de cores é simples e suave, com tons de cinza, azul claro, madeira natural e um toque de verde também. Embora seja um quarto pequeno e simples, tem muito carácter.
Veja como esse quarto fica aconchegante com esse papel de parede de fundo e as prateleiras e móveis personalizados colocados contra ele. A cama tem uma cabeceira fofa e os padrões se espalham por todo o quarto, agregando personalidade à decoração. É um lindo exemplo de como uma sala pequena pode ficar super charmosa e convidativa.
Adoramos a ideia de incluir pequenos detalhes divertidos no design de interiores de um quarto, especialmente um quarto infantil. Algo fofo que você mesmo pode criar é uma barraca. Você pode encontrar um local para ele em um canto do quarto, ao lado de uma janela ou ao lado da cama e criar assim um recanto aconchegante. Nesta sala desenhada pela Thread Art and Design a tenda também acrescenta um toque de cor à decoração muito simples que se baseia maioritariamente nos tons de cinza.
Falando em detalhes de design divertidos, que tal um quarto infantil inspirado em um teatro? Existem muitas maneiras diferentes de abordar esse conceito. Uma ideia é usar o formato real de uma casa para adicionar pequenos elementos decorativos ao ambiente. É um detalhe estético, mas também ajuda a mudar o clima do ambiente.
Apenas decorar as paredes pode realmente mudar todo o ambiente. Seja a estratégia pintar as paredes, criar uma parede de destaque ou adicionar enfeites de parede como pôsteres, pinturas e assim por diante, isso pode dar um toque divertido à decoração. Dessa forma a cor pode ser concentrada nesses elementos e os móveis podem permanecer simples e básicos, dando mais opções de escolha.
Outro pequeno detalhe que pode dar personalidade ao quarto é a cabeceira. Isso muitas vezes passa despercebido quando, na verdade, existem muitas maneiras interessantes de aproveitar a cabeceira da cama e transformá-la em um ponto focal ou uma peça marcante para o ambiente. Olha só que fofas essas duas camas!
Outra ideia também é escolher um tema para o quarto das crianças e combinar. Para a sua princesinha você pode criar um quarto com o tema Frozen, com um dossel fofo para a cama, papel de parede em uma das paredes e claro, alguns móveis temáticos também. As cores a ter em conta aqui são vários tons de azul e turquesa.
O quarto de um menino poderia ter uma decoração inspirada nos desenhos, quadrinhos e filmes do Homem-Aranha. você pode encontrar móveis temáticos com bastante facilidade, já que é um tema popular e também pode usar uma combinação de vermelho e azul para estender o tema por todo o ambiente.
Todo quarto de princesa precisa de uma cama de dossel e vários outros recursos delicados e femininos. Na verdade, você pode adicionar um pequeno dossel decorativo a qualquer cama. Quanto aos móveis em geral, um tema levemente retrô poderia funcionar bem neste caso, com esse tipo de pernas e acabamentos ornamentados e assim por diante.
Um quarto com tema náutico poderia ter uma cama de barco muito legal como esta e um monte de pequenos detalhes baseados nisso. Todo este conjunto de móveis tem como tema o oceano. Os armários possuem barbatanas de tubarão e até a luminária combina com o tema também.
Você também pode fazer um lindo quarto com tema marinho, sem quaisquer acréscimos óbvios, como a cama do barco. As cores por si só podem ajudar muito. Este quarto, por exemplo, tem todos esses detalhes sutis, como as decorações nas prateleiras, mas fora isso é um quarto minimalista.
Em termos de cores, o quarto de uma princesinha pode ser baseado em vários tons de rosa e pastéis, violetas, e misturados com branco, cinza claro, marfim e outros neutros. Este é um belo exemplo de como todas essas cores podem ser combinadas de forma harmoniosa e elegante.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook