A maioria dos produtos de isolamento não suporta o crescimento de fungos. No entanto, alguns tipos de isolamentos são acessórios para o crescimento de fungos. Depois que o molde estiver fixado no isolamento, ele se espalhará pelos materiais adjacentes.
Causas do mofo
O mofo é uma das infestações domésticas mais conhecidas. Está no mesmo nível de roedores e cupins. Os esporos estão por toda parte e se movem com as correntes de ar. Alguns podem permanecer inativos por centenas de anos – precisando apenas de umidade para começar a crescer, o mofo precisa de três coisas para crescer.
Umidade. Os esporos de mofo ficam dormentes sem umidade. Cordialidade. O mofo não crescerá em temperaturas congelantes. Comida. Qualquer tipo de material biodegradável como madeira ou pó.
A umidade é o catalisador que coloca o mofo em ação. Vazamentos na parede. Vazamentos no encanamento. Goteiras no telhado. Barreiras de vapor inadequadas e/ou impermeabilização exterior deficiente. Alguns produtos de isolamento absorvem a umidade e são incapazes de expulsá-la. O mofo crescerá na poeira do isolamento ou nos membros da estrutura que tocam o isolamento úmido.
8 Isolamentos e crescimento de mofo
O isolamento é o culpado pelo crescimento de mofo, mas geralmente é apenas um facilitador. O isolamento está quase sempre em contato com os membros da estrutura de madeira. O mofo que cresce no isolamento migrará para a madeira e eventualmente causará apodrecimento.
Fibra de vidro
O isolamento de fibra de vidro é leve e fofo. Contém serragem e qualquer outra sujeira com a qual entre em contato. Adicione umidade e o mofo começa a crescer na poeira. O papel Kraft usado em fibra de vidro revestida fornece uma fonte de alimento para mofo. Alguns fabricantes usam produtos químicos resistentes a mofo no papel. De jeito nenhum. A fibra de vidro em si não é consumida pelo mofo.
Lã mineral
O isolamento de lã mineral é feito de rocha derretida e escória de ferro. É inorgânico e o mofo não se alimenta dele. Assim como a fibra de vidro, ela contém material orgânico do qual o molde se alimenta. A lã mineral absorve a umidade. A sujeira no produto ou na estrutura ao redor fornece a fonte de alimento para o crescimento de mofo.
Espuma em spray
O isolamento de espuma em spray de células fechadas é inorgânico. Não possui aberturas que atraiam poeira. Uma de suas grandes vantagens é que veda completamente todas as fissuras e fissuras – evitando a penetração de água. Isso elimina o principal ingrediente necessário para o crescimento de esporos de mofo. A espuma em spray de células abertas retém a poeira e absorve a umidade. O mofo pode crescer nele.
Placas de espuma rígida
Placas de isolamento rígidas, como poliestireno extrudado e poliisocianurato, são produtos de células fechadas que agem da mesma forma que a espuma em spray de células fechadas, sem as propriedades de vedação de rachaduras. A espuma de cinco centímetros de espessura atua como uma barreira de vapor – desde que todas as lacunas sejam vedadas. As placas de poliestireno expandido podem reter poeira e umidade, permitindo o crescimento de mofo.
Celulose
O isolamento de celulose é tratado com boratos para resistir a mofo, pragas e fogo. Se a celulose ficar molhada, ela irá reter a umidade contra os membros adjacentes da estrutura de madeira. Os boratos podem resistir ao mofo na celulose, mas a madeira úmida é um hospedeiro perfeito para o crescimento de mofo.
Lã de ovelha
O isolamento de lã de ovelha é naturalmente repelente de mofo. Pode absorver até 35% do seu peso em umidade sem perder seu valor de isolamento ou desenvolver mofo. Sem aditivos. Todo isolamento natural.
Isolamento de espuma de vidro
O isolamento de espuma de vidro é feito de pequenas bolhas de vidro de células fechadas. Não absorverá nenhuma umidade durante sua vida útil. Tornando-o quase à prova de mofo. O vidro não suporta o crescimento de mofo. Sujeira e poeira raramente aderem a ele. Qualquer mofo que possa começar a crescer se as circunstâncias forem adequadas desaparecerá rapidamente.
Espuma Cimentícia
A espuma de cimento veda completamente as cavidades dos pinos – preenchendo lacunas e rachaduras para impedir a entrada de umidade. Não absorve água e resiste ao crescimento de mofo mesmo em locais com alta umidade. Sujeira e poeira podem aderir a ele, mas sem umidade o mofo não crescerá.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook