Um jardim fechado é um dos tipos de jardins mais interessantes. Talvez você precise de plantas que não crescem bem na sua região. Ou talvez você queira viver um estilo de vida autossustentável. O motivo pode até ser que você só precisa de uma distração.
Imagem da Wikipédia
Um ótimo tipo de jardim que você pode usar já existe há cerca de trinta anos e é fenomenal. É chamado de jardim fechado e pode ser tão mágico quanto o nome, especialmente se você tiver uma imaginação fantástica.
O que é um jardim fechado?
Um jardim fechado pode parecer um tipo de jardim sofisticado e sofisticado, mas na verdade é uma forma de minimizar o desperdício e promover a eficiência. Os jardins fechados foram projetados para que você pudesse cultivar plantas onde quer que morasse.
Eles foram construídos pela primeira vez na década de 1990 em uma pequena nação conhecida como Lesoto, no sul da África. A área não tinha o solo mais fértil e descobriu uma maneira de contornar isso e ainda cultivar vegetais saborosos.
Por que o jardim da fechadura?
Imagem da Abundant Design, LLC
Embora o termo jardim com buraco de fechadura agora seja usado vagamente, os jardins com buraco de fechadura originais tinham o formato de um buraco de fechadura, com um lugar para ficar no centro para alcançar todo o jardim. O termo mudou apenas ligeiramente desde então.
O jardim buraco da fechadura é feito em um canteiro elevado, geralmente em um padrão circular. Uma cunha é cortada para permitir fácil acesso a todo o jardim. Principalmente acesso ao centro, onde é colocada a composteira.
Sim, esta é a chave para fazer um jardim fechado. A gaiola de compostagem é preenchida com resíduos de quintal e cozinha que contêm ótimos nutrientes para as plantas, funcionando como fertilizante em terras que de outra forma não seriam tão férteis.
Como construir um jardim fechado
Imagem da Land Design, Inc.
Construir um jardim fechado levará algum tempo, mas não é tão difícil quanto pode parecer. Se você sabe construir um canteiro elevado então já sabe como cuidar da parte mais difícil. Aqui está o resto!
Etapa 1: limpar o terreno
Um jardim fechado não precisa de uma superfície totalmente lisa, mas você deseja que o terreno seja o mais plano possível para facilitar a construção dos muros de contenção e o trabalho com os sistemas de drenagem. Portanto, use uma área com terreno plano.
Etapa 2: crie uma barreira
Pelo menos comece a fazer um. Se você deseja um jardim totalmente redondo, isso é fácil. Mas coloque uma estaca no centro e prenda um barbante nela. Em seguida, prenda uma estaca na outra ponta e faça um círculo na terra.
Marque o círculo com um leito de pedras ou algo que permita que seu lugar seja mantido e não seja movido pelo vento. Para jardins não redondos, você pode simplesmente medir a área e marcá-la com tábuas.
Etapa 3: inicie a gaiola
É uma boa ideia que a gaiola de compostagem chegue até o chão, então este é um bom lugar para começar. Faça uma caixa de compostagem com tela de arame e prenda-a bem no centro do círculo.
A gaiola deve ter cerca de um metro e meio de altura e metade da largura do círculo, se não um pouco menos. A altura deve ser trinta centímetros mais alta do que sua parede será. Portanto, se a parede tiver um metro, a gaiola deverá ter mais de um metro.
Etapa 4: construir o muro de contenção
O tipo de muro de contenção que você constrói depende totalmente de você. Veremos as escolhas mais tarde, mas precisa ser algo forte e que você goste. Assim, depois de marcar o perímetro, você poderá construir a parede no lugar.
Antes de terminar de construir a parede, marque um entalhe na parede para se tornar um buraco de fechadura. É aqui que você estará para reabastecer a caixa de compostagem, portanto, torne-a conveniente.
Etapa 5: adicionar um dreno
O melhor tipo de dreno inclui pedras, galhos e materiais semelhantes que permitirão a passagem fácil da água. Esta camada deve ter algo entre 7 e 15 centímetros de espessura. Se você planeja regar muito, adicione outro ralo.
O outro ralo será fixado na parede e permitirá o redirecionamento da água para outra área. Você pode usar algo como um ralo francês. Isso não é necessário porque o solo irá absorver a água na maioria dos casos.
Etapa 6: a camada acamada
Adicione aparas de grama, folhas secas, feno e até papel na próxima camada. Esta é a camada do leito que passa logo acima da camada de drenagem. Não precisa ser grosso, mas é um bom isolante para o solo e a camada de drenagem.
Etapa 7: adicionar solo
Agora vem a camada mais espessa que deve ter pelo menos 20 centímetros de espessura. É aqui que você adiciona solo saudável à mistura. É a camada superior e estará quando e onde você plantar seu jardim. É uma boa ideia adicionar a camada de cobertura morta posteriormente.
Etapa 8: mãos à obra
Agora é hora de adicionar o composto à gaiola, plantar as plantas e regar o composto. Suas plantas devem começar a crescer em breve e você pode se sentir realizado sabendo que está fazendo algo de bom!
Utilizando composto corretamente para um jardim fechado
Imagem daqui.
A compostagem é um método de fertilizar as plantas da maneira mais ecológica possível. Você pode usar folhas secas, grama cortada e lixo para criar composto que alimentará suas plantas com uma dieta balanceada e saudável em seu jardim fechado.
Mas há algumas coisas que você precisa saber se for iniciante no nicho de compostagem. Trata-se de instalar corretamente a sua gaiola de compostagem e manter o seu jardim saudável. Substitua a gaiola a cada três ou quatro anos.
Centralize a gaiola
A gaiola de compostagem precisa ser colocada no centro para que se decomponha continuamente e alimente todo o jardim. Você pode usar tela de arame como gaiola para uma maneira fácil e barata de construí-la. A tela de arame pode ser comprada em lojas de materiais agrícolas.
Instale um bom dreno
A razão pela qual os jardins fechados são construídos tão altos é que eles precisam ser drenados adequadamente. Mas ainda mais do que isso, o composto precisa de água para se decompor. Portanto, se você não deixar escorrer, a água não fará o seu trabalho corretamente.
Estacar a gaiola
Isso é opcional, mas pode ajudar na dispersão adequada e evitar que ele desmorone ao adicionar composto. Você pode fixá-lo no solo e até mesmo colocar barras ao redor para evitar que tombe.
Use um bom solo
Em pouco tempo, você não precisará de mais terra, pois o composto se decomporá. Mas, para começar, você precisará comprar alguns sacos com a melhor terra que puder encontrar. Isso ajudará suas plantas a começarem bem no jardim da fechadura.
Levante a gaiola
É importante que a gaiola fique alguns centímetros acima do resto do solo. Isso garantirá que a água escorra por todo o jardim. Se estiver nivelado ou mais baixo que o resto da área, pode não dispersar a água e o composto.
Não se esqueça da cobertura morta
As folhas secas são um tipo de composto que você precisa adicionar à camada superior depois de plantar as plantas. Isso evitará que a água do solo evapore, o que ajudará o composto a se decompor e ativar.
Estrutura de jardim buraco de fechadura
Imagem da Blue Sky Agriscaping
Existem apenas alguns tipos diferentes de muros de contenção que você pode usar em um jardim fechado. Embora outras opções como o concreto possam funcionar, é melhor não usar nada muito permanente, pois você desejará substituí-lo a cada poucos anos.
Jardim de pedra com fechadura
Stone é uma boa escolha que parece incrível. Você pode construir um muro de contenção de pedra com qualquer pedra de tamanho médio. Use um bom adesivo que pode ser qualquer coisa, desde argila até argamassa. Apenas certifique-se de que ele possa ser movido, se necessário.
Jardim com fechadura de tijolos
O tijolo é muito semelhante à pedra na forma como é construído. Você pode usar tijolos como muro de contenção do jardim da fechadura. Tem um visual mais moderno, mas é mais barato e às vezes mais fácil do que usar pedra.
Jardim de fechadura de madeira
A madeira é a escolha mais popular porque é fácil de instalar. Você pode até comprar kits de jardim fechados ou canteiros feitos de madeira que são relativamente baratos. Também é altamente personalizável, oferecendo muitas opções para trabalhar.
Jardim com buraco de fechadura de ferrovia
Esta opção única não é nova. Na verdade, é bastante antigo. Antigamente, dormentes de ferrovia eram usados porque estavam disponíveis. Agora eles são usados porque são raros. Aprenda a construir um muro de contenção de ferrovia para impressionar hoje.
Escolhendo um jardim fechado
Como existem muitos outros tipos de jardins por aí, pode ser difícil decidir se um jardim fechado é ideal para você. Porém, este é um daqueles casos em que não custa nada experimentar, só se aprende com ele.
Então vá em frente e construa um jardim fechado, se ele estiver falando com você. É sempre uma boa ideia fazer toda a sua pesquisa antes de decidir, mas se depois de um tempo você ainda quiser fazer um jardim fechado, experimente!
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook