Um armário limpo e organizado permite que você comece cada dia com uma boa nota. Mas fazer a limpeza do armário pode ser cansativo se já faz um tempo desde a última vez que você remexeu em suas coisas.
Há muitos benefícios em limpar seu armário. A limpeza do armário cria mais espaço e dá a você a liberdade apenas de manter os itens que cabem bem, têm boa aparência e você adora. E a sensação de possuir apenas roupas que agradam é boa.
Se já faz algum tempo que você não limpou suas roupas ou precisa de ajuda para decidir o que guardar, aqui está o guia para uma limpeza completa do armário.
Como limpar seu armário (sem arrependimento)
Estas regras principais para limpar seu armário o ajudarão a examinar seus itens de maneira fácil e sistemática.
Etapa 1: faça uma pilha com suas coisas favoritas
Embora a maioria dos guias de limpeza de armários peça para você inspecionar cada peça de roupa que possui, esse não é um bom lugar para começar.
Em vez disso, vasculhe o armário e as gavetas da cômoda e escolha os itens que você usa o tempo todo. Estes são os seus guardiões definitivos – eles se ajustam bem, embelezam você e você gosta de usá-los.
Se você usa algo pelo menos 2 a 3 vezes por mês, retire-o e coloque-o na pilha de “guardar”.
Etapa 2: jogue fora as peças manchadas, furadas e rasgadas
Com todas as suas favoritas empilhadas, é hora de analisar as roupas que você usa com menos frequência.
Começaremos com uma categoria específica: roupas que você precisa jogar fora. Passe por armários e gavetas e procure o seguinte:
Camisas com cheiro ruim ou com manchas nas axilas Qualquer roupa com manchas permanentes Calças com rasgos ou afinamentos involuntários
Se você sente vergonha de usar a peça de roupa em público, é hora de abandoná-la. Evite ficar pensando em suas decisões. Em vez disso, pegue um saco de lixo preto e, se algo estiver em mau estado, jogue-o no lixo e deixe-o como está.
Etapa 3: livre-se dos itens que não cabem
Seu armário deve estar cheio de itens que caibam bem em você. Embora seja tentador segurar roupas alguns tamanhos menores “por precaução”, esses itens ocupam muito espaço físico e mental.
Embora existam algumas exceções a essa regra (por exemplo, se você acabou de ter um bebê), é melhor abrir mão de roupas que não servem. Se você perder ou ganhar peso no futuro, você vai querer comprar roupas novas de qualquer maneira.
Libere espaço no seu armário colocando roupas que não cabem em uma caixa de doações.
Etapa 4: avaliar o que resta
Agora você deixou seus favoritos de lado e se livrou de itens danificados e roupas que não serviam. Você fica com peças que usa às vezes.
Analise cada uma dessas peças com um olhar crítico. Livre-se das roupas que você se arrepende de ter comprado. Se você não tiver certeza sobre um item, experimente-o e veja como ele se ajusta.
Claro, existem alguns itens que você precisa guardar e que só usa ocasionalmente. Isso inclui roupas formais, vestidos pretos ou calças sociais e capas de chuva. Esteja atento para escolher seus favoritos. Doe o resto.
O que fazer com “talvez” – Se você estiver indeciso sobre um item, guarde-o por enquanto e tente uma destas estratégias. A primeira estratégia é usar a peça o dia inteiro. No final do dia, você saberá se é um sucesso ou um lance. A segunda estratégia é colocar a peça numa caixa durante três meses. Se você não perdeu o item ou precisa retirá-lo da caixa, é uma doação.
Depois de examinar os itens restantes e preencher a caixa de doações, coloque-a no carro para não poder retirar as coisas.
Etapa 4: passe por sapatos e bolsas
Sapatos, bolsas e acessórios são mais fáceis de se livrar do que roupas – porque isso fica aparente quando você gasta um par de sapatos ou eles estão fora de moda.
Revise seus acessórios, jogue fora os itens em péssimo estado e coloque o resto em sua caixa de doações.
Etapa 5: organize seus guardiões
Depois de organizar as roupas, você terá apenas os itens que ama, precisa e que servem. Agora você pode abordar a parte divertida de limpar o armário: organizar.
Dependendo do espaço do seu armário, existem algumas maneiras de organizar:
Por estação – Se você tiver um armário pequeno, torne os itens sazonais os mais acessíveis e depois alterne os itens conforme o clima muda. Você pode colocar as roupas fora de estação em uma prateleira do armário ou em lixeiras. Por cor – Organizar as roupas por cor é um método popular. A organização de cores permite que você tome decisões fáceis pela manhã e é agradável de se ver. Por tipo – Considere colocar todas as mesmas roupas juntas – coloque seus moletons em fileiras, agrupe tops, etc.
Você deve doar ou vender os itens da limpeza do seu armário?
A maioria das pessoas não consegue cumprir quando pretende vender suas roupas. Se for você, doe-os. É muito melhor se livrar da desordem de que não precisa mais. Caso contrário, as roupas ainda estão lá, ocupando espaço físico e aumentando a sua carga mental.
Se você for rápido em listar suas roupas à venda na Poshmark ou no Facebook, venda-as. Mas se você não listar suas roupas dentro de uma semana após limpar seu armário, deixe-as em um centro de doações.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook