Conhecer as melhores maneiras de criar pisos à prova de som ajudará você a criar uma casa mais silenciosa. Isto não é relevante apenas para espaços residenciais, mas em todas as áreas onde existem vários níveis.
Um estudo da Universidade de Liverpool testou o impacto do ruído do chão nos participantes desse estudo. Eles encontraram um aumento no nível de incômodo e irritabilidade quando submetidos a ruídos de impacto no chão. Isto aumentou à medida que os estímulos de ruído foram aumentados. Portanto, encontrar as melhores formas de tornar o piso à prova de som que você possui também o tornará uma pessoa mais calma e, quase tão importante, um vizinho melhor.
Pisos à prova de som Q
A situação de cada pessoa é única, portanto, certas opções de piso à prova de som funcionarão melhor para algumas do que para outras. Responda a estas perguntas para ajudá-lo a entender quais opções funcionarão melhor para você.
P: Você tem acesso ao contrapiso ou precisará de uma solução que funcione com um piso existente?
R: Se você tiver acesso a um contrapiso, poderá usar algum tipo de estratégia de contrapiso. Mas se você estiver limitado a trabalhar com um piso existente, outras opções, como carpete, funcionarão melhor para você.
P: Que tipo de ruído você está tentando mitigar?
R: Existem certos tipos de soluções que funcionam melhor para ruídos específicos. Por exemplo, se você gerar uma quantidade significativa de ruído em uma área, é mais econômico criar uma solução para o cômodo onde você gera mais ruído, como a cozinha ou o quarto do seu filho.
P: Você é dono do seu espaço residencial?
R: Se você possui casa própria, estará mais disposto a investir em soluções que podem ser mais eficazes, mas também serão mais caras.
P: Você está planejando morar em seu espaço por um período significativo de tempo?
R: Se você planeja morar em sua casa por um longo período, mais disposto estará a investir em uma solução de piso à prova de som de longo prazo. Isso ocorre mesmo que você não seja o proprietário do local onde mora.
Compreendendo o problema do ruído
Existem dois tipos de ruído que você precisa entender ao considerar o ruído do piso. Estes são sons transmitidos pelo ar e ruídos transmitidos pela estrutura.
Ruído aéreo – O ruído aéreo é criado por meio de ondas que viajam pelo ar. Quando essas ondas atingem as superfícies da sala, como o chão, elas criam vibrações sonoras que são transferidas por todo o edifício. O som transportado pelo ar pode vir tanto de fora quanto de dentro de um edifício. Exemplos comuns de ruído aéreo são conversas, sons de música ou ruído de televisão. Ruído de impacto – O ruído de impacto, também chamado de ruído transmitido pela estrutura, é o ruído gerado quando há impacto ou energia aplicada a uma superfície que é transferida para outras superfícies através do edifício.
Medindo Ruído
O ruído é medido de acordo com dois padrões: Classe de Isolamento de Impacto (IIC) e Classe de Transmissão de Som (STC). O Código Internacional de Construção exige que os materiais tenham pelo menos classificação 50 antes de poderem ser usados em estruturas multifamiliares.
A classificação ICC é uma forma de comparar materiais com a qualidade da transferência de som com base no impacto. Certos pisos têm uma pontuação de impacto mais alta, o que significa que são mais capazes de absorver o som com base no impacto.
Classificação Sonora de Laboratório | Classificação sonora de campo | |
---|---|---|
Código Mínimo | 50 STC/CII | 45 F-STC/F-IIC |
Desempenho Aceitável | 55 STC/CII | 52 F-STC/F-IIC |
Desempenho preferido | 60 STC/CII | 57 F-STC/F-IIC |
Por exemplo, a pedra e o azulejo têm algumas das classificações IIC mais baixas, ambas de 50. Estas são comparadas com carpetes densos ou cortiça, que têm uma classificação IIC de 65. Esta classificação mostra que o tapete é melhor capaz de absorver o som do que a pedra ou o azulejo. Procure as classificações IIC ao considerar soluções de isolamento acústico de pisos.
STC | O que pode ser ouvido neste nível |
---|---|
25 | A fala suave pode ser ouvida e compreendida |
30 | A fala normal pode ser ouvida e compreendida |
35 | A fala alta pode ser ouvida e compreendida |
40 | A fala alta pode ser ouvida, mas não compreendida |
45 | O limite em que a privacidade começa |
50 | Sons altos podem ser ouvidos, mas são muito fracos |
60 | Neste nível começa um bom isolamento acústico. Os vizinhos geralmente não são perturbados por falas muito altas vindas de dentro. |
A medida STC foi projetada para medir a transferência de som transmitido pelo ar. Quanto maior a classificação STC, maior será a capacidade do material de bloquear ou absorver o som transmitido pelo ar. A classificação STC depende da massa do tipo de piso, do isolamento do material através da separação e da resiliência do piso.
Soluções de pisos à prova de som para pisos existentes
Às vezes você não tem orçamento ou opção para alterar o tipo de piso. Portanto, você deve contar com soluções que você pode adicionar a um piso existente.
Tapete e almofada
Um piso de cerâmica ou pedra não absorve bem o som por si só. Ao adicionar um tapete grosso, você absorverá mais som e criará uma superfície mais confortável. Lã grossa ou um carpete sintético com um carpete felpudo e felpudo absorvem mais o som. Os tapetes funcionam ainda melhor se você usá-los junto com um tapete absorvente de som como este da Mohawk.
Ladrilhos de piso de vinil interligados
Um tapete interligado criado por ladrilhos de borracha é a solução perfeita para criar uma academia silenciosa ou uma pista de exercícios. Esses ladrilhos da Xspec são grossos para absorver o som e criar um piso confortável que evita lesões. Eles vêm em azulejos pretos, mas também coloridos. Seria um bom complemento para o quarto de uma criança para criar uma zona mais tranquila e livre de lesões.
As melhores maneiras de criar um piso à prova de som ao instalar um novo piso
Se tiver a opção de começar pelo contrapiso e colocar um novo piso, você tem mais opções disponíveis para tornar seu piso à prova de som. Ao chegar ao contrapiso e às vigas, você pode eliminar melhor os possíveis problemas de ruído antes que eles surjam.
Resolva problemas de ruído nas vigas
Um dos maiores problemas que criam ruído no chão são os rangidos causados pela pressão criada ao caminhar no andar de cima.
Fita de junta de viga
Uma solução para eliminar vigas que rangem é usar fita adesiva para juntas de vigas. Esta fita cria uma barreira entre as vigas e o contrapiso. Reduz o impacto de passos vindos de cima e os guinchos resultantes.
Elimine lacunas
Rangidos também são criados se houver lacunas entre o contrapiso e as vigas. Localize a lacuna e coloque um calço nela. Use um martelo para encaixar o calço no lugar para que fique seguro e o rangido desapareça. Você também pode eliminar as lacunas entre as vigas e o contrapiso conectando um parafuso entre os dois e juntando-os.
Isoladores de vigas de piso
Os fabricantes projetaram isoladores de vigas de piso para caber nas vigas de piso e separá-los para que o som não seja transferido de uma superfície para outra.
Isolamento acústico
Isolamento acústico como este produto da Rockwool, pode ser aplicado entre as vigas do piso ou como parte do contrapiso. O isolamento acústico como parte de um contrapiso deve ser um produto de alta densidade. Se optar por aplicar isolamento acústico entre as vigas do piso, utilize painéis, rolos ou grânulos de baixa a média densidade.
Soluções de Subpiso
Um contrapiso é a camada entre as vigas e o piso acabado. O uso de várias opções pode criar a melhor camada para o piso acabado.
Subcamadas
O tipo de base que você escolher depende do tipo de piso acabado que você deseja.
Base de espuma de polipropileno – Esta base funciona para pisos laminados, projetados e de madeira maciça. Você pode usá-lo para instalações flutuantes, pregadas e coladas. O silenciador de piso é esse tipo de base. Tem 2 mm de espessura e uma classificação IIC de 74. Base de feltro – As bases de feltro não têm um custo tão proibitivo como algumas das outras opções de base. Você pode usar esta base da Roberts em laminado, madeira e bambu ou qualquer piso que não precise ser colado em um contrapiso. Não funcionará para aplicações fixas. Subcamada de cortiça – Existem bases de cortiça natural e sintética. Ambos funcionam bem para isolamento acústico de pisos. A cortiça natural e a cortiça sintética apresentam boas classificações IIC. A cortiça natural está entre 51-61 e a sintética entre 52-59. A base de cortiça natural e sintética funciona com pisos de cerâmica, pedra, mármore, madeira e laminados. Base Acústica – São camadas de borracha que os fabricantes projetam para resistir à compressão e permanecer resilientes ao longo do tempo. O underlayment acústico QuietSound tem um IIC de 50 e superior.
Aumentar a massa
Outra ótima estratégia para reduzir a transferência sonora entre os pisos é aumentar a massa para absorver o som. Você pode fazer isso dobrando o material do contrapiso. Inclua um composto à prova de ruído como a cola verde entre as camadas para aproveitar ao máximo esta opção.
Placas de cimento como Durock aumentam a massa material do piso. Eles são eficazes para bloquear ruídos.
Opções de piso acabado
Existem cinco opções de piso acabado que criam o piso mais silencioso disponível. Isso inclui carpete, cortiça, borracha, composto de madeira, plástico e vinil.
Tapete
Construtores InSite
Escolher carpete para todo o piso é uma das melhores maneiras de diminuir a transferência de som, pois ele absorve o som. Também torna o piso macio para que os objetos que atingem o piso criem menos ruído de impacto. Escolha um carpete grosso com pelo alto e uma base de carpete grossa para criar o piso mais silencioso possível.
Cortiça
KuDa Fotografia
A cortiça é um pavimento natural atraente, sustentável e que reduz o ruído. A cortiça tende a manchar com o tempo. Portanto, esta não é uma solução tão popular para um material de isolamento acústico de piso superior, mas como uma opção de base.
Vinil
Piso fino
As telhas de vinil são uma solução econômica para pisos com maior isolamento acústico. Eles são confortáveis sob os pés. Como ladrilhos de vinil luxuosos, eles assumem a aparência de materiais mais caros, como madeira nobre. Use uma base de vinil para criar um piso à prova de som eficaz.
Composto Plástico Madeira (WPC)
Os plásticos tornam isso possível
O piso composto de madeira e plástico é um tipo de piso de vinil com núcleo rígido. Contém fibras de madeira combinadas com resinas plásticas para criar um produto com aspecto de madeira. Esta é uma opção durável e macia para pisos.
Borracha
Gryboski Construtores Inc.
O piso de borracha é uma opção prática e que reduz o ruído. É ideal para salas de jogos, academias, estúdios e cozinhas. É resistente a mofo e antiderrapante.
Perguntas frequentes (FAQ)FAQ
Qual é a maneira mais econômica de tornar um piso existente à prova de som?
A maneira mais econômica de isolar um piso existente é identificar onde você precisa fazer o isolamento acústico. Quanto menor for a área que você precisa considerar, mais barato será. Em seguida, ladrilhos de borracha e carpetes interligados são boas considerações. Antes de comprar, considere como você usa o ambiente. Ladrilhos de borracha duram mais, mas não são tão confortáveis quanto carpetes. O carpete é mais confortável, mas mais suscetível a manchas com o tempo.
Qual o melhor piso para isolamento acústico?
O melhor piso à prova de som é uma combinação de opções que incluem redução de ruído nas vigas, criação de uma barreira acústica no contrapiso e uso de uma opção de piso com acabamento macio.
Qual é a melhor base para piso à prova de som?
Para encontrar a melhor base de piso para redução de ruído, considere as pontuações STC e IIC para cada marca que você está considerando. Muitas das marcas mais populares têm pontuações que variam na casa dos 60, o que é uma boa pontuação. Cada tipo de piso acabado e instalação requer diferentes bases. É importante considerar isso antes de escolher a melhor base.
Os pisos à prova de som funcionam?
Ladrilhos de borracha à prova de som são uma boa opção para pisos existentes. Eles criam uma maneira rápida de isolar o ruído do piso e reduzir o impacto dos itens que atingem o chão.
Conclusão
O piso à prova de som pode parecer um processo complicado. No entanto, depois de compreender os componentes de um piso, você poderá visualizar melhor as diferentes soluções de amortecimento de ruído que pode usar. A melhor solução geral é empregar múltiplas opções para absorver o som transmitido pelo ar e suavizar o impacto dos objetos no chão.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook