Ao selecionar uma cor para uma sala voltada para o leste, é essencial considerar como a luz natural afeta o espaço durante o dia. A dinâmica da mudança da luz solar terá um impacto direto em como a cor aparece na parede, o que pode diferir significativamente de como a tinta aparece na amostra.
O mesmo tom pode parecer mais vibrante ou suave em diferentes horas do dia, dependendo de onde o sol está em sua jornada pelo céu. Então, embora escolher uma cor de tinta seja difícil o suficiente por si só, a natureza mutável da cor devido a mudanças na luz adiciona outra camada de complexidade a uma tarefa já assustadora.
Efeitos da luz na cor em uma sala voltada para o leste
O sol nasce no leste, então os cômodos voltados para o leste experimentarão o vibrante sol da manhã. A luz no início da manhã é fria, mas esquenta rapidamente conforme o sol nasce, enchendo seu cômodo com luz quente e amarela. Cores quentes parecerão mais quentes do que seriam de outra forma. Tons frios também experimentarão esse efeito de aquecimento.
À medida que o sol avança em direção ao meio-dia e além, ele se tornará mais frio e menos intenso. À tarde, a luz no cômodo se suavizou e se tornou mais difusa. Isso pode fazer com que as cores pareçam suaves ou desbotadas, principalmente aquelas com tons mais frios. Tons mais quentes, como vermelhos, rosas, laranjas e amarelos, perderão um pouco de sua saturação, mas reterão muito de seu calor natural.
Escolhendo as melhores cores para salas voltadas para o leste
Ao selecionar cores para qualquer cômodo, é bom considerar a mudança de luz e como ela impactará a aparência da cor. Mas, como sempre, o fator mais essencial são suas preferências pessoais e selecionar uma cor que você goste. Isso fornecerá a opção de cor mais durável a longo prazo.
Considere a função da sala
Uma das considerações mais cruciais ao escolher uma cor para um cômodo deve ser seu uso pretendido. Se um cômodo voltado para o leste for usado principalmente pela manhã, você deve considerar as escolhas de cores e como elas respondem à luz solar brilhante e quente. Isso pode incluir cômodos usados no início e no meio da manhã, como cozinhas e quartos. Da mesma forma, se você passa mais tempo em um cômodo específico durante a tarde, pode querer escolher cores que possam suportar os efeitos da luz mais fria e difusa, mantendo ao mesmo tempo seu calor e corpo.
Teste cores em diferentes momentos do dia
A luz natural em uma sala voltada para o leste varia drasticamente ao longo do dia. Você pode gostar da cor pela manhã e não gostar dela à tarde. Pintar amostras em várias paredes e observá-las durante o dia permitirá que você determine como a cor muda em resposta à luz. Observar essas mudanças ajudará você a selecionar uma cor que ficará bem em todas as condições de iluminação.
Considere cores de tons médios
Cores de tons médios são aquelas que ficam entre tons claros e escuros no espectro de cores. Elas geralmente fornecem cor suficiente para fazer uma declaração sem tomar conta do espaço por causa de sua saturação e profundidade bem equilibradas. Cores de tons médios são ideais para salas voltadas para o leste porque podem se adaptar a condições de luz natural alta e baixa. Em luz solar forte e quente, essas cores são mais vibrantes, mas não avassaladoras. À medida que a luz suaviza, elas alcançam o equilíbrio ideal de uma cor que não desbota nem parece opaca em pouca luz.
Experimente tons neutros quentes
Tons neutros quentes como bege, cinza-claro suave ou branco quente funcionam lindamente em cômodos voltados para o leste. Essas cores se tornam mais vibrantes na luz brilhante da manhã. Conforme a luz suaviza à tarde, o calor é equilibrado pela luz mais fria, mantendo sua cor convidativa.
Tons terrosos
Cores terrosas, como terracotas suaves e verde oliva quente, são ideais para cômodos voltados para o leste porque transmitem uma sensação de firmeza e conforto. Essas cores geralmente funcionam bem tanto na luz da manhã quanto da tarde. Elas fornecem profundidade e riqueza ao espaço sem parecer pesado ou opressor.
Azuis e verdes claros com tons quentes
Azuis e verdes com tons quentes são boas opções para aqueles que preferem cores calmantes e serenas. Essas cores refletirão a luz do sol da manhã lindamente, enquanto permanecem nítidas e se tornam mais suaves ao longo do dia. O calor garante que a cor fique equilibrada mesmo na luz do sol mais fria da tarde.
Cores a evitar em quartos virados para o leste
Entender como você usa o ambiente que está pintando e a maneira como ele recebe luz é a chave para encontrar uma cor que você ama. Mesmo que mencionemos uma de suas cores favoritas nesta lista, não acredite apenas em nossa palavra. Teste e veja como fica no ambiente. Não há melhor maneira de decidir sobre uma tinta do que experimentá-la.
Cores quentes intensas
Cores quentes podem ser convidativas em cômodos voltados para o leste durante o dia, mas na luz intensa e brilhante do sol do meio da manhã, elas podem parecer muito poderosas. Escolher cores quentes mais claras e suaves é uma estratégia melhor para todas as condições de luz em um cômodo voltado para o leste.
Brancos brilhantes e frios
Embora o branco seja frequentemente usado para iluminar um cômodo, em um cômodo voltado para o leste, brancos brilhantes e frios parecerão frios e ásperos no início da manhã. Isso tem um efeito particularmente negativo em quartos, onde calor e conforto são essenciais. Enquanto a cor esquenta conforme a luz fica mais brilhante, os tons frios retornam na luz da tarde. Se você gosta de tinta branca e quer pintar um cômodo voltado para o leste, selecione um tom equilibrado ou um com um toque de calor para neutralizar a luz fria do início da manhã e da tarde.
Cores escuras
De manhã, as cores escuras em uma sala voltada para o leste podem criar um contraste forte e parecer pesadas contra a luz solar brilhante. Cores escuras, como cinza escuro ou azul-marinho, podem absorver muita luz natural em salas voltadas para o leste, fazendo o espaço parecer menor, principalmente à tarde. Conforme a luz diminui, a sala pode ficar muito sombreada e parecer sombria. Se você prefere cores escuras, considere usá-las como detalhes em vez de cores de superfície de parede.
Azuis e verdes excessivamente frios
Tons de azul e verde com subtons frios podem parecer fortes e frios na luz do início da manhã. Eles podem funcionar bem quando a luz esquenta, mas se tornarão novamente opacos e sem vida à tarde. Para evitar esse efeito, escolha um tom claro de azul ou verde com um subtom quente, como azul-petróleo ou sálvia.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook