Molde rosa no chuveiro?

Pink Mold in Shower?

O mofo rosa é uma bactéria transportada pelo ar (Serratia marcescens) em vez de um fungo como outros tipos de mofo. Ele prospera nas áreas úmidas da sua casa, como no banheiro, na cozinha e no porão. O mofo rosa nos chuveiros crescerá nas paredes, cortinas, vasos sanitários e áreas úmidas sem vigilância em geral. Continue lendo para aprender suas causas e riscos à saúde, como se livrar dele e como evitá-lo.

Pink Mold in Shower?

O que causa o mofo rosa?

O mofo rosa resulta de vários fatores, muitas vezes relacionados à falta de cuidados contínuos após o uso repetido do banheiro, incluindo:

Excesso de umidade e umidade: A umidade é o elemento essencial que alimenta o crescimento e expansão do mofo rosa. Serratia marcescens prospera em condições úmidas, tornando chuveiros e banheiros autônomos geralmente um lar ideal. Má Ventilação: Banheiros adequadamente ventilados acumulam menos umidade porque o movimento do ar ajuda a secá-lo. Por outro lado, banheiros que não possuem janelas e estão sempre com as portas fechadas são mais úmidos, levando ao crescimento de mofo rosa no chuveiro. Acúmulo de material orgânico: Espuma de sabão, cabelos e óleo corporal podem facilmente se acumular no chuveiro se você não limpá-lo com frequência. Serratia marcescens se alimenta de matéria orgânica como esta. Combinado com alta umidade, pode criar a tempestade perfeita para uma infestação de mofo rosa.

Qual é a aparência do mofo rosa?

O mofo rosa geralmente se parece com uma mancha vermelha ou laranja-avermelhada no chuveiro, na banheira, no vaso sanitário, na pia ou na argamassa entre os azulejos. Se crescer excessivamente, eventualmente parecerá uma substância rosada e viscosa.

Molde Rosa vs. Molde Preto

Embora ambos prosperem em áreas úmidas e mal ventiladas, o mofo rosa e o mofo preto diferem em vários aspectos, principalmente:

Espécie: O mofo rosa é uma bactéria, Serratia marcescens. O mofo preto é um fungo, geralmente da espécie Stachybotrys chartarum. Cor: Como você pode imaginar, o mofo preto parece uma mancha preta, enquanto o mofo rosa parece rosa ou laranja-avermelhado. Toxicidade: O mofo preto pode causar problemas respiratórios, irritações na pele ou nos olhos e outras condições médicas. O mofo rosa é menos arriscado, mas ainda pode irritar, especialmente em pessoas com asma e outros problemas respiratórios.

Sinais de infestação de mofo rosa

Existem vários sinais de que seu chuveiro está infestado de mofo rosa, como:

Manchas rosa ou laranja-avermelhadas em torno de superfícies úmidas, como azulejos de chuveiro, rejuntes e cortinas. É uma película rosada e viscosa (em casos mais avançados). Um odor de mofo vindo do seu chuveiro. O acúmulo de matéria orgânica pode fornecer uma fonte de alimento para o mofo rosa. Descoloração das superfícies afetadas. Um surto de problemas respiratórios perto do chuveiro.

Riscos para a saúde associados ao mofo rosa

O mofo rosa não é tão alarmante quanto o mofo preto. No entanto, pode afetar pessoas com sistema imunológico fraco ou doenças respiratórias. A exposição ao mofo rosa pode causar reações alérgicas, como coriza, pele seca e irritação nos olhos. Também pode piorar a asma.

Mais raramente, pode causar infecções em feridas abertas se tocar na pele ferida. Também pode aderir às lentes de contato e causar infecções oculares.

Como se livrar do mofo rosa

Embora o mofo rosa não seja tão perigoso quanto o mofo preto e geralmente seja um simples incômodo de limpeza, você deve priorizar removê-lo do chuveiro.

Remoção de mofo rosa faça você mesmo com vinagre

O vinagre doméstico destilado ou branco contém ácido acético. É uma alternativa eficaz e ecológica para livrar sua casa do mofo rosa. Siga estas etapas para remover o mofo rosa usando vinagre:

Coloque luvas de borracha, máscara facial e óculos de proteção. Prepare uma mistura 50/50 de água e vinagre. Ou seja, despeje uma quantidade igual de cada um em um borrifador. Pulverize generosamente a mistura nas áreas afetadas e deixe descansar por 15 minutos. Esfregue o molde com uma escova de cerdas macias. Enxágue com água morna. Repita o processo se sobrar algum mofo rosa. Seque a área com uma toalha ou pano de microfibra.

Outros agentes de limpeza para mofo rosa

A água sanitária é uma ferramenta eficiente para limpar o mofo rosa. Quando misturado com água, você tem uma solução que pode matar rapidamente as bactérias do mofo rosa e remover manchas. Siga esses passos:

Crie uma solução de alvejante de uma parte e água de dez partes. Isso equivale a cerca de 1,5 xícara de água sanitária em um galão de água. Use uma esponja ou despeje a solução em um borrifador e aplique na superfície afetada. Deixe descansar por uma hora. Use uma escova para remover o mofo. Enxágue a superfície e seque com uma toalha ou pano de microfibra.

Se o mofo rosa estiver crescendo em seu vaso sanitário, aplique um copo de água sanitária no tanque da cisterna e no próprio vaso sanitário e deixe por 30 minutos, depois use uma escova para esfregar quaisquer vestígios de mofo rosa. Dê descarga várias vezes para garantir que o mofo seja eliminado.

Outros agentes de limpeza para mofo rosa incluem:

Peróxido de hidrogênio (solução a 3%) Óleo da árvore do chá Bórax Removedores de mofo comerciais

Medidas de segurança ao remover mofo rosa

Use equipamentos de proteção, como luvas de borracha, máscara facial e proteção para os olhos, antes de tentar remover o mofo rosa. A exposição a bactérias pode causar sintomas de alergia, como irritação nos olhos, pele seca e coriza.

Como prevenir o mofo rosa (geral)

Se você quiser evitar mais mofo rosa depois de limpá-lo, faça o seguinte:

Remova regularmente qualquer resíduo de espuma de sabão. Considere uma esfoliação mensal com uma mistura de vinagre. Melhore a ventilação e seque o banheiro com frequência para evitar a repetição da infestação.

Como prevenir mofo rosa em cortinas de chuveiro

As cortinas de chuveiro podem acumular água e sabão rapidamente, criando o habitat perfeito para o crescimento e expansão do mofo rosa.

Para cortinas de tecido

Use uma escova de cerdas duras para remover o máximo de mofo possível de uma cortina de tecido. Faça isso ao ar livre para evitar que esporos de mofo entrem em sua casa.

Posteriormente, aplique um tira-manchas, deixe a solução assentar e coloque a cortina na máquina de lavar. Pendure as cortinas para secar.

Para cortinas de plástico

Se você planeja fazer isso manualmente, use sabão líquido e bicarbonato de sódio para esfregar com uma esponja abrasiva. Enxágue com água.

Se preferir usar máquina de lavar, coloque um pano limpo ou toalha de banho no tambor junto à cortina para auxiliar na lavagem e no equilíbrio da carga.

Substitua suas cortinas antigas por uma alternativa resistente a mofo, que o poupará de limpá-las novamente.

Como prevenir mofo rosa em banheiras

Para limpar uma banheira, faça o mesmo que faria no chuveiro, use uma mistura de vinagre para esfregar o mofo rosa existente, limpe regularmente a espuma de sabão e ventile o banheiro com frequência.

Quando ligar para especialistas

Você pode gerenciar facilmente a maioria das infestações usando produtos de limpeza ou alternativas ecológicas, como o vinagre. No entanto, se você tiver alergias, tiver condições médicas que piorem com a exposição ao mofo rosa, se o mofo ficar preto ou se o crescimento bacteriano for maior que 5 pés quadrados, não hesite em contratar serviços de controle de pragas.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook