O concreto domina essas casas brutalistas japonesas, tanto por dentro quanto por fora

Concrete Dominates These Japanese Brutalist Homes, Both Inside and Out

As casas japonesas podem trazer à mente muita madeira e tatames, mas talvez surpreendentemente, as estruturas de concreto figuram com destaque, mesmo em áreas residenciais. Na verdade, o Japão possui uma grande variedade de arquiteturas incríveis, especialmente no estilo brutalista. Este estilo arquitetônico é caracterizado pelas matérias-primas visíveis na construção, principalmente o concreto. O brutalismo foi uma versão do modernismo popular principalmente entre 1950 e 1970 e normalmente inclui exteriores simples e planos, janelas que são buracos na parede e elementos modulares repetidos.

Os proprietários de casas no Japão levaram o concreto para o próximo nível, criando residências que fundem formas brutas com interiores modernos. Os exteriores brutos são muitas vezes acompanhados por interiores igualmente austeros que, de alguma forma, ainda são acolhedores e confortáveis. As casas resultantes são belas representações brutalistas da simplicidade japonesa. Confira.

Casa cubista para amantes do design

Concrete Dominates These Japanese Brutalist Homes, Both Inside and Out

Localizada na cidade de Abiko, esta casa brutalista japonesa aproveita ao máximo um pequeno lote enquanto projeta uma forma marcante. Projetada pelo fuse-atelier, a casa extra foi criada para um casal que deseja que as linhas de seu mobiliário artístico se destaquem. O projeto em balanço é inesperado, mas resolve uma série de problemas: como eram necessárias estacas extras para sustentar a casa, sua pegada mínima ajudou os arquitetos a economizar custos. Então, a forma permitiu-lhes conceber as superfícies inclinadas das linhas do telhado para que a casca da casa suportasse a maior parte das tensões. O estilo de construção também permite que a casa tenha janelas muito grandes em cada direção, mas com privacidade dos vizinhos imediatos.

Brutal Concrete House in Abiko Design

Brutal Concrete House in Abiko Interior

Brutal Concrete House in Abiko - Cool Design

Casa de dupla geração

Concrete House in Minamikarasuyama

Como um monólito orientado para cima, esta casa Setagaya tem espaço aberto e muita luz para as duas gerações que ali vivem. Situada num lote delimitado pela estrada e por um caminho pedonal nas traseiras, a estrutura aposta na verticalidade. Projetada pelos arquitetos do atelier HAKO, a casa brutalista japonesa inclui entradas separadas no nível do solo para as duas partes da família. As áreas de convivência da família ficam de frente para as árvores do pedestre, enquanto a frente da casa fica recuada e em balanço sobre a estrada. No interior, a casa recebe luz natural através de um terraço interior coberto de vidro, que também cria um espaço exterior privado para a família.

Concrete House in Minamikarasuyama Interior

Concrete House in Minamikarasuyama- tiny space

Concrete House in Minamikarasuyama Floating Stairs

Concrete House in Minamikarasuyama Decor

Habitação com design avançado

Brutal house in tsudanuma by fuse-atelier

Uma casa localizada em uma rua movimentada ainda pode ser um retiro, como demonstra esta casa na cidade japonesa de Narashino. A fachada geométrica dominante esconde um terraço fechado e completa um projeto que atende a uma série de restrições específicas de zoneamento. Localizada no limite de um conjunto residencial, a casa criada pelo Fuse-Atelier apresenta uma forma brutalista cujo exterior vai do segundo ao terceiro andar. No interior, a casa é um conjunto de espaços abertos que proporcionam aos proprietários áreas de estar versáteis e confortáveis, todas unidas por escadas de vários designs. Concreto e vidro criam uma casa cheia de ângulos agudos e superfícies fáceis de cuidar. O terraço da cobertura é um verdadeiro oásis urbano, protegido do ruído e da vista pela grande fachada.

Brutal house in tsudanuma by fuse-atelier Angle view

Brutal house in tsudanuma by fuse-atelier Lights

Brutal house in tsudanuma by fuse-atelier Interior

Brutal house in tsudanuma by fuse-atelier Stairs

Peso e Tranquilidade

Concrete Japan Tranquil House

A aparência substancial desta casa japonesa brutalista em Shiga é uma silhueta robusta na paisagem. Por estar localizada ao longo de uma rodovia movimentada, os arquitetos da FORM/kouichi kimura projetaram uma casa atraente que é substancial o suficiente para bloquear o tráfego frenético do lado de fora e criar um refúgio tranquilo para os proprietários. De um lado, a face é simétrica com pesados volumes de concreto flanqueando a entrada principal, enquanto do outro lado é visível a sequência de diferentes alturas. No interior, uma claraboia traz uma boa dose de luz natural. A parte principal da casa é a ampla sala de estar, sendo as áreas funcionais definidas por diferentes alturas de piso e teto. Leve, aberto e confortável, o interior é minimalista, mas confortável e flexível.

ConcreteJapan Tranquil House Exterior

ConcreteJapan Tranquil House Interior Design

Full Concrete Japan Tranquil House

Concrete Japan Tranquil House - kitchen layout

Inclinado e inclinado

Brutal concrete Hall House 1 by ALPHAVILLE Architects

Os ângulos incomuns desta fachada desmentem os espaços abertos que existem nesta casa japonesa de concreto em Shiga. Os projetistas Alphaville Architects tiveram que trabalhar com um canteiro de obras de formato estranho, bem como com uma inclinação significativa. Ao mesmo tempo, os proprietários precisavam de um espaço confortável para uma mesa de bilhar, algo que gostassem muito. A casa resultante tem a área de estacionamento na extremidade inferior da encosta, a sala de bilhar perto da entrada e uma cozinha elevada meio nível acima. Um quarto com banheiro também fica a meio nível da área da cozinha. O vão entre o primeiro e o segundo pavimento é um terraço, que proporciona vista para o pátio da escola ao lado, enquanto a frente não possui janelas para manter a privacidade dos transeuntes na rua.

Brutal concrete Hall House 1 by ALPHAVILLE Architects - car garage

Brutal concrete Hall House 1 by ALPHAVILLE Architects - interior

Brutal concrete Hall House 1 by ALPHAVILLE Architects - kitchen

Focado na privacidade

Concrete shelton's house

Nos arredores de Tóquio, no bairro de Shinjuku, esta casa está escondida principalmente atrás de um alto monólito de concreto. A fachada sem janelas da casa isola a família do mundo, mas ainda oferece duas entradas separadas para as gerações que vivem na casa. Projetada intencionalmente, a estrutura interna utiliza madeira junto com o concreto e inclui um conjunto de elegantes escadas de madeira escura em que cada degrau é significativamente em balanço sobre a borda da moldura. A cozinha – situada no piso superior – oferece maravilhosas vistas sobre a zona envolvente, assim como uma varanda exterior que parece uma extensão do interior.

Concrete shelton's house interior

Concrete shelton's house floating stairs

Inclinado verticalmente

R-Torso-C House by Atelier Tekuto

Moderna não só na forma, mas também nos materiais, esta casa em Tóquio é construída a partir de concreto 100% reciclável desenvolvido pelos arquitetos Atelier Tekuto. A areia é normalmente o principal ingrediente do concreto, mas este tipo contém shirasu, que é um depósito do fluxo piroclástico de cinzas vulcânicas. Os suprimentos são abundantes nas áreas do sul do país, tornando-o um material facilmente disponível. O material resultante é forte e durável e também tem a capacidade de ajudar a controlar a umidade e os odores. Como o canteiro de obras é pequeno, o foco foi vertical, começando com uma sala com isolamento acústico para música e filmes no subsolo até um segundo andar repleto de espaços de convivência. O teto alto e a grande janela triangular no topo fazem com que a casa de tamanho modesto pareça muito mais aberta.

Atelier Tekuto Concrete Japan House Stairs

R-Torso-C House by Atelier TekutoTóquio, 24 de março de 2015 – Casa R-Torso-C do Atelier Tekuto.

R-Torso-C House by Atelier Tekuto

Monólito Angular

fuse-atelier's house in tsutsumino

Em meio às casas tradicionais de um bairro de Noda, esta casa japonesa brutalista de concreto se destaca por seus ângulos severos e sua enorme janela frontal. Situada perto de um parque, a casa oferece vistas fantásticas, mantendo a privacidade para as outras áreas internas. Projetada pelo Fuse-atelier, a casa de dois andares apresenta níveis que se conectam por um caminho contínuo pela residência, terminando na cobertura onde fica o terraço elevado. No interior, o espaço é tão angular quanto o exterior, exalando uma forte sensação de minimalismo, e é preenchido com luz natural proveniente da grande janela panorâmica e também de uma clarabóia.

Street fuse-atelier's house in tsutsumino

Stair fuse-atelier's house in tsutsumino

Interior fuse-atelier's house in tsutsumino

fuse-atelier's house in tsutsumino Concrete fuse-atelier's house in tsutsumino

Uma Ode ao Concreto

Concrete house in Japan by Atelier Tekuto

Bem no meio de Tóquio fica esta pequena casa que é, em essência, uma ode ao concreto. O casal proprietário do imóvel pediu ao Atelier Tekuto que criasse uma residência feita apenas de concreto para tudo — pisos, paredes, mesas, assentos e balcões. O próprio local apresentava dificuldades de construção porque a largura da estrada em frente restringia o tamanho do maquinário que poderia ser trazido. No interior, a luz natural é trazida através de pequenas janelas nas laterais do edifício e claraboias maiores nas laterais. principal. Chamada de “Magritte”, a casa foi inspirada no trabalho do surrealista e pretende representar a fuga da gravidade do enorme bloco de concreto.

Concrete house in Japan by Atelier Tekuto Interior

Cold Concrete house in Japan by Atelier Tekuto

Concrete house in Japan by Atelier Tekuto Design

Concrete house in Japan by Atelier TekutoBath

Residência Urbana Facetada

Micro concrete house Reflection of Mineral

Apesar do pequeno tamanho do lote, esses proprietários de Tóquio queriam uma vaga de estacionamento coberta, o que levou o Atelier Tekuto a criar esta casa com muitas facetas exteriores, lembrando uma joia ou mineral. Em vez de apenas uma típica construção em balanço, os designers esculpiram o espaço na frente da estrutura, criando um pequeno espaço semelhante a uma praça na esquina. Utilizando o “mineral” e o “reflexo” como guias para o projeto, o espaço da casa parece mudar com a intensidade da luz, tanto interna quanto externamente. O interior da casa é parcialmente definido pelas diferentes linhas do teto criadas pela forma do poliedro.

Geometric Micro concrete house Reflection of Mineral

Micro concrete house Reflection of Mineral Interior

Kitchen Micro concrete house Reflection of Mineral

Loft area in Micro concrete house Reflection of Mineral

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook