O isolamento pode causar mofo?

Can Insulation Get Mold?

A maioria dos tipos de produtos de isolamento não suporta o crescimento de fungos. Mas eles atraem e retêm a poeira orgânica e a umidade onde o mofo crescerá. O que significa que o isolamento partilha a culpa. O isolamento limpo e seco geralmente não contém mofo.

Can Insulation Get Mold?

O que causa o mofo?

Esporos de mofo estão presentes no ar. Eles entram em todas as casas através de janelas e portas abertas, fendas e fendas na envolvente do edifício e qualquer outra abertura. Uma vez dentro, os esporos precisam de três condições para formar uma colônia.

Umidade. Umidade relativa consistentemente acima de 50%. Temperatura. Entre 40 graus F e 120 graus F. Comida. Quase qualquer material orgânico, incluindo poeira.

Crescimento de mofo em 8 tipos comuns de isolamento

O isolamento pode ficar molhado. A maior parte do isolamento de paredes e tetos é coberta por drywall. O isolamento do sótão raramente é inspecionado. A primeira indicação de um problema é o cheiro de mofo. Seguido por manchas pretas nas paredes ou tetos. Estas são indicações de isolamento úmido.

1. Fibra de vidro

O mofo pode crescer sobre e dentro do isolamento de fibra de vidro – tanto em mantas quanto em enchimento solto. Não se alimenta do isolamento, mas sim da poeira orgânica retida pelas bolsas de ar do produto. Assim que a umidade for adicionada, os esporos começarão a se alimentar e a se expandir. O molde também se espalhará pela estrutura circundante e pelo drywall.

Quando molhado, o papel usado para fabricar o isolamento de fibra de vidro fornece uma fonte de alimento pronta para o mofo. O papel atua como uma barreira de vapor para manter o isolamento seco, mas a condensação pode se acumular no revestimento quente.

2. Celulose

O isolamento de celulose – preenchimento solto e mantas – é 85% de papel reciclado. Um alimento perfeito para mofo. É tratado com ácido bórico para ajudar a resistir ao fogo, pragas e mofo. O mofo não crescerá na celulose mesmo quando molhada.

A celulose retém e retém a umidade, aglomerando-se e afundando-se na madeira circundante. Quando a celulose úmida entra em contato com membros da estrutura de madeira – como vigas, vigas, vigas ou compensado – pode ocorrer crescimento de mofo porque a madeira não é tratada para resistir ao mofo. A celulose úmida embebe o drywall e permite que ele suporte o crescimento de mofo.

3. Lã Mineral

O isolamento de lã mineral é fabricado com rocha vulcânica inorgânica e escória de ferro. O material em si não absorve umidade nem suporta o crescimento de mofo. No entanto, a poeira adere às mantas e entra nas bolsas de ar. A poeira absorve a umidade e fornece um local para o crescimento de esporos de mofo.

4. Jeans

O isolamento de jeans – também conhecido como isolamento de algodão – absorve a umidade como uma esponja. Isso deixa toda a moldura de madeira ao seu redor molhada. Madeira quente e úmida cria mofo facilmente. Sem uma barreira de vapor, a umidade penetrará na parede de gesso e mofo aparecerá dentro de casa.

O jeans molhado é quase impossível de secar e reutilizar. Ele deve ser removido e substituído após o vazamento ou fonte de condensação ser corrigido.

5. Cortiça

O isolamento de cortiça é naturalmente resistente ao mofo. Não contém aditivos. Além disso, muito poucas bolsas de ar expostas para reter a poeira. Ele derrama água e não absorve umidade. O bolor quase nunca cresce sobre ou perto da cortiça.

6. Lã de ovelha

O isolamento de lã de ovelha tem propriedades naturalmente repelentes de mofo. (Roupas de lã molhadas nunca ficam mofadas.) A lã absorve a umidade em condições úmidas e a libera quando o ar seca – proporcionando controle natural da umidade. A lã de ovelha pode absorver até 35% do seu peso em umidade e ainda não suporta o crescimento de fungos.

7. Espuma em spray

O isolamento de espuma em spray de células fechadas é resistente à umidade quando curado. Não absorve água. O mofo não cresce nele ou sobre ele. A espuma em spray reduz a penetração de água e ar e a condensação, vedando todas as lacunas e rachaduras na envolvente do edifício. Vazamentos de encanamento em cavidades de parede ainda podem causar crescimento de mofo – mas na madeira e no drywall. Não no isolamento de espuma.

8. Placas de espuma rígida

O isolamento da placa de espuma rígida contém até 98% de ar, mas a construção de células fechadas resiste à absorção de umidade. A poeira pode aderir à superfície e fornecer uma fonte de alimento para esporos de mofo. O mofo não se alimenta da própria espuma.

Placas de espuma rígida instaladas entre vigas ou nas paredes do porão devem ser seladas com espuma em spray em lata ou calafetagem acústica para evitar a penetração de ar frio e umidade. Qualquer umidade pode condensar no isolamento e na madeira circundante, dando às colônias de mofo uma fonte de alimento.

Efeitos adversos do mofo para a saúde

Um estudo da Clínica Mayo de 1999 afirma que a maioria dos 37 milhões de casos de infecções crônicas dos seios da face nos EUA são causados por esporos de mofo. A liberação de gases de compostos orgânicos voláteis (VOC) também pode aumentar à medida que o mofo apodrece e degrada o material em que está crescendo. O mofo pode desencadear ataques graves de asma em pessoas sensíveis.

Controlando o crescimento de fungos no isolamento

Os esporos de mofo entrarão na casa. Eles são razoavelmente benignos até começarem a crescer. A remoção de qualquer uma das condições de crescimento impede o crescimento das colônias. As temperaturas domésticas comuns estão dentro da faixa de conforto dos esporos de mofo. A matéria orgânica está por toda parte. Poeira, molduras de madeira, drywall (embrulho de papel), tapetes, etc. A umidade aciona o processo de crescimento. Aqui estão algumas sugestões para evitar mofo no isolamento.

Mantenha a umidade doméstica consistentemente abaixo de 50%. Use um desumidificador, se necessário. Fornece circulação de ar por toda a casa. Isole com espuma rígida, espuma em spray, cortiça ou lã de ovelha. Use tinta resistente a mofo. Isole canos e dutos para evitar condensação. Encapsular espaços de rastreamento. Ou certifique-se de que os espaços isolados para rastejamento sejam bem ventilados. Remova o isolamento úmido e mofo imediatamente. Use água sanitária ou antimofo comercial para eliminar todas as infestações. Seque ou descarte tapetes molhados.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook