O isolamento úmido nunca é uma coisa boa. A umidade presa no isolamento pode reduzir o valor R, danificar a estrutura e fornecer um abrigo para mofo e pragas. A maior parte do isolamento pode ser seca e reutilizada. Alguns resistem à água. Prevenir a penetração de umidade é importante para a saúde, o conforto e a economia de custos.
Como o isolamento fica molhado
O isolamento fica molhado de várias maneiras. Algumas são óbvias – como tempestades. Alguns são menos óbvios – como a condensação.
Construindo vazamentos de envelope
Telhados com vazamento acabarão encharcando o isolamento do sótão. Estuque rachado e revestimento faltando permitem que a água atravesse as paredes. Caixilhos de janelas, caixilhos de portas e penetrações nas paredes mal vedados deixam a água entrar nas cavidades das paredes. O concreto e os blocos de concreto vazam – se não forem devidamente vedados. Alguns tipos de isolamento absorvem e retêm a umidade.
Lacunas e rachaduras também permitem a infiltração de ar nas cavidades das vigas e vigas – de fora e de dentro. O ar úmido fica preso na parede onde o calor encontra o frio e se condensa.
Condensação
A alta umidade em casa pode causar acúmulo de umidade no isolamento – especialmente em casas sem barreiras de vapor. As paredes não estão imunes. O ar quente e úmido sobe e pode chegar aos sótãos.
A condensação se acumula em canos frios e dutos HVAC. A umidade pode então pingar ou penetrar no isolamento circundante.
Vazamentos de encanamento
Vazamentos de encanamento dentro das paredes são raros – mas não são inéditos. A água pode penetrar no isolamento por muito tempo antes que o vazamento se torne aparente. Vazamentos de canos fora das paredes aumentam a umidade na casa.
Falta de ventilação
Sótãos e espaços de rastejamento não encapsulados devem ser bem ventilados para remover a umidade. A umidade acumulada no sótão pode condensar na parte inferior da cobertura e pingar no isolamento. A umidade do espaço de rastejamento evapora no isolamento instalado na parte inferior do piso. O isolamento úmido em ambos os locais é difícil de secar.
Clima
O clima está incontrolável – provocando tempestades, neve pesada, inundações. O isolamento é frequentemente encharcado por eventos climáticos e muitas vezes requer remoção e substituição.
Problemas causados pelo isolamento úmido
Mesmo os tipos de isolamento que resistem à absorção de água podem se tornar um problema quando molhados. O isolamento que absorve água terá mais problemas.
Custo. Valor de isolamento reduzido. Custos de energia mais elevados. Reparos caros e demorados. Qualidade do ar. Esporos de fungos e bactérias podem causar problemas pulmonares, irritação nos olhos e muito mais. Produtos químicos. A umidade aumenta a possibilidade de formaldeído e liberação de gases químicos. Odores. Cheiro de mofo e mofo. A fibra de vidro e a lã molhadas têm odores desagradáveis característicos.
Valor R mais baixo
O componente isolante da maioria dos isolamentos é o ar. A umidade absorvida pelos espaços de ar do produto desloca o ar e diminui o valor R porque a água conduz mais calor do que o ar.
Membros de estrutura podres
Os membros adjacentes da estrutura eventualmente absorvem a umidade presa no isolamento. Com o tempo, a madeira molhada começará a apodrecer. A integridade estrutural do edifício pode ser comprometida.
Crescimento de mofo e bolor
O mofo e o bolor precisam de umidade para crescer. Eles podem criar raízes em isolamentos úmidos. Mesmo placas de espuma rígida que não absorvem umidade podem hospedar colônias de mofo na superfície molhada. O mofo pode causar problemas de saúde e é difícil de remover. O isolamento pode precisar ser substituído.
Infestações de pragas
Cupins e outros insetos são atraídos para áreas úmidas. Eles farão ninhos em isolamento úmido. Os cupins atacam estruturas e revestimentos de madeira. Eles podem destruir uma estrutura em 5 anos. As infestações são difíceis e caras de erradicar.
Diferentes tipos de isolamento e água
A água e/ou a umidade afetam diferentes tipos de isolamento de maneiras diferentes. Alguns absorvem como uma esponja. Alguns são impermeáveis.
Fibra de vidro
O isolamento de fibra de vidro úmido pode perder até 40% do seu valor isolante. As mantas podem ser removidas e secas se não ficarem molhadas por muito tempo. Pode ser seco com ventiladores. A fibra de vidro encharcada tem um valor R igual a zero. Ele se aglomera e gruda na moldura. O descarte é a única opção.
Celulose
O isolamento de celulose é feito de jornal reciclado, o que o torna muito absorvente. A celulose úmida se aglomera e perde rapidamente seu valor de isolamento. Ele pode ser removido, seco e reutilizado – um processo longo. Geralmente é melhor retirar o produto úmido, consertar o vazamento e instalar nova celulose.
Espuma em spray
A espuma em spray de células fechadas é resistente à umidade depois de curada. A água formará gotas na superfície, mas não será absorvida. O mofo pode crescer na superfície molhada, mas não penetrará na espuma. A umidade ainda pode ser um problema se escorrer da espuma e se acumular na moldura de madeira.
Placas de espuma rígida
Assim como a espuma em spray, o isolamento da placa de espuma rígida é resistente à água. A umidade pode se acumular na superfície, mas não penetra no produto. A umidade pode escorrer para a madeira e causar apodrecimento.
Jeans
O isolamento do jeans é 75% algodão reciclado. Ele absorve o máximo de umidade possível e cairá na cavidade da parede devido ao peso. O isolamento de algodão úmido (jeans) deve ser substituído. Não pode ser seco e reutilizado, mas pode ser reciclado.
Lã mineral
O isolamento de lã mineral não absorve água. É fabricado a partir de rocha e escória de ferro. O derramamento de água das mantas pode acumular-se nos membros adjacentes da estrutura. O que pode promover o apodrecimento e o crescimento de mofo.
Como detectar isolamento úmido
Se o isolamento ficar molhado por tempo suficiente, a primeira indicação pode ser o cheiro de mofo e mofo. Os esporos de mofo entram na casa por qualquer abertura e crescem em locais úmidos. Ele crescerá até mesmo em drywall que fica molhado devido à condensação nas cavidades das paredes.
Manchas pretas ou pintura descascada nas paredes e tetos são outro sinal de problemas de água no isolamento. Pontos frios nas paredes podem ser causados por isolamento úmido.
Use um termômetro infravermelho para verificar pontos frios nas paredes ou tetos sem remover o drywall. Diferenças significativas de temperatura podem indicar isolamento úmido. Os pontos frios também podem ser causados por falta de isolamento ou lacunas e fissuras no acabamento exterior ou revestimento.
O isolamento úmido encerrado nas cavidades das paredes não seca. O drywall deve ser removido para permitir que o ar alcance os pontos úmidos. Ventiladores e um desumidificador aceleram o processo. A remoção do isolamento afetado pode acelerar o tempo de secagem e permitir uma inspeção quanto a vazamentos e quaisquer danos adicionais. O isolamento gravemente comprometido terá de ser substituído.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook