O MDF é à prova d'água? E outras questões relacionadas

Is MDF Waterproof? And Other Related Questions  

Há uma pergunta comum em relação ao popular material de construção MDF: o MDF é à prova d'água? MDF, ou placa de fibra de média densidade, é um material de construção popular e muitas pessoas desejam usá-lo em ambientes ricos em umidade. Mas é preciso considerar sua composição ao utilizá-lo em determinados ambientes. Somente depois de considerar as qualidades do MDF e tomar medidas para mitigar seus pontos fracos você poderá usá-lo da melhor forma possível.

Is MDF Waterproof? And Other Related Questions  

O MDF é à prova d'água?

A resposta curta é “não”, o MDF não é à prova d’água. Para determinar por que o MDF não é à prova d'água, é necessário observar sua estrutura. Os fabricantes criam MDF padrão misturando fibras de madeira com cola adesiva. Eles colocam esses componentes sob alto calor e pressão para ligá-los em uma substância sólida. As fibras de madeira do MDF não são naturalmente resistentes à água. Quando as fibras são expostas a alta umidade ou umidade, elas a absorvem, o que faz com que a placa inche, deforme ou até mesmo se desintegre com o tempo.

Isso significa que, na maioria das circunstâncias, não é apropriado usar MDF em ambientes externos onde ficará exposto a alta umidade. O MDF é suscetível a danos causados pela chuva, neve e umidade. Mesmo a exposição à forte luz UV pode degradar a estrutura e a aparência do MDF ao longo do tempo. Embora existam algumas medidas de mitigação que você pode aplicar, como vedar as bordas ou aplicar um revestimento à prova d'água, pode ser mais econômico obter materiais mais adequados para uso externo. Isso inclui madeira serrada, compensado naval ou compostos plásticos.

O MDF é resistente à água?

O MDF padrão é um material poroso e não é naturalmente resistente à água. Existem versões de MDF mais resistentes à água disponíveis no mercado hoje. O MDF resistente à umidade (MR) possui aditivos extras ou é exposto a tratamentos especializados que o tornam mais resistente à umidade. O MDF MR geralmente tem uma densidade mais alta, o que os torna menos propensos a empenamentos ou rachaduras ou a aditivos químicos resistentes à água que repelem as partículas de água.

Ainda é importante ressaltar que o MR MDF não é à prova d'água. Você nunca deve usá-lo em aplicações onde ficará exposto à água constantemente. O MR MDF oferece melhor resistência à água, mas ainda assim você deve tomar medidas de proteção para evitar exposição prolongada à água. Algumas dessas medidas incluem a aplicação de selantes de proteção adicionais, revestimentos à prova d’água ou a limpeza do MDF se ele for exposto à água.

Você deve usar MDF em banheiros?

Os especialistas geralmente desencorajam o uso de MDF padrão em banheiros e outros ambientes propensos à umidade. Conforme discutido, o MDF padrão não é naturalmente à prova d'água ou resistente à água, por isso pode inchar, deformar e rachar devido à alta umidade dos banheiros ou à exposição direta à água. O MDF padrão também não é resistente ao crescimento de mofo e bolor, o que é comum em ambientes com alta umidade, como banheiros.

Ao contrário do MDF padrão, é possível usar MDF resistente à umidade em banheiros porque possui aditivos ou tratamentos adicionais que o tornam menos suscetível a danos causados pela água. É claro que resistência à umidade não significa à prova d'água. Se você usar MR MDF em um banheiro você deve sempre:

Limite a exposição direta à água Use técnicas de instalação adequadas, incluindo vedação de rachaduras e juntas para evitar a penetração de água Garanta ventilação adequada Use revestimentos impermeáveis projetados para ambientes com alta umidade Realize manutenção regular

O que você deve fazer se o MDF molhar?

Apesar dos nossos melhores esforços, por vezes o MDF fica exposto à água ou humidade. Dependendo do nível e da duração da exposição, o MDF pode sofrer danos pequenos ou significativos. Siga estas etapas para garantir que os danos sejam mínimos.

Remova a fonte de umidade – Se o seu MDF estiver em contato com uma fonte de água, como um vazamento ou derramamento, corrija o problema o mais rápido possível para evitar maiores danos causados pela água. Seque a superfície – Limpe a superfície da peça de MDF para retirar o excesso de água. Evite aplicar pressão excessiva durante a limpeza para evitar danificar ainda mais a superfície da placa. Secagem ao ar – Use ventiladores ou até mesmo pequenos dispositivos portáteis, como um secador de cabelo com temperatura fria, para secar o MDF mais rapidamente. Evite colocar as placas sob luz solar direta ou usar configurações de aquecimento em secadores de cabelo, pois isso pode causar danos às placas pelo calor. Avalie e repare os danos – Depois que o MDF estiver completamente seco, você poderá avaliar os danos e considerar as opções de reparo.

Como você pode reparar MDF danificado pela umidade?

Reparar o MDF danificado pela umidade requer etapas específicas para reparar o tipo de dano causado pela água. Depois de secar o MDF e avaliar os danos. Se o dano for significativo, pode ser apropriado substituir as placas de MDF por novas placas de MDF. Se o dano ao MDF for pequeno, siga estas etapas para reparar o MDF.

Lixe as áreas afetadas – Use uma lixa de grão leve a médio e lixe levemente as áreas danificadas para suavizar os locais ásperos. Comece com pressão baixa e aumente gradualmente a pressão conforme a situação exigir para obter uma superfície lisa. Aplicar massa ou massa para madeira – A umidade pode causar rachaduras no MDF e, se for o caso, é necessário aplicar massa ou massa para madeira nas áreas afetadas para preencher as lacunas. Use uma espátula ou outra ferramenta para aplicar o enchimento de madeira. Remova o excesso de massa da superfície e deixe secar completamente. Lixe a área reparada – Assim que a massa estiver seca, lixe a superfície com uma lixa de grão fino. Lixe o suficiente para garantir uma superfície lisa, mas não muito a ponto de remover muito do material da massa. Prime e pintar – Aplique um primer e tinta apropriados para proteger a área acabada. Primeiro, aplique o primer e deixe secar. Em seguida, aplique a tinta. Aplique um selante protetor (opcional) – Para aumentar ainda mais a proteção contra danos causados pela umidade, você pode aplicar uma camada protetora como verniz ou poliuretano na superfície pintada do MDF.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook