O que é Design de Interiores?

What is Interior Design?

Design de interiores é a tarefa de projetar a estética e a função de um espaço. Os designers de interiores são profissionais que supervisionam esse processo.

Os designers de interiores planejam um espaço com base nas necessidades e preferências dos clientes. Eles usam programas de design auxiliado por computador e trabalham com arquitetos e empreiteiros para supervisionar o projeto. Os estágios finais do design de interiores incluem acabamentos, como cor da parede, piso, armários e móveis.

A História do Design de Interiores

What is Interior Design?

Embora o design de interiores moderno tenha decolado no início de 1900, a primeira evidência de design de interiores remonta ao Antigo Egito. Os primeiros egípcios usavam peles de animais, esculturas, urnas e tecidos para decorar suas casas de barro.

Os romanos e gregos contribuíram para o estilo do Antigo Egito usando telhados abobadados em edifícios públicos. Eles também criaram móveis de madeira ornamentados, pinturas murais e tapeçarias. A decoração elaborada significava riqueza e status.

Durante a Idade das Trevas, a decoração voltou ao minimalismo com a ascensão da Igreja Cristã. Durante todo esse período, as casas com painéis de madeira e móveis simples foram padrão.

No século XII, o estilo gótico se espalhou pela Europa com foco em cores profundas e dramáticas. Mas foi só no século XV que os arquitetos franceses criaram casas com belos detalhes, incluindo piso de mármore e trabalhos em madeira elaborados.

Depois do estilo renascentista francês veio o período barroco, levando a uma decoração extravagante e formal. Seguiu-se o estilo Rocco, semelhante, mas mais feminino. Então, no século 18, os estilos neoclássicos se consolidaram. O design neoclássico apresenta elementos tradicionais que ainda hoje são comuns nas residências.

Após o período do Neoclassicismo, os estilos nos Estados Unidos e na Europa se espalharam e mudaram rapidamente. Havia designs vitorianos ornamentados, estilos simples da pradaria e modernos de meados do século, foco no artesanato por meio do movimento Arts and Crafts e muito mais.

Embora nos séculos anteriores o uso de designers de interiores fosse reservado à realeza e aos ricos, as coisas mudaram no século XIX. Europeus e americanos de classe média tiveram acesso ao design de interiores, que ainda hoje prevalece.

O que é um Designer de Interiores: Qualificações e Habilidades

Os designers de interiores trabalham com clientes residenciais e comerciais para planejar e projetar espaços. Em vez de apenas decorar, um designer de interiores pode ajudar na remodelação, utilizando programas CAD, garantindo que o projeto esteja em conformidade com os códigos de construção e trabalhando com arquitetos, empreiteiros e fornecedores.

Um designer de interiores comercial ajudará as empresas a criar um espaço profissional, incorporando seu logotipo e cores por meio do design. Existem também “designers de interiores baseados em evidências” que planejam espaços com base na ciência. Esses designers são mais comuns para projetos empresariais, como ambientes de saúde.

As qualificações para se tornar um designer de interiores não são uniformes nos Estados Unidos. Em vez disso, cada estado tem requisitos diferentes, alguns rígidos e outros frouxos.

Uma das qualificações mais comuns para se tornar um designer de interiores é concluir o Exame de Qualificação do Conselho Nacional de Design de Interiores (NCIQS). Para se qualificar para o exame, os candidatos devem ter diploma de associado, bacharelado ou mestrado ou certificação, dependendo do estado. Eles também devem ter entre 3.520 e 7.040 horas de experiência.

Atualmente, 25 estados não exigem licenciamento ou registro para trabalhar como designer de interiores. Eles podem, no entanto, limitar se uma pessoa pode se autodenominar “designer de interiores licenciado” ou “designer de interiores registrado”.

Se você planeja trabalhar com um designer de interiores, pesquise os regulamentos do seu estado antes de contratar alguém.

O processo de design de interiores

The Interior Design Process

Embora o processo de design de interiores possa variar dependendo do tipo e escopo do projeto, existem cinco fases que incluem:

Programação/Planejamento Estratégico Projeto Esquemático Fase Desenvolvimento de Projeto Documentos de Construção e Contrato Administração de Construção

Aqui está o que acontece durante cada fase do processo de design de interiores:

Programação – Uma designer de interiores se reunirá com seus clientes para conhecer o espaço e discutir ideias e objetivos. Durante esta fase, o projetista fará medições e discutirá o escopo do projeto. Fase de Projeto Esquemático – O designer apresenta e apresenta algumas ideias ao cliente. Durante esta fase, o designer de interiores também pesquisa códigos de construção e zoneamento. Além disso, os clientes podem ver amostras de pisos, materiais e têxteis. Desenvolvimento do Design – Após a decisão sobre o design, o designer de interiores e o cliente finalizarão as escolhas de materiais e layout. Documentos de construção e contrato – O designer de interiores apresentará os desenhos finais com todas as especificações e depois aceitará as propostas dos empreiteiros. Administração de Construção – A administração de construção é o mesmo que gerenciamento de projetos. Neste momento, um designer de interiores supervisionará a construção do espaço, fazendo alterações e adaptando quando necessário.

Após essas cinco fases do processo de design, serão trazidos os detalhes finais, como móveis.

O que é Design de Interiores vs. Decoração de Interiores

Embora alguns usem os termos designer de interiores e decorador de interiores de forma intercambiável, eles são diferentes. Os designers de interiores entendem e supervisionam todos os aspectos de um espaço, como função, códigos de zoneamento e gerenciamento de projetos. Um decorador de interiores concentra-se no estilo e na estética de um espaço. Os decoradores de interiores não alteram a posição estrutural de uma sala.

Em muitos estados, os designers de interiores devem ter diploma universitário e certificação. No entanto, não há requisitos de escolaridade ou certificação para decoradores de interiores.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook