
A madeira compensada é um material de construção versátil e amplamente utilizado que consiste em camadas de folheado de madeira coladas. Os fabricantes orientam os grãos de madeira de cada camada perpendicularmente à camada ao lado para aumentar sua resistência, estabilidade e resistência a empenamentos e rachaduras. Os construtores usam madeira compensada em uma variedade de projetos de construção e móveis porque a madeira compensada é durável, acessível e fácil de usar. A madeira compensada é a escolha ideal para uma variedade de aplicações, incluindo armários, móveis e projetos estruturais. A sua adaptabilidade tornou-o um dos materiais de construção fundamentais na construção e design modernos.
O que é madeira compensada?
A madeira compensada consiste em folheado de madeira e um adesivo forte. Embora o compensado seja uma invenção relativamente moderna, a ideia de estratificar a madeira para aumentar a resistência existe há séculos.
Origem da madeira compensada
Os historiadores notaram que tanto os egípcios quanto os gregos tinham uma versão inicial do compensado. Eles colavam camadas de madeira, variando a granulação de cada camada, para produzir pedaços de madeira, já que as fontes de madeira eram raras nessas regiões.
Os especialistas atribuem a invenção do compensado a Samuel Bentham, um engenheiro naval britânico do século XVIII. Ele desenvolveu um método de colar pedaços de folheado de madeira com um adesivo forte para criar um material compósito mais resistente. Bentham solicitou uma patente em 1797 para cobrir máquinas que fabricavam madeira compensada. Isso levou ao uso generalizado de madeira compensada para embarcações navais. A importação e produção de compensado nos Estados Unidos começou por volta de 1865. Os construtores usaram o compensado como material de construção em geral.
As inovações na produção de compensados continuaram a avançar durante os séculos XIX e XX. O uso de mais camadas de folheado fino e adesivos mais fortes criou um compensado mais forte e resistente. As máquinas foram adaptadas para a produção em massa de compensado, tornando o compensado mais barato e acessível.
Composição da madeira compensada
A madeira compensada consiste em múltiplas camadas finas ou camadas de folheado de madeira que são coladas entre si. Diferentes tipos de madeiras são usados para criar folheados, incluindo madeiras macias e duras, tanto domésticas quanto tropicais. O tipo de madeira que os fabricantes utilizam resulta em diferentes tipos de compensados, cada um com qualidades diferentes como custo, resistência e trabalhabilidade.
Os fabricantes organizam os folheados individuais de modo que a direção dos grãos de cada camada seja perpendicular às que estão ao lado dela. Esse arranjo de fibras cruzadas é o que aumenta a estabilidade, resistência e durabilidade do compensado. O número de camadas varia de acordo com o tipo de compensado e a espessura e resistência desejadas. Os tipos de folheado de madeira usados em uma peça de compensado variam. Os fabricantes costumam usar folheados de qualidade superior nas facetas e de qualidade inferior no núcleo.
Os fabricantes usam adesivos fortes para unir os folheados. Os adesivos são feitos de resinas sintéticas que respondem bem a altas temperaturas e pressões. Os fabricantes de compensado colocam cola adesiva entre cada camada e alinham as camadas. O processo de colagem pressiona as camadas umas contra as outras sob alta pressão e calor. Os profissionais da indústria chamam esse processo de prensagem a quente, que garante consolidação e colagem adequadas. O painel que emerge da prensagem a quente é um material compósito que possui a resistência e estabilidade tanto das facetas quanto do adesivo.
Características da madeira compensada
Existem razões tangíveis para que o compensado tenha se tornado um material de construção preferido em uma ampla variedade de aplicações.
Força
O design de granulação cruzada e os adesivos poderosos garantem que o compensado seja forte. O compensado possui excelente resistência à compressão, o que lhe permite resistir às forças de esmagamento. Isso o torna valioso para aplicações que suportam cargas pesadas, como contrapisos, prateleiras ou formas estruturais. A madeira compensada também possui excelente resistência à flexão, resistência à tração e resistência ao impacto.
Estabilidade dimensional
Outra característica que o arranjo de granulação cruzada confere ao compensado é a sua estabilidade dimensional. Isso significa que é menos provável que certas madeiras sólidas deformem, expandam e contraiam devido a mudanças de temperatura e umidade. Essa qualidade o torna ideal para aplicações onde a estabilidade dimensional é uma necessidade, como pisos e armários.
Versatilidade
A madeira compensada é altamente versátil. Não só existem muitos tipos diferentes de madeira compensada que os fabricantes fabricam para aplicações específicas, como também existem muitos tamanhos, qualidades e espessuras de madeira compensada. Os construtores podem facilmente cortar, moldar e dar acabamento à maioria dos tipos de madeira compensada. Isso o torna adequado para projetos estruturais e decorativos.
Custo-benefício
O compensado representa uma boa relação custo / benefício porque é relativamente barato, em comparação com a madeira maciça, mas tem resistência e durabilidade semelhantes. Isso significa que é uma opção econômica para construção, móveis e formas estruturais.
Disponibilidade e Sustentabilidade
A madeira compensada está amplamente disponível em muitas regiões, devido à ampla disponibilidade de fontes de madeira. A maior parte do compensado é fabricada com árvores de rápido crescimento provenientes de florestas manejadas de forma responsável. Isso ajuda a reduzir o impacto ambiental associado à sua produção.
Estética
Certos compensados são fabricados especificamente para exibir um grão de madeira atraente. Trata-se principalmente de compensados de alta qualidade criados a partir de folheados de madeira nobre. Esses compensados são adequados para aplicações visíveis, incluindo móveis, painéis de instrumentos musicais e elementos de design de interiores.
Facilidade de instalação
A madeira compensada é relativamente leve e fácil de manusear. Isso facilita o uso com ferramentas padrão para trabalhar madeira, incluindo corte, perfuração e fixação que ocorrem durante os processos de construção padrão.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook