O que é MDF? Os prós e contras do MDF versus madeira real

What is MDF? The Pros and Cons of MDF vs Real Wood

MDF, ou placa de fibra de média densidade, é um material de construção composto por fibras de madeira, resina e outros aditivos. Esses componentes são processados juntos sob alto calor e pressão para formar um painel denso e uniforme.

O MDF oferece várias vantagens em relação à madeira real, incluindo estabilidade dimensional, facilidade de trabalho e custo. Embora também haja desvantagens no uso do MDF, sua superfície lisa e composição uniforme o tornam uma excelente escolha para acabamentos internos, armários e móveis.

Devido à sua versatilidade e preço acessível, o MDF é um material favorito tanto para profissionais da construção como para entusiastas do faça você mesmo.

What is MDF? The Pros and Cons of MDF vs Real Wood

O que é MDF?

O MDF é um produto de construção composto de engenharia formado pela colagem de fibras de madeira, que são fios de celulose extraídos da madeira, semelhantes às fibras usadas para criar papel. Os fabricantes unem essas fibras com um aglutinante de resina, água e cera de parafina. As placas de MDF têm uma faixa de densidade entre 500 e 1.000 kg/m3 com uma densidade média entre 600-800 kg/m3.

Os fabricantes criam MDF em um processo denominado “formação a seco”. Durante esse processo, as fibras da madeira são misturadas à resina e comprimidas com alta pressão e calor. O painel resultante tem uma densidade uniforme, proporcionando estabilidade dimensional e resistência consistentes.

Por ser um produto manufaturado, o MDF não possui nós, veios de madeira ou vazios. Isso o torna ideal para aplicações que exigem uma superfície lisa, uniforme e sem manchas. O MDF está disponível em diferentes espessuras e tamanhos de folhas para atender a uma ampla variedade de aplicações.

Tipos de MDF

O MDF é popular em muitas aplicações de construção, por isso os fabricantes criaram diversos tipos de MDF para atender a essa ampla gama de aplicações de construção. Esses tipos diferem em sua composição exata, aditivos e propriedades.

MDF padrão

O MDF padrão é o tipo mais comum e adequado para uma ampla variedade de projetos de interiores. Possui densidade consistente e acabamento liso e é fácil de modelar e cortar.

MDF resistente à umidade

O MDF Resistente à Umidade (MR) é criado para ter maior resistência à umidade e à umidade com o uso de aditivos resistentes à água. Este tipo de MDF é ideal para banheiros e cozinhas e outros ambientes propensos à umidade. A maior parte do MDF MR é de cor verde porque os fabricantes adicionam corante verde à mistura para diferenciar essas placas do MDF padrão.

MDF retardante de fogo

O MDF retardador de fogo é criado pela mistura de aditivos retardadores de fogo nas fibras de madeira durante o processo de fabricação. Os construtores usam essas placas para aplicações comerciais onde os códigos de incêndio são mais rígidos. As placas de MDF retardantes de fogo são vermelhas para diferenciá-las de outros tipos de MDF.

MDF de grau externo

O MDF padrão não é resistente o suficiente para suportar condições externas. O MDF de grau externo tem maior resistência a intempéries, umidade e danos UV. Este tipo de MDF é comum em acabamentos e sinalização externa.

MDF ultraleve

Os fabricantes criam MDF ultraleve usando materiais leves ou modificam a densidade do produto durante o processo de fabricação. Este MDF possui propriedades semelhantes ao MDF padrão, mas é mais leve, por isso é mais fácil de manusear e transportar. O MDF ultraleve não é tão forte quanto o MDF padrão.

MDF folheado

O MDF folheado tem uma composição estrutural semelhante a outras placas de MDF, mas possui uma fina folha de madeira colada à superfície. Este produto cria a aparência de madeira maciça, mas ainda possui a uniformidade e resistência do MDF.

MDF flexível

Os fabricantes criam MDF flexível, também chamado de MDF flexível ou dobrável, para ser mais flexível do que o MDF padrão. Eles criam essa flexibilidade aquecendo as fibras da madeira para amolecê-las. Isso permite que os construtores dobrem ou curvem o MDF nas formas desejadas. O raio de curvatura depende da espessura do painel.

Tamanhos padrão de MDF

Espessura – Os painéis de MDF estão disponíveis em uma variedade de espessuras de ⅛ polegada (2,5 mm) a 1 polegada (25 mm). As espessuras disponíveis podem variar de acordo com o fabricante e região. Largura – A largura padrão mais comum do MDF é de 4 pés, mas existem outras placas de comprimento disponíveis, incluindo 5 pés e 8 pés. Comprimento – O comprimento padrão mais comum para placas de MDF é de 2,5 metros, mas você pode encontrar placas de até 25 pés.

Prós e contras do MDF em comparação com a madeira real

Algumas pessoas consideram o MDF inferior à madeira e, embora seja diferente, tem algumas vantagens distintas sobre a madeira para determinados projetos e sob certas condições.

Prós:

Acessibilidade – O MDF é geralmente mais barato do que a maioria dos tipos de madeira macia e dura. Isso o torna adequado para pessoas com orçamento limitado. Uniformidade – O MDF possui densidade consistente e composição uniforme. Isso significa que é menos provável que a madeira tenha buracos, nós, veios irregulares, vazios e outras imperfeições. Superfície Lisa – A superfície lisa do MDF é ideal para pintura, folheamento ou aplicação de laminados para resultar em um acabamento impecável. Estabilidade – O MDF é menos sujeito a torcer, deformar e encolher, em comparação com a madeira real. Isso o torna ideal para aplicações que exigem estabilidade dimensional. Versatilidade – É fácil moldar, cortar e encaminhar placas de MDF, por isso é útil para criar molduras, móveis e armários detalhados.

Contras:

Durabilidade – O MDf não é tão durável quanto a madeira real e é mais sujeito a arranhões, amassados, cortes e danos por umidade. Peso – O MDF é mais pesado que a madeira natural, por isso é mais difícil de manusear e transportar. Resistência Limitada – O MDF é um material forte, mas não tão forte quanto a madeira real. Isso o torna menos adequado para aplicações de suporte de carga ou uso pesado. Impacto Ambiental – Os fabricantes criam MDF usando fibras recicladas ou de resíduos de madeira, o que é benéfico para o meio ambiente. Mas o processo de criação do MDF usa resinas e adesivos que contêm formaldeído, um agente cancerígeno ou outros compostos orgânicos voláteis (VOC) que continuarão a liberar gases até que você sele a placa com tinta. Opções de reparo limitadas – Você pode reparar elementos de madeira reais que sofrem danos lixando e repintando ou manchando. É difícil reparar perfeitamente o MDF devido à sua natureza composta.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook