O telhado de mansarda é um cruzamento entre telhados de quatro águas que têm ângulos nos quatro lados e telhados de gambrel que têm duas seções de telhado angulares em dois lados. Um telhado de mansarda tem uma qualidade distinta e do velho mundo.
O telhado da mansarda tem duas vertentes de cada lado, sendo a vertente inferior inclinada num ângulo mais acentuado do que a vertente superior. Tal como o telhado de quatro águas, o telhado de mansarda tem quatro lados.
Prós:
Apelo estético – Os telhados de mansarda apresentam um estilo elegante que lembra a arquitetura francesa. Além disso, eles são únicos no mundo atual dos telhados de duas águas. Espaço extra – Este estilo de cobertura permite expandir o seu espaço interior nas zonas do sótão. Você pode usar este espaço do sótão para quartos de tamanho normal devido à inclinação superior mais plana, melhor do que com telhados de duas águas. Custos de aquecimento – Há melhor distribuição de calor com quartos embutidos no sótão do que com telhados de duas águas. Esses telhados reduzem os custos de aquecimento, distribuindo o calor uniformemente por toda a sala. Luz natural – Com a adição de águas-furtadas há mais luz natural e melhor ventilação nos espaços do sótão. Grandes janelas são muito mais fáceis de instalar em um telhado de mansarda do que em um telhado de duas águas.
Contras:
Resistência às intempéries – O painel superior da mansarda tem uma inclinação muito baixa, o que o torna menos resistente às intempéries do que outras coberturas. Por exemplo, chuvas fortes ou neve podem acumular-se na parte mais plana do telhado, criando problemas futuros, como fugas e deslocamento de telhas. Além disso, a maioria desses telhados possui um sistema de drenagem deficiente. Alto custo de instalação – Esses telhados são fora do comum e terão altos custos de instalação em comparação com outros tipos de telhados. Altos custos de reparo – Esses telhados exigem muita manutenção e os custos de reparo são maiores em comparação com outros tipos de telhado. Dificuldade de licenciamento – Muitos locais exigem licenças especiais para construir este tipo de telhado. Nem todas as áreas concederão um.
Telhado de mansarda vs. Telhado Gambrel
Forma | Duas encostas de cada lado (inferior íngreme, superior raso) | Duas encostas de cada lado (ambas íngremes) |
---|---|---|
História | Originado na França do século XVII | Comum na arquitetura europeia e americana |
Perfil do telhado | Caracterizado por um topo quase plano e lados íngremes | Apresenta duas pistas de cada lado com uma pausa no meio |
Espaço utilizável | Proporciona mais espaço aproveitável no sótão devido às encostas íngremes | Oferece amplo espaço no sótão, adequado para arrumos ou áreas de estar |
Estética | Muitas vezes considerado elegante e tradicional | Pode ter uma aparência charmosa de celeiro |
Materiais e Construção | Pode exigir construção e materiais mais complexos | Construção mais simples em comparação com Mansard |
Popularidade | Comum em edifícios históricos, especialmente em áreas urbanas | Frequentemente usado em celeiros, fazendas e casas de estilo colonial |
Drenagem | Boa drenagem devido às encostas íngremes | Drenagem adequada, mas a água pode acumular-se no intervalo central |
Fato engraçado | O termo “Mansard” é derivado do arquiteto francês François Mansart, que popularizou o estilo | O telhado Gambrel é frequentemente associado aos tradicionais celeiros americanos e à arquitetura colonial holandesa. |
A arquitetura do telhado Gambrel é semelhante a um telhado de duas águas, pois possui um telhado inclinado nos dois lados da casa, mas o telhado Gambrel tem duas inclinações de cada lado, em vez de uma.
Embora esse estilo de telhado não seja comum, você pode ver um telhado de madeira em casas de celeiro. Um telhado de mansarda tem os mesmos dois ângulos em cada lado do telhado, mas tem um telhado nos quatro lados da casa, em vez de dois lados, como um telhado de madeira.
Telhado de mansarda: uma breve história e explicação dos termos
Casas de Búfalo
O estilo do telhado de mansarda é um exemplo de como o projeto arquitetônico é importante tanto para a forma quanto para a função. Este estilo de telhado, também chamado de meio-fio ou telhado francês, leva o nome de François Mansart, um famoso arquiteto francês. No entanto, ele popularizou o estilo em vez de inventá-lo.
O primeiro uso documentado do telhado de mansarda foi em 1546, por Pierre Lescot, na ala sudoeste do museu do Louvre. Esta estrutura de telhado tornou-se mais popular no século XVII e novamente durante o Segundo Império sob o governo de Napoleão III na França.
Os telhados de mansarda tornaram-se um importante símbolo da arquitetura francesa.
Walker Zanger
Este estilo de telhado ganhou popularidade no Canadá e nos Estados Unidos e em muitos outros países ocidentais ao longo dos anos.
A razão mais importante pela qual este estilo de telhado foi tão valorizado foi o espaço extra do sótão que acrescentou. A cobertura em mansarda permite mais espaço livre no sótão. Foi uma boa opção de telhado tanto em áreas rurais como urbanas; entretanto, em ambientes urbanos foi valorizado porque permitiu a expansão vertical do espaço sem a necessidade de aumentar o uso do solo.
Embora muitos reconheçam que funciona bem em muitos projetos arquitetônicos, esse tipo de telhado diminuiu nos dias atuais.
Tipos de telhados de mansarda
cupapizarras
Existem quatro tipos de projetos de telhado de mansarda mais comuns.
Reto – Este tipo de telhado de mansarda tem uma inclinação inferior longa, quase vertical, e uma pequena inclinação superior. Esta inclinação superior nem sempre pode ser vista do nível do solo. Muitos telhados neste estilo têm a adição de águas-furtadas para permitir a entrada de luz natural e ventilação no andar superior. Convexo – Com este estilo de mansarda, a inclinação inferior se curva para fora. Este estilo lembra a curva de um sino. Isso adiciona muito espaço extra nos quartos do sótão. Côncavo – Este telhado tem uma inclinação superior plana e uma inclinação inferior íngreme que se curva para dentro. Este estilo não empresta tanto espaço quanto os outros estilos de mansarda, mas possui uma longa herança arquitetônica, pois foi utilizado em casarões e edifícios históricos. Formato S – Esta é uma combinação das linhas do telhado de estilo convexo e côncavo. O telhado começa curvando-se para dentro e termina curvando-se para fora.
Casas com telhado de mansarda
O tipo de telhado de mansarda é único entre os estilos de telhado. Possui uma beleza imponente e um design que o diferencia. Além disso, permite um maior desenvolvimento do espaço interior. Reunimos algumas fotos incríveis de telhados de mansarda, tanto no exterior quanto no interior.
Telhado de mansarda côncavo
Sua casa histórica
Esta grande casa histórica apresenta um estilo elegante e clássico. Muitos arquitetos combinam telhados de mansarda com outras características de telhado como este com recorte para janela. Esta cobertura possui várias janelas grandes para aumentar a luminosidade na zona do sótão.
Telhado de mansarda reto
Casa Antiga On-line
O estilo de mansarda reta apresentado nesta casa tem uma pequena inclinação superior que não é visível do nível da rua. Embora esta forma possa não ter a elegância inerente aos estilos de mansarda mais arredondados, é uma forma prática de aumentar o espaço no seu piso extra.
Telhado de mansarda convexo
Conceitos cívicos
Este estilo de telhado oferece o espaço extra de um telhado reto em estilo mansarda e a elegância da forma arredondada.
Telhados de mansarda modernos
O Resumo Moderno
Embora você possa ter razão em considerar o telhado de mansarda um estilo histórico que não é muito usado hoje, ainda existem versões modernas do estilo. Considere esta remodelação de uma residência em Georgetown. A mansarda reta permite a adição de grandes janelas que agregam mais simetria e espaço adicional à casa.
Interiores de mansarda
A ampliação dos espaços interiores é uma das melhores razões para uma mansarda. Ao adicionar um telhado de mansarda, você não fica limitado ao que pode colocar no espaço adicional, desde um quarto principal até estúdios de artistas bem iluminados.
Chalé de montanha
Neste chalé de design alpino, ampliaram o espaço habitacional sob a mansarda. Eles finalizaram o teto com vigas expostas e usaram elementos orgânicos como paredes de pedra para criar continuidade com o mundo exterior.
Escritório em loft superior
Além disso, as pessoas usam o espaço extra de metragem quadrada para um escritório. Observe as grandes claraboias no telhado plano. Este espaço é tão claro e luminoso que também é perfeito para um estúdio ou quarto de artista.
Ponto de encontro aconchegante
Se não necessita de mais quartos ou escritórios, utilize a zona por baixo da mansarda como um local acolhedor para toda a família. A seção se ajusta bem sob as vigas expostas para dar a todo o projeto uma aparência integrada. Bo-design criou este espaço.
Apartamento loft moderno
As enormes janelas deste loft moderno dão o tom do estilo deslumbrante deste espaço. Os designers usaram divisórias de vidro para separar a área e, ao mesmo tempo, permitir que ela parecesse aberta.
Suíte de estar
Este moderno loft oferece tudo que você precisa em uma área de estar pessoal. Este projeto, da autoria de raca-architekc, apresenta zona de quarto, escritório, zona de estar e casa de banho. As janelas altas dão a toda a área uma sensação de espaço e luz. O teto de madeira quente adiciona textura ao esquema geral de cores neutras.
Teto multifacetado
Os ângulos geométricos do teto aliados aos móveis de estilo minimalista e à paleta de cores tornam este espaço marcante. As muitas janelas e claraboias significam que este espaço nunca parecerá escuro e sombrio como muitos sótãos.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook