A cor é muito importante no design da casa. Ele tem o poder de definir o tom, o foco e o nível de energia de um espaço. Curiosamente, uma cor em particular tem mais tonalidades do que qualquer outra: o verde. O verde também é a cor mais comum encontrada na natureza e a segunda cor favorita mais comum (logo atrás do azul).
Neste artigo, examinaremos o verde com bastante atenção e determinaremos o significado e os efeitos da cor verde conforme você considera o uso desse belo tom em seu próprio espaço.
Definição de Verde
Basicamente, o verde é a cor entre o amarelo e o azul no espectro de cores. Curiosamente, o verde tem um efeito físico no nosso corpo, incluindo estimular a glândula pituitária, relaxar os músculos e dilatar os vasos sanguíneos. Em outras palavras, descobriu-se que o verde acalma e alivia o estresse e também (um pouco paradoxalmente, talvez) revigora.
Vários Simbolismo do Verde
Em todo o mundo, a cor verde simboliza coisas diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, o verde é uma cor sagrada no Irã (junto com o azul) e simboliza o paraíso. É a cor emblemática da Irlanda. O verde é a cor da vida eterna no Japão e um símbolo de esperança em Portugal. É um símbolo de infidelidade na China ou de más notícias em geral para Israel. Nos Estados Unidos, é a cor da moeda e da boa sorte.
Significados e efeitos do verde
A maioria das crianças aprende que o verde é criado quando se combina amarelo e azul. O que muitos não percebem, pelo menos conscientemente, é que tal linhagem traz as melhores qualidades de ambas as cores parentais – do amarelo, o verde tem características de clareza e otimismo, ao mesmo tempo que engloba o discernimento e a calma inerente ao azul. Abaixo está uma análise aprofundada dos significados verdes (muitos dos quais são adaptados de Empower Yourself with Color Psychology):
Crescimento e Renovação – Assim como os botões verdes se formam nas árvores a cada primavera, a cor verde está associada ao crescimento e à renovação. O verde ajuda a restaurar e rejuvenescer a energia esgotada na natureza e nos seres humanos (física, mental e emocionalmente) e representa vitalidade e frescor, embora seja a cor ironicamente associada também à palidez da doença.
Positividade Emocional – O verde nos dá a capacidade de amar e nutrir a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor incondicionalmente. Além disso, o verde é a cor do chacra cardíaco, que é em essência o centro do sistema energético humano e inclui toda a área do peito, incluindo pulmões e coração. Acredita-se que o chacra cardíaco preenche a lacuna entre os mundos físico e espiritual. Como cor representativa deste quarto chakra, o verde melhora a capacidade das pessoas de amar, empatia e compaixão.
Equilíbrio e Harmonia – Como sugere sua abundância no mundo natural, o verde simboliza o mestre curador e a força vital. É também a cor usada para equilibrar o intelecto com as emoções, criando equilíbrio entre a cabeça e o coração. Verde nos incentiva a cuidar de nós mesmos e dos outros e é sempre confiável.
Santuário – Verde apresenta um refúgio do estresse de uma vida urbana ou contemporânea movimentada. A cor devolve-nos uma sensação de bem-estar natural com a sua essência de estabilidade. Curiosamente, o verde é a cor usada para óculos de visão noturna porque o olho humano é mais sensível e capaz de discernir a maioria dos tons dessa cor, por isso há muitos tons disponíveis para os seus efeitos de santuário.
Esperança e Mudança – O verde pode ser usado em associação com a antecipação do que está por vir. Isto não é surpreendente, uma vez que a mudança e a transformação são necessárias para o crescimento da natureza. O que é interessante é que a capacidade de sustentar essas mudanças como resultado do crescimento também faz parte da energia verde.
Riqueza e Generosidade – Além de representar a mudança natural, o verde também pode conotar expansão ou aumento, que está associado à prosperidade e abundância. Ainda bem que o verde é generoso por natureza. Está associado também ao progresso (como em “dar luz verde”). Por outro lado, o verde carrega consigo o potencial de ser um pouco egocêntrico, possessivo e materialista (como ser “verde de inveja”).
Criatividade e Produtividade – Em espaços de design que exigem a facilitação da produtividade e da criatividade, o verde costuma ser a cor preferida. Na verdade, no fengshui, o verde é usado para diminuir a distração, o nervosismo e a grosseria. Além disso, descobriu-se que o verde melhora a capacidade de leitura. Talvez seja por isso que tantos escritórios e escolas usam tons de verde.
Amigável e Diplomático – Verde é agradável e caridoso, promovendo o amor pela natureza, família, amigos, casa, jardim, etc. Como um pacificador natural, verde significa observação, escuta e aconselhamento. Existe a capacidade de ver as situações claramente de vários lados e um senso inerente de certo e errado com o verde, embora essas características possam produzir efeitos de ser um capacho e/ou excessivamente cauteloso.
Variações do verde e seus significados
Como já foi discutido, o verde tem mais tonalidades do que qualquer outra cor. Certamente, embora sejam todos uma forma de “verde”, esses tons não carregam consigo os mesmos significados e entonações estéticas. Abaixo estão algumas das variantes verdes mais comuns, com uma breve descrição de seus significados.
O verde oliva é uma cor tradicional que representa a paz (como no ramo de oliveira, embora o ramo em si não seja verde em si), mas um tom oliva também pode sugerir engano e traição.
Chartreuse, ou verde-amarelo, está historicamente associado à covardia e ao medo; no entanto, a cor retrô pode ter um design bonito, especialmente em espaços com iluminação natural.
O verde neon, ou limão, é positivo, divertido e ingênuo, trazendo com sua inexperiência uma sensação de expectativa juvenil.
Água-marinha (é verde-azulada? Ou azul-esverdeada?) é a cor do oceano tropical. Acalma o espírito e cura as emoções.
O verde Kelly é a cor da grama e do dinheiro. É naturalmente autoconfiante e saudável.
O verde esmeralda é inspirador e, não surpreendentemente baseado no seu nome, associado à prosperidade e riqueza.
O verde jade é ligeiramente mais azul que o verde esmeralda, uma diferença que muda o significado para confiança, tato e diplomacia, sem falar na generosidade.
Teal é um tom rico de verde, e sua maturidade e profundidade ressoam com serenidade, integridade e sofisticação.
O verde floresta é como o taciturno irmão mais velho dos outros verdes – sombrio e escuro, o verde floresta exala um pouco de ganância, egoísmo e ressentimento.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook