O termo cave descreve “a parte de um edifício que está total ou parcialmente abaixo do nível do solo”. Os tipos de porão determinam para que – se houver alguma coisa – o espaço é usado. Vão desde um buraco no solo que contém serviços como dutos de aquecimento até espaços que podem ser transformados em apartamento.
6 tipos de porões e como identificá-los
Os porões não são comuns em todas as partes do país. Locais com lençóis freáticos altos, risco de inundação ou pouca ou nenhuma geada não precisam – ou mesmo querem – porões.
À medida que a tecnologia de impermeabilização e drenagem melhora, mais casas estão sendo construídas com subsolos. Eles têm muitos benefícios, incluindo:
Espaço de convivência. Pode somar o dobro da quantidade de espaço vital. Quartos de dormir. Quartos Familiares. Cinemas em casa. Quartos de hóspedes. Renda. Transforme um porão em um apartamento para alugar para uma renda extra ou como suíte para sogros. Armazenar. Área de armazenamento segura e seca. Serviços. Acesso a dutos, encanamentos e eletricidade de HVAC para manutenção, reparos e substituição.
1. Porão completo
Os porões completos têm o mesmo tamanho do andar principal da casa. As paredes do porão fazem parte da fundação e sustentam a estrutura acima do nível. Os tetos devem ter no mínimo 2,10 metros de altura para serem considerados um espaço habitável quando concluídos. Eles são completamente subterrâneos ou têm cerca de 60 centímetros de parede exposta acima do nível do solo.
Porões completos com alturas de parede adequadas podem ser transformados em quase tudo que o proprietário possa imaginar. Eles são acessados por escadas a partir do piso principal. Uma entrada separada pode ser adicionada – se desejado – se alguém estiver morando no porão.
2. Porão da adega
O termo “adega” às vezes é usado para descrever um porão completo. As verdadeiras caves estão quase sempre completamente abaixo do nível do solo. O acesso é feito pelo exterior da casa. Muitas das portas originais foram substituídas por portas metálicas da adega Bilco. As adegas são freqüentemente encontradas em áreas rurais e casas antigas.
Os pisos tradicionais das adegas são de terra ou pedra, embora alguns sejam de concreto. As adegas eram – e são – usadas para armazenar carvão, raízes, conservas caseiras e vinho. A maioria das adegas não é aquecida e possui iluminação rudimentar.
3. Porão Parcial
Como o nome indica, os porões parciais ficam apenas abaixo de parte da casa – geralmente cerca de metade. Geralmente fazem parte de uma estrutura original que foi acrescentada sem ampliar o porão. Muitos porões parciais começaram como porões. O acesso a partir do piso principal é adicionado se as portas da adega forem eliminadas pela adição – muitas vezes algo tão simples como um alçapão no chão.
Algumas casas ainda são construídas com porões parciais – geralmente quando o terreno do local de construção torna improváveis subsolos completos. Os porões parciais mais recentes são construídos como porões completos com escadas internas. Eles podem ser finalizados da maneira que o proprietário escolher.
4. Porão de paralisação
Porões de paralisação são mais frequentemente encontrados em canteiros de obras com colinas. Pelo menos metade do porão está construída em uma colina e é subterrânea. Uma parede tem uma porta que se abre para o exterior. Muitas vezes tem grandes janelas que criam um espaço atraente no porão.
As caves de acesso são acedidas através da porta exterior ou por uma escada interior. Os tetos geralmente têm altura total – 2,5 metros ou mais. Estas caves têm a mesma versatilidade que as caves completas. As opções de uso e acabamento são ilimitadas.
5. Porão sem elevador
Os porões walkup são uma modificação dos porões completos. Eles podem ser finalizados ou inacabados. O acesso faz-se através de uma porta instalada ao nível da cave. Além disso, geralmente há uma escada no andar principal. A porta sai para um patamar abaixo do nível do solo com uma série de degraus até o nível do solo.
Walkups fornecem um acesso separado para apartamentos ou escritórios no subsolo. A maioria dos porões sem elevador são reformas feitas em porões completos, mas alguns são projetados e construídos para incorporar os requisitos dos proprietários.
6. Espaço de rastreamento
Os crawlspaces geralmente têm menos de um metro e meio de altura. As paredes fazem parte da fundação da casa. Possuem piso de terra batida e o acesso é feito através de alçapões no piso principal ou pequenas portas embutidas na parede. Os crawlspaces podem ser locais desagradáveis com água parada, mofo e pragas.
O isolamento de crawlspaces ou o encapsulamento de crawlspaces tornam a área mais utilizável para armazenamento. O piso principal permanece mais quente. A umidade e as pragas são mais fáceis de controlar. Quaisquer utilitários como HVAC e eletricidade permanecem mais quentes, duram mais e são mais agradáveis de reparar.
Escolhendo um tipo de porão
Construir uma nova casa permite escolhas de cave. Escolha um tipo de subsolo mais adequado ao terreno do canteiro de obras. Porões completos são a opção mais econômica e versátil. Um crawlspace é uma opção melhor se a casa for construída em uma área montanhosa rochosa. As paralisações funcionam melhor em locais de construção montanhosos.
Comprar uma casa existente limita as opções de porão. É possível adicionar uma cave por baixo de uma casa. Ou remodelar caves adicionando pisos de concreto, iluminação melhorada e isolamento.
Terminando o porão
Independentemente do tipo, existem idéias de design de porão para usar que aumentam e melhoram o conforto e a disposição de sua vida. Um porão acabado – até mesmo um forro também aumenta o valor de revenda de uma casa.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook