Pode não ser ousado. Pode não ser revigorante ou excitante. Mas, à sua maneira, uma paleta de cores pastel pode ser um esquema de design de interiores lindo e único. Estilizar o seu espaço com um lado mais suave tem todo tipo de vantagens, tanto estéticas quanto físicas. Aqui estão apenas alguns dos principais benefícios de decorar seu espaço com uma paleta de cores pastel.
Dicas e ideias de design pastel
Combine tons pastéis com formas e texturas suaves
Como muitas cores pastéis têm um efeito fresco, calmante e calmante, você pode combiná-las com estofados e peças de destaque para ampliá-lo. Por exemplo, almofadas em tons pastéis, cobertores e outros elementos com textura podem deixar um ambiente fresco e sereno.
Misture-os com cores profundas e suaves
Você pode combinar tons pastéis com certas cores que tenham uma estética profunda e suave, como laranja escuro ou marrom, por exemplo. As cores complementariam cada uma e se destacariam contrastando com o ambiente. Ele permite que você crie um design equilibrado, mas simples.
Mantenha a decoração limpa e simples
Você pode não achar as cores pastéis particularmente atraentes por causa de sua aparência delicada e feminina, mas tente manter a mente aberta. Embora seja verdade que muitos tons pastéis podem parecer bastante femininos, nem sempre é esse o caso. Se você quiser fugir dessa estética, mantenha o design e a decoração simples e evite o uso de elementos ornamentados. Isso dará ênfase à própria cor.
Adicionar padrões
Outra ótima ideia se você está procurando uma maneira de introduzir alguns tons pastéis no design de um ambiente é adicionar algumas estampas geométricas ou outro tipo de padrão. Isso permite que você misture e combine várias cores e crie um design novo e atraente sem parecer muito ousado e desordenado.
Fazer um comentário
Escolha uma cor pastel para uma peça marcante, como o sofá da sala, por exemplo. Isso o ajudará a se destacar e lhe dará um visual único e sofisticado. Seria ótimo encontrar uma cor que combine com o seu estilo e que também combine com o ambiente.
Considere móveis em tons pastéis
Muitas vezes tendemos a evitar móveis coloridos e optamos por acabamentos convencionais que combinam. Essa é uma escolha segura, mas não permite que você expresse seu próprio estilo. Portanto, considere móveis e acessórios em tons pastéis se quiser dar a um ambiente uma vibração edificante e alegre.
Pastéis na cozinha
Expresse sua criatividade adicionando cor à sua cozinha. Hoje em dia você pode encontrar eletrodomésticos em todos os tipos de nuances, incluindo alguns lindos tons pastéis. Pode ser legal tentar algo diferente dos típicos acabamentos em branco ou aço inoxidável, então por que não ousar fazer uma declaração? Os eletrodomésticos Pastel podem transformar completamente a sua cozinha sem interferir na sua funcionalidade.
Reestofar móveis antigos
Você não precisa comprar móveis novos se quiser mudar a cor de um ambiente. Há sempre a opção de estofar novamente algumas peças antigas como sofás e poltronas e isso dá-lhe a oportunidade perfeita para experimentar cores novas e frescas. Considere alguns tons pastel desta vez. Eles darão à sua casa uma aparência suave e refrescante.
Adicione alguns acabamentos de madeira
Já estabelecemos que as cores pastel podem adicionar uma sensação suave, aconchegante e convidativa a qualquer ambiente, mas muitos acabamentos em madeira também podem. Isso significa que você pode combinar esses elementos para criar um design de interiores verdadeiramente magnífico. Certifique-se de escolher os acabamentos de madeira certos para complementar seus lindos tons pastéis.
Crie profundidade em seus designs
Pastéis são realmente versáteis. Às vezes, eles podem ser usados para dar a um ambiente uma aparência suave e feminina, mas outras vezes podem ser usados para adicionar profundidade a uma decoração e realçar uma cor mais escura. Use-os estrategicamente e mantenha a mente aberta.
Combine-os com neutros
Se você deseja manter uma decoração simples e discreta, mas não quer que pareça muito convencional ou chata, uma boa ideia é combinar alguns tons pastéis suaves com alguns tons neutros como bege ou branco. Eles darão a você aquele toque extra sem serem muito ousados ou atraentes.
Uma paleta de cores pastel é linda.
As cores pálidas são, por sua própria natureza, mais suaves e sutis do que suas contrapartes saturadas. Essa estética discreta tem a incrível capacidade de parecer bonita em design e também de acalmar.
Uma paleta de cores pastel eleva o espaço.
Para o espaço que é pintado de branco por padrão ou bege de nível construtor, uma paleta de cores pastel pode ser exatamente o que você precisa para trazer um novo apelo a ele. O tom pastel não terá um efeito avassalador como um tom ousado pode ter, mas ainda assim adicionará aquela base importante de cor fresca.
Uma paleta de cores pastel pode ser fundamentada.
Usar uma paleta de cores pastel em seu espaço não significa que você ficará apenas no lado colorido do espectro. Um espaço pastel precisa ser aterrado, muitas vezes com texturas terrosas e tons profundos. Isso pode ser feito com pisos escuros ou detalhes em preto ou uma tinta para madeira caiada de cinza.
Uma paleta de cores pastel pode melhorar o humor.
Provavelmente devido, em grande parte, à sua natureza tímida, as cores pastel proporcionam um ambiente sereno que pode simultaneamente melhorar o seu humor. Cores quentes e energéticas podem ser alegres e entusiasmadas, mas uma paleta de cores pastéis tem a capacidade de melhorar o humor devido ao seu trabalho na direção oposta – há uma sensação arejada de alegria sem exaustão.
Uma paleta de cores pastel é versátil.
As cores pastel das paredes, por exemplo, ficam incríveis em pisos de madeira, painéis e outros móveis, sejam eles claros ou escuros. Quanto maior for o contraste entre a paleta pastel e outros elementos de um espaço, maior será o nível de energia. Por outro lado, quanto mais semelhantes forem os tons das tonalidades utilizadas, mais neutro e calmante será o espaço.
Uma paleta de cores pastel pode ser contemporânea.
Alguns de nós podem ter uma reação instintiva aos pastéis como sendo antiquados ou tradicionais, mas o oposto é verdadeiro. Muitos dos interiores de hoje adotam tons mais suaves como refúgio da barragem da vida. Pêssego suave, verde menta claro e limão fresco e claro, como apenas alguns exemplos, ficam perfeitamente à vontade em um espaço contemporâneo.
Uma paleta de cores pastel funciona além do berçário.
Há uma razão pela qual o azul bebê tem esse nome, mas isso não significa que a cor só funciona no berçário. Na verdade, qualquer tom pastel (até mesmo rosa bebê) pode funcionar perfeitamente em um espaço adulto quando combinado com tons mais claros ou mais escuros. O contraste resultante é lindo e sofisticado.
Uma paleta de cores pastéis suaves pode ser neutra.
Para aqueles que procuram um espaço interior relaxante, mas não estão convencidos de que uma paleta clássica de cores pastel seja adequada para o ambiente, considere uma alternativa mais discreta. Pastéis com tons cinza, por exemplo, ou mesmo um cinza suave com tons roxos podem infundir um espaço com uma aura calmante e refinada.
Uma paleta de cores pastel torna o ambiente mais espaçoso.
Uma sala pequena tende a parecer muito maior do que sua área real quando usa cores mais claras, como uma paleta pastel. A luz natural salta mais livremente em um espaço pastel, e a estética geral é arejada e leve.
Uma paleta de cores pastel fica bem com iluminação LED.
É claro que a iluminação LED atual vem em um espectro de cores quentes, desde azuis frios até amarelos muito quentes. As cores pastel tendem a ter o melhor desempenho com luz natural ou com iluminação LED um pouco mais fria, porque a luz amarela tradicional faz com que os tons pastéis pareçam um tanto doentios ou sujos. Na verdade, isso é algo fácil de realizar com opções de fios de luz LED e também com lâmpadas LED.
Uma dica para pintar paredes com paleta de cores pastéis: Uma dica profissional para incorporar pastéis ao seu espaço com tinta é escolher o pastel que você gosta na lasca de tinta e depois passar um ou dois tons mais claros no mesmo cartão. A maioria das cores pastéis parecerá muito mais intensa quando espalhadas por uma grande superfície, como uma parede, do que na cartela de pintura.
Mais ideias legais de design em cores pastel
Adicione alguns tons pastéis a uma área clara e ensolarada para amplificar o efeito. Este assento na janela é um belo exemplo. Os designers do Mandarina Studio usaram alguns tons frios para criar um clima fresco e arejado e também introduziram detalhes em amarelo quente que dão a este espaço um visual alegre.
Os pastéis frios são ideais para quartos porque são muito relaxantes e têm um efeito calmante. Azul e verde são boas escolhas. Há muitas maneiras diferentes de usá-los aqui. Por exemplo, este quarto do estúdio Miss Alice Designs tem paredes com detalhes parciais e o branco do teto é estendido para baixo para dar ao ambiente uma sensação mais clara e aberta.
Misture tons pastéis brilhantes com padrões ousados se quiser dar muito caráter a um espaço. Esses dois elementos de design podem se complementar e trabalhar juntos para transformar totalmente o que de outra forma seria um tipo de espaço muito simples e básico. Veja como fica chique esse home office de Rikki Snyder com esses lindos detalhes em coral e superfícies de marfim.
Relacionado: Qual é a cor cinza e como você deve usá-la?
Se você acha que a cor pastel seria demais para uma peça grande de mobília como o sofá, tente incorporá-la de outras formas e em quantidades menores. Por exemplo, esta linda sala de estar projetada por Kimberly Demmy apresenta uma parede de galeria que chama a atenção para o fundo da sala.
Use tons pastéis e cores claras para equilibrar tons escuros e poderosos, como cinza e preto, ou para transformar a decoração de um ambiente com base em tons neutros. A iluminação ajuda muito a realçar as cores e a realçar os diferentes pontos focais desta sala desenhada por Elad Gonen. A mesma estratégia também pode funcionar para outros tipos de espaços.
A cozinha não é o primeiro espaço que vem à mente quando se pensa em cores pastéis. É isso que torna um design como este muito mais interessante e inspirador. As cores suaves dos móveis em azul e lilás combinam muito bem com a decoração em estilo chalé. O piso de madeira clara e o teto branco ajudam a equilibrar o esquema de cores. Este é um projeto feito por Farmer Payne Architects.
Outra ideia linda é brincar com uma mistura de tons pastéis quentes e frios. Você também pode usar uma combinação de tons mais claros e mais escuros para adicionar mais profundidade à decoração e ajudar alguns elementos a se destacarem mais. A simetria combina muito bem com este quarto, ajudando-o a manter uma estética equilibrada e limpa. Também adoramos os tratamentos de janela escolhidos pelo estúdio EB Designs para este espaço.
A textura e o padrão desempenham um papel importante em qualquer design de interiores e você pode ver isso claramente aqui. Este quartinho aconchegante do estúdio Jennifer Scully Designs é lindo e estiloso sem ser muito feminino. Ele apresenta uma bela mistura de tons pastéis legais com detalhes quentes como rosa e amarelo. Eles são complementados por acabamentos em madeira clara e teto branco.
Sunrooms e pastéis andam de mãos dadas. Nuances suaves e brilhantes como verde menta, rosa ou amarelo são excelentes escolhas se o seu objetivo é deixar este espaço refrescante, arejado e cheio de energia. As cores são amplificadas pela luz solar que entra no ambiente e você também pode contar com estampas para destacá-las ainda mais. Confira este lindo design da Echelon Interiors para se inspirar.
Pintar o teto é um uso maravilhoso da cor, especialmente para um espaço como um quarto ou berçário. Adoramos o esquema de cores deste design do estúdio Mary Hannah Interiors, em particular a forma como os tons pastel são complementados por tons neutros quentes como bege e madeira natural. Juntos, eles fazem este espaço parecer calmo e relaxante.
Esta sala de estar projetada pelo estúdio Clarke
Os tons pastéis também podem ser bastante ousados e edificantes, especialmente quando combinados com alguns tons de destaque ousados e vívidos. Esta elegante sala de estar apresenta um esquema de cores bastante diversificado, com tons neutros como cores principais, pastéis suaves como tons secundários e algumas nuances escuras e ousadas como cores de destaque. É bastante colorido e eclético, mas também equilibrado e simples. Confira este lindo design de Holly Marder para se inspirar.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook