Quando se trata de casas, as mais pequenas são talvez as mais interessantes. As limitações definitivamente representam muitos desafios, mas é muito interessante ver como os arquitetos e designers as superam e criam estratégias de construção originais e interessantes. Os projetos a seguir também mostram que uma pequena casa moderna pode ser tão complexa e bonita quanto uma enorme mansão. Vamos ver quais designs incríveis podemos descobrir hoje.
Lindas ideias de design de casas pequenas e modernas
Pequena casa-torre em Tóquio
Esta casa está localizada em Tóquio, no Japão, e foi projetada pelo estúdio Unemori Architects. Como você pode ver, ele ocupa um espaço muito pequeno e fica super próximo dos vizinhos. Todo o terreno tem 34 metros quadrados de largura e a casa tem uma área de 4m x 4m colocada bem no centro. Para compensar, os arquitetos projetaram a casa como uma torre. Tem 9 metros de altura e no seu interior está estruturado em vários pisos. Os quartos são pequenos e alguns deles têm enormes janelas que deixam entrar luz em toda a casa e expõem áreas chave para o exterior.
A casa Hüga
Esta casa pequena e moderna chama-se Hüga. Foi projetado pelo estúdio Grandio e é uma estrutura pré-fabricada otimizada para ser acolhedora, prática e confortável sem ter um interior desordenado. Oferece 45 metros quadrados de área útil no total e é muito versátil. Pode tornar-se menor ou maior de acordo com as necessidades e exigências dos seus habitantes e pode ser personalizado de muitas maneiras diferentes. O que o torna muito cómodo é o facto de possuir uma carcaça muito leve que, uma vez transportada no local, é reforçada com betão. Esta pequena casa pode ser instalada em apenas um dia e nem precisa de alicerce.
A casa à beira do rio
Você não precisa que ninguém lhe diga que esta é uma casa muito especial. Como você pode ver, é muito estreito e isso se deve ao fato de estar localizado em um pequeno pedaço de terreno em forma de triângulo. Poucos pensariam em construir uma casa aqui, mas o estúdio Mizuishi Architect Atelier conseguiu concluir este projeto incrível. A casa está localizada em Horinouchi, Japão. No interior, obviamente, não há muito espaço, mas foi habilmente compartimentado. Há uma linda cozinha e sala de jantar com teto alto, uma sala de estar no centro com grandes janelas e varanda, um loft com clarabóias e uma bela vista para o rio e ainda um quarto extra.
Uma pequena casa na costa
Casa de Hadar é um projeto desenvolvido pelo estúdio Asante Architecture
Pequena casa de campo na ilha de Vega
Você consegue se imaginar morando nesta linda ilha? A paisagem é incrível, com montanhas de um lado e o mar do outro. É aqui, na ilha de Vega, na Noruega, que Kolman Boye Architects construiu esta linda casa de campo há algum tempo. Foi concebido como um conjunto de cabanas ou cabanas, um design que foi otimizado para o clima e as condições do local. As cabanas abrigam-se e protegem-se e também se complementam de forma bela e saudável. Os interiores são luminosos, elegantes e modernos, o que não é exatamente o que se esperaria, dado o tradicional exterior revestido de madeira.
Pequena casa sobre pilares
Esta casa de Los Angeles ocupa um terreno que tem apenas metade do tamanho dos seus vizinhos e não só porque é pequeno. O design criado pelo estúdio Anonymous Architects é realmente muito inteligente. Eles ergueram a casa do chão sobre um conjunto de pilares de concreto. Desta forma tem muito pouco impacto no terreno, ocupa um terreno mais pequeno e consegue ainda olhar para a encosta que as outras casas têm como pano de fundo. O interior também é bastante interessante. Em vez de dividi-lo em muitas divisões pequenas, os arquitectos incluíram apenas três áreas principais: uma espaçosa sala de estar, um quarto e uma casa de banho.
Um pequeno retiro de férias nos Alpes
Esta é uma casinha muito bonita que pode ser encontrada nos Alpes Suíços. Está rodeado por uma paisagem incrível e tem uma vista espetacular sobre as montanhas. Foi construído aqui por Hurst Song Architekten que aproveitou o terreno. Eles construíram esta pequena casa parcialmente nas encostas, o que realmente ajuda a misturar-se e a sentir-se muito enraizada nesta bela paisagem. O exterior é revestido em madeira tingida de preto e a cobertura ligeiramente assimétrica é em cobre que vai mudando gradativamente de cor e ganhando uma bela pátina com o tempo.
Uma pequena casa em um trenó
Algo que você definitivamente não pode fazer ao projetar uma casa grande é construí-la sobre um trenó. Parece estranho e engraçado, mas é verdade. Esta pequena casa projetada por Crosson Clarke Carnachan pode ser rebocada da praia se houver algum perigo de erosão, por exemplo. Afinal, foi construído em uma zona de erosão designada na Península de Coromandel, na Nova Zelândia. Todos os edifícios da área precisavam ser removíveis e isso definitivamente atende aos requisitos de uma forma muito legal. Não é só isso, mas a casa também tem um design interessante e moderno com enormes portadas que podem ser fechadas para esconder completamente as fachadas envidraçadas e transformar o edifício numa caixa.
A casa com jardins
Esta chama-se Casa com Jardins e é uma pequena casa moderna com um design exterior bonito mas também simples e um interior muito interessante. Este foi projetado pelo arquiteto Tetsuo Kondo e está localizado em Yokohama, no Japão. Ocupa um pequeno terreno muito próximo dos vizinhos o que não deixa espaço para espaços exteriores. No entanto, é aí que entra uma bela surpresa: cada divisão da casa dá acesso a um pequeno jardim interior. É como se o ar livre tivesse se tornado parte do design de interiores. A casa possui claraboias, grandes janelas e portas de vidro de correr que a enchem de luz solar e beleza.
Uma pequena casa-pavilhão
Esta pequena casa em uma linda cidade chamada Rye, na Austrália. Foi recentemente remodelado pelo atelier SJB e a equipa deu-lhe um design moderno de inspiração japonesa utilizando materiais naturais e aproveitando a bela paisagem e todo o verde que rodeia a casa. A fachada envidraçada abre-se para um pequeno pátio e avista-se directamente o interior, para a convidativa sala que tem uma confortável zona de estar complementada por uma lareira e um tapete colorido. Todos os outros espaços são igualmente peculiares e acolhedores e têm fácil acesso ao exterior.
Minimod Catuçaba
Esta estrutura minimalista é um belo retiro localizado em uma área remota do Brasil. Foi um projecto do atelier MAPA e tem um design minimalista e contemporâneo que contrasta com a envolvente natural mas também aproveita ao máximo as vistas e a paisagem. É uma estrutura pré-fabricada que foi construída em uma fábrica nova em São Paulo e cada módulo individual foi transportado para cá e instalado no local. Os módulos estão voltados em diferentes direções, o que permite capturar vistas deslumbrantes e aproveitar o nascer e o pôr do sol.
A Casa das 12h20
Outra casa bastante interessante de pequenas proporções fica em Campo Grande, Brasil. Foi projetado pelo arquiteto Alex Nogueira e possui uma geometria bastante clean e simples que enfatiza seu design moderno. A fachada posterior apresenta uma enorme porta de vidro que dá acesso a um deck e ao jardim. A parte frontal da casa é, em comparação, fechada e isso é intencional por dois motivos principais: maior privacidade e proteção do sol. O betão e o metal são os dois principais materiais utilizados ao longo deste projecto, o que confere à casa uma estética moderno-industrial que se adapta perfeitamente à zona.
As cabanas rolantes
Esta não é apenas uma pequena casa, mas toda uma série de pequenas casas. Eles foram projetados e construídos pelo estúdio Olson Kundig e podem ser encontrados em Mazama, EUA. Todos eles têm designs idênticos definidos por uma área pequena, um pequeno deck aberto e um telhado inclinado que parece flutuar sobre a casa real. Este efeito é criado com vidro. Além disso, essas cabanas de aparência bacana são elevadas do chão e têm rodas pequenas, o que significa que podem ser movidas. Esta solução de design invulgar foi escolhida de forma a permitir que o terreno voltasse à sua beleza natural e para que isso acontecesse as casas tinham que ter o menor impacto possível.
A pequena casa KODA
Conheça KODA, uma casinha projetada pelo estúdio Kodasema. Ele está localizado em Tallinn, na Estônia, mas na verdade foi projetado para ser móvel. Como você pode suspeitar, esta é uma casa pré-fabricada, o que significa que pode ser instalada em praticamente qualquer lugar. É também uma casa inteligente com tecnologia incorporada que lhe permite aprender com o ambiente e adaptar-se a ele. O design é muito simples, com uma concha em forma de caixa e uma fachada totalmente envidraçada que expõe o interior compacto ao exterior e permite a entrada de luz natural. A sua estética minimalista permite-lhe ser muito versátil.
A casa portátil ÁPH80
Tem também outra casa bem bacana e pequena que gostaríamos de mostrar hoje e é um projeto do ateliê Ábaton Arquitectura. A casa mede 27 metros quadrados e foi projetada para ser transportada até o local desejado e pronta para ser instalada em qualquer lugar. Tem um design simples e uma construção robusta e no seu interior tem espaço suficiente para uma sala, uma pequena cozinha, um quarto e uma casa de banho. Tem um telhado de duas águas que cria um ambiente agradável e arejado no interior e o seu exterior é simples e neutro o que lhe permite integrar-se na maioria dos ambientes.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook