A pilha define a altura das fibras do carpete desde a superfície do carpete até o suporte. Um tapete tem pelo alto, médio ou baixo. Existem diferentes tipos de pêlos de carpete, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Você pode medir a pilha de um carpete usando uma régua pequena ou qualquer dispositivo de medição em polegadas.
Tipos de pilhas de carpetes
Tapete de pêlo alto
Um carpete de pêlo alto ou profundo tem fibras altas com altura de ½ polegada a ¾ polegada. Um tapete felpudo é uma escolha sólida para um carpete de pêlo profundo. Os tapetes felpudos são feitos de fios de lã ou laços verticais.
Tapetes de pêlo profundo são difíceis de aspirar, portanto, colocá-los em áreas de baixo tráfego é o ideal. Trazem aconchego aos espaços dos quartos e duram muito com manutenção adequada.
Tapete de pêlo médio
Os tapetes de pêlo médio têm uma altura de fibra que varia de ¼ a ½ polegada. Embora as pilhas médias sejam mais fáceis de manter do que os tapetes de pêlo profundo, elas prendem a sujeira entre as fibras. Escolha um carpete de pêlo médio se quiser um piso macio que resista ao tráfego intenso de pedestres sem emaranhar.
Tapete de pêlo baixo
Um carpete de pêlo baixo tem fibras densas com altura de ¼ de polegada ou menos. As pilhas mais curtas são fáceis de aspirar. Por causa das fibras grossas, migalhas e sujeira ficam na superfície do carpete. Também é mais fácil remover manchas em carpetes de pêlo baixo do que em carpetes de pêlo médio ou alto.
Esses tipos de carpete são melhores para áreas de jantar, salas de estar e salas de jogos infantis. Loops e tapetes de estilo berbere são exemplos de pilhas baixas.
Pilha de carpete tecido
As pilhas de carpete tecido são feitas em tear tradicional. A máquina entrelaça dois ou mais conjuntos de fios para formar um tapete. Lã, algodão e seda formam esse tipo de carpete.
1. Tecido plano
Ao contrário de outros tipos de carpete, os carpetes e tapetes de trama plana não possuem pelo tufado. As fibras do carpete (trama) são enfiadas verticalmente na urdidura, criando uma trama plana. A base do carpete também tem o mesmo padrão; você pode posicionar o tapete em qualquer lado.
A maioria dos tapetes de trama plana é feita de fibras naturais como lã, algodão e juta. Devido à sua superfície plana, os tapetes de trama plana são fáceis de limpar com um aspirador. Você também pode limpar as manchas com uma toalha.
2. Axminster
Os designs de carpetes Axminster usam tecelagem tradicional para formar um tapete. A técnica envolve tecer o fio em um tear. O tear seleciona um fio, corta-o e fixa o tufo em forma de U ao suporte.
Os tapetes Axminster são únicos, com uma mistura de cores e padrões. São os melhores tapetes para qualquer espaço, desde hotéis de alto padrão até pequenos apartamentos e recepções.
3. Wilton
Os tapetes Wilton também usam um método de tecelagem tradicional. No entanto, para os tapetes Wilton, o fio é tecido num laço contínuo. O fio é cortado após prender o pêlo à base.
Os tapetes Wilton estão disponíveis em padrões simples e várias opções de textura. Eles são estáveis, com uma construção robusta, adequada para corredores e salas de alto tráfego.
Pilha Cortada
Um tapete de pêlo cortado tem fios cortados que ficam retos em um cacho. A pilha resiste ao esmagamento e ao emaranhamento e tem um piso macio. Ao selecionar um carpete com pêlo cortado, você deve verificar sua torção. Um carpete com pêlo cortado de boa qualidade terá uma torção firme e alta densidade facial.
1. Pilha de laço cortado
Corte
Corte e laço criam um padrão visual e textura em um tapete. A desvantagem é que as fibras tendem a ter uma aparência desgastada. Por esse motivo, o estilo produz tapetes deslumbrantes. Os tapetes cortados e enrolados estão disponíveis em várias qualidades. É melhor determinar a quantidade de tráfego de pedestres antes de fazer uma compra.
2. Veludo
Também conhecidos como veludo ou plus, os tapetes de veludo são populares por seu toque elegante. Eles são cortados para dar um acabamento uniforme. O veludo é confortável sob os pés. Ao contrário das jardas torcidas, suas fibras são mais retas e possuem pontas cortadas na parte superior. Seu nível de superfície é liso e varia de 5mm a 10mm de comprimento.
Os tapetes de veludo são feitos de fibras naturais ou sintéticas, como náilon ou polipropileno. Eles são ideais para áreas com tráfego moderado de pedestres. Ter um acabamento luxuoso os torna mais caros do que outros tipos de carpete.
3. Pilha de felpa
Os tapetes felpudos eram populares na década de 70. Como o nome sugere, eles têm uma aparência difusa. Os tapetes felpudos consistem em voltas retas ou fios de fios. Apresentam longas fibras tecidas com pelo de até 50 mm de comprimento.
A sua textura solta faz com que se sintam macios sob os pés. Porém, as pilhas felpudas tendem a se achatar. Por ter pêlo alto, o tipo carpete exige mais manutenção.
4. Pilha da Saxônia
A Saxônia é um carpete convencional de pêlo cortado com fibras retas. Os fios de fibra são cortados em comprimentos iguais. A pilha é compacta para deixar o carpete macio sob os pés. Tem uma aparência clássica e luxuosa, mas pode não combinar com outros itens de decoração de um ambiente.
Os tapetes texturizados da Saxônia têm camadas grossas para evitar o desbotamento da cor. As camadas também ajudam a evitar marcas de vácuo ou pegadas. Para criar uma textura suave, os tapetes de pêlo da Saxônia são tecidos em voltas. Os laços também são cortados para dar-lhes uma aparência tufada.
5. Pilha Torcida
Os tapetes de pêlo torcido têm uma aparência texturizada. Eles são feitos de fio compacto e torcido para conseguir esse visual. Os tapetes de pêlo torcido são ideais para grandes salas de estar com alto tráfego de pedestres. O design texturizado torna o design do carpete adequado para ocultar marcas de vácuo.
É fácil manter pilhas torcidas de carpetes. Eles são duráveis e vêm em diferentes tonalidades. Torcer o fio torna as fibras mais densas. Reduz a taxa de achatamento e suaviza as pontas tufadas.
6. Pilha de corte texturizada
Ao contrário dos tapetes de pêlo cortado, os tipos texturizados têm comprimentos de fibra irregulares. Alguns fabricantes podem usar os termos “pilha cortada” ou “texturizado” para descrever o mesmo estilo de carpete.
Torcer as fibras cria uma aparência irregular que torna o estilo do carpete durável. Cortar os fios em comprimentos diferentes cria uma sensação mais espessa. Como resultado, o estilo carpete obtém uma sólida resistência às pegadas.
Pilha de Loops
As pilhas de loop vêm em diferentes cores e padrões. Essas pilhas de carpete são populares porque são duráveis e versáteis. Tapetes com pêlo circular precisam de cuidado extra ao aspirar e mover móveis. Quando um único laço se solta, pode causar escoriações no carpete se não for restaurado. Os tapetes de pêlo circular podem ser berberes, texturizados, de vários níveis ou de nível.
1. Pilha Berbere
Uma pilha berbere é uma construção curta e grossa amarrada. Eles estão disponíveis em materiais de lã, poliéster e náilon. Devido ao seu pêlo baixo, os tapetes berberes suportam tráfego intenso e resistem ao desgaste.
Um tapete berbere se distingue por suas manchas multicoloridas espalhadas pelo tapete ou em um padrão. A maioria dos tapetes berberes são resistentes a manchas e absorvem menos derramamentos de vinho e molhos. Embora pareça desatualizado, o berbere é um dos melhores estilos de carpete para corredores, escadas e prédios de escritórios.
2. Pilha de Loop Padronizada
Os tapetes estampados com pêlo circular apresentam pequenas variações de altura nas alças. Este estilo também é conhecido como Pilha de Loop Texturizado. A combinação de alturas de pêlo de duas ou três voltas cria um acabamento texturizado no carpete.
Um tapete circular estampado esconde pegadas e marcas de vácuo. Seus padrões e texturas atraentes o tornam o carpete ideal para uma sala familiar de alto tráfego.
3. Pilha multinível
Uma pilha de vários níveis apresenta diferentes alturas de loop com várias combinações de cores. O estilo do carpete é semelhante às pilhas de laços padronizados, mas difere significativamente nos tamanhos dos laços. A diferença de altura do loop resulta em uma pilha texturizada. Tapetes de pêlo multinível são ideais para áreas de tráfego médio a alto.
4. Pilha de loop de nível
As fibras em uma pilha nivelada têm todas a mesma altura. Uma pilha nivelada cria uma superfície lisa e uniforme, mas torna o carpete menos macio. Os loops de nível podem ser finos ou grossos. Laços menores e bem tecidos são resistentes a emaranhados e quedas.
Uma desvantagem dos tapetes com pêlo de laço nivelado é que os laços puxam, o que é difícil de restaurar. Pode haver estilos de carpete melhores para famílias com animais de estimação e crianças. No entanto, os tapetes nivelados são fáceis de limpar e não retêm sujeira entre as fibras.
Pilha plana vs. desgrenhada
Os tapetes de pêlo plano são adequados para proprietários que valorizam uma aparência uniforme e arrumada. Aspirar e remover manchas em uma pilha baixa é mais fácil do que em uma pilha felpuda. Mover móveis em pilha baixa também é mais prático devido à superfície plana.
As fibras longas e cheias dos tapetes felpudos mantêm sua aparência original ao longo do tempo. São mais duráveis quando colocados em áreas de tráfego baixo e médio. Existem várias maneiras de restaurar uma pilha desgrenhada de carpete. Os proprietários varrem o tapete felpudo para desfazer o tapete das longas fibras felpudas.
Ao contrário de um carpete de pêlo plano, um carpete felpudo cria um espaço aconchegante e aconchegante. Tapetes de pêlo baixo são mais adequados para ambientes formais. Você também deve escolher um carpete de pêlo plano se sofrer de alergias. Eles coletam menos sujeira e alérgenos e também são mais fáceis de aspirar.
Pilha de carpete tufado vs. tecido
As pilhas de carpetes tecidos são mais duráveis do que os carpetes tufados. Geralmente são feitos de lã pura ou mistura. Os tapetes tecidos são feitos entrelaçando materiais. Eles vêm em três tipos – axminster, tecido wilton e onda plana.
Como os tapetes tufados consistem em materiais sintéticos como o náilon, sua produção é mais barata. Os tapetes tufados estão disponíveis em dois tipos: tufados à mão e tufados à máquina. Os tapetes tufados à mão são de qualidade superior.
Eles ficam atrás dos tapetes tecidos em durabilidade. Os tapetes tecidos apresentam textura mais profunda, pois os fios são pré-tingidos. Os tapetes tufados impressos podem desbotar com o tempo, pois usam injeção de cor.
Perguntas frequentes (FAQ)FAQ
Qual é a melhor pilha de carpete para áreas de tráfego intenso?
Tapetes de pêlo curto são mais duráveis em áreas com carpetes altos. Eles têm fios de fibra mais curtos que mostram sinais mínimos de encolhimento. Os tapetes de pêlo curto feitos de lã são ideais para locais como a sala de estar ou escadas.
Pilha alta ou pilha baixa, o que é melhor?
Embora os tapetes de pêlo alto sejam macios e aconchegantes, é mais difícil aspirá-los. Os tapetes de pêlo baixo são mais adequados para residências movimentadas e edifícios comerciais. Fibras altas em tapetes de pêlo alto oferecem durabilidade em áreas de baixo tráfego. Eles são melhores para quartos de hóspedes e espaços vazios.
Qual é a altura de pêlo de carpete mais adequada?
Uma pilha de ¾ polegada deve ser suficiente para a maioria dos quartos. A altura ideal da pilha para áreas de alto tráfego é de 0,5 polegadas. Se a pilha for grossa, o carpete ficará achatado quando exposto ao tráfego intenso de pedestres.
Qual é o melhor material de carpete resistente a mofo?
Os tapetes de náilon são tratados com produtos químicos para torná-los resistentes ao mofo. Eles também possuem uma sólida resistência contra manchas e abrasão.
As pilhas de carpete estão disponíveis em vários tons. Encontrar um estilo de carpete que combine com a decoração da sua casa é fácil. O primeiro passo é saber como seu estilo de vida se compara ao estilo de carpete. Considere o tráfego de pedestres em diferentes salas antes de escolher uma pilha de carpete. Você também precisa verificar os termos de garantia do fabricante.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook